As quatro estações da mulher
Bom dia, boa tarde, boa noite, minhas primaveras. Desde que o ano começou, apesar de eu não me planejar de janeiro a dezembro, mas por trimestre, gosto dos rituais de reflexão que nos acometem em dezembro e comprei alguns cadernos de escrita terapêutica da Gabriele Ribas. Comprei o Caderno do Eu, que é uma reflexão individual, o Caderno das Emoções, que já comentei aqui e o último foi o Caderno das Quatro Estações da Mulher. Tem também o Caderno de Nós para casais, mas não comprei por motivos de... Bom, vocês sabem... kkk
Queria trazer aqui para vocês algo que se conecta com o que eu já venho falando aqui dos ciclos da mulher, do sagrado feminino e da produtividade feminina, que é cíclica. Praticamente temos 4 arquétipos, 4 figuras simbólicas, 4 deusas que formam a mulher, que são: a donzela, a mãe, a feiticeira e a bruxa anciã.
Essas 4 deusas, ou seja, esses 4 arquétipos podem corresponder às fases da lua externa e da lua interna, ou seja, do ciclo menstrual da mulher. Bem como às estações do ano e as partes do dia. Quero dizer que temos essas 4 deusas dentro de nós que se manifestam ciclicamente e que é importante para o autoconhecimento entender em que período estamos, qual deusa estamos manifestando e, assim, nos tratar com mais carinho e paciência, afinal, como você trataria uma deusa?
A deusa donzela corresponde à lua crescente e ao período pré-ovulatório, lembra que eu já falei aqui das fases da lua interna e externa? Que as duas têm influência no nosso humor e na nossa produtividade? Então, essa é uma fase de boa energia, de começo, de movimento, vitalidade, disposição e entusiasmo. Corresponde à Primavera e à fase do dia: manhã. Uma boa ideia nesta fase é dar asas à sua criança interior, que precisa de carinho e atenção.
A deusa mãe corresponde à lua cheia e à fase ovulatória do ciclo menstrual, significa amor, doação, acolhimento, fertilidade, alimentar, sustentar, abundância. Tem como característica também a comunicação, corresponde também ao Verão e ao meio-dia.
A deusa feiticeira corresponde à lua minguante e ao ciclo pré-menstrual. Olha a TPM aí, gente! Intuição, mundo interior selvagem, limpeza, entrega, mistério, transformação, desapego, impermanência e imprevisibilidade. Embora seja um momento de intensa criatividade. Corresponde ao outono e ao período da tarde.
A deusa bruxa anciã é a menstruação, a lua nova, escuridão, tranquilidade, morte, sabedoria, renovação, relaxamento, retiro, quietude, silêncio, pausa, serenidade. Corresponde também ao inverno e à noite. Faz sentido, não faz? Quando estamos menstruadas estamos mais recolhidas, menos produtivas, menos comunicadoras. Sinto que a lua nova também me deixa mais quieta.
Então, para resumir temos vários ciclos se manifestando na mulher: fases do dia, fases da lua externa, fases da lua interna, arquétipos da deusa interior e as estações do ano. Conforme vão mudando os ciclos a mulher vai mudando junto, por isso não podemos comparar nossa produtividade com a produtividade do homem que não se deixa influenciar tanto pelos ciclos lunares.
Veja no Google como fazer uma mandala lunar e acompanhe seus ciclos, você vai ver como é bom se conhecer e poder entender o que está acontecendo com seu corpo e sua mente a cada ciclo desse.
Para você, Mulher de 40+ que já está na menopausa e não menstrua mais, você é a deusa bruxa anciã, que tem a sabedoria, mas pode se guiar pelas fases da lua externa!