Aprenda a gerenciar a sua empresa
Bom dia, boa tarde, boa noite, minhas empreendedoras. A gente costuma diferenciar empreendedora de empresária para exatamente fazer a diferença entre quem "vende" a empresa e quem administra a empresa. A empresária tem um perfil mais administrador, mais estratégico, mais introvertido e pensador. Tem que ter uma boa visão sistêmica da empresa, ou seja, uma visão de todo. De como todas as áreas, os departamentos estão funcionando um interdependente ao outro.
Para ser empresária, você precisa sair ou diminuir sua atuação no operacional para se dedicar a pensar sobre a empresa. e, para isso, você precisa aprender a delegar. Delegar é ensinar o outro a fazer como você faz e saber que ele pode ter outros caminhos para chegar no seu resultado. Mas principalmente que ele pode sim ter resultados diferentes e até melhores que os teus. Tenha orgulho disso. Não se apegue a fazer todas as coisas, pois assim nunca chegará a ser empresária. Será sempre funcionária de si mesma.
O que significa ficar na estratégia da empresa? Significa pensar em como cada departamento vai funcionar. Se a estratégia for de crescimento, você vai adotar estratégias de marketing para captar mais prospects e aumentar as vendas para eles. Uma outra estratégia de crescimento também é aumentar sua esteira de produtos e aumentar a revenda para os seus clientes antigos (o que aliás é mais barato do que adquirir mais prospects).
Mas sua estratégia pode ser também mais financeira e estar num momento da empresa de diminuir as despesas para lucrar mais. Nem sempre vender mais te traz mais lucro, pois também te custa mais. Outra forma de aumentar a receita é fazendo com que a empresa desenvolva negócios afins e investir em outros negócios é uma tarefa ousada. Tem que ser bem pensada, bem calculada e tem que ser feita no momento certo.
Uma outra forma de você exercer seu papel como empresária é cuidando dos seus funcionários pensando em treinamentos para que eles possam desenvolver novas habilidades que vão agregar no seu negócio, como por exemplo, melhorar o departamento de vendas ou o atendimento ao cliente com dicas de PNL, melhorar o operacional com dicas de produtividade.
Você também pode melhorar sua equipe preparando as lideranças para quando chegar o momento de elas subirem de posto. E acredite, esse momento chega quando você menos espera. Quando você conversa com seus funcionários, você percebe nitidamente quem tem condição de ser uma liderança e quem não tem. Tem pessoas que, se desenvolvidas, tem total condição de tocar seu negócio por você e te deixar livre para pensar. Que é o que estamos dizendo aqui desde o início.
Você ter tempo para pensar e refletir sobre o seu negócio também faz você evitar de cometer erros e evitar desperdícios, pois, quando você analisa os números e os dados produzidos, você consegue perceber os gargalos e fechar as torneiras antes que seja tarde demais. Aliás, pensar nos números e nos índices que devem ser coletados e levados em consideração na análise das estratégias é algo que você precisa ter tempo para fazer e você só vai ter esse tempo, se estiver fora do operacional e fora do microgerenciamento.
O que é microgerenciamento? É você prestar atenção em absolutamente todos os processos, quando tem alguém que pode fazer isso por você. É quando você não consegue largar o osso de meter o bedelho em absolutamente tudo! Já aconteceu com você? Me conta aqui nos comentários se você é esse tipo de pessoa ou se consegue delegar facilmente. E não se esqueça de deixar seu like se você tiver gostado do conteúdo. Adicione nosso perfil @m40mais no instagram e dê-nos dicas dos conteúdos que você quer ver por aqui.