Como conciliar seu emprego e sua nova empresa
Bom dia, boa tarde e boa noite minhas empreendedoras. Dá para ter dois trabalhos? Dá pra fazer as duas coisas? Sim, dá. Vai ser cansativo no início, mas o certo é que você tenha pelo menos duas rendas, isso é de lei. Nunca dependa de uma renda só.
Lembre-se também que você tem mais 8 horas por dia, além das 8 horas que você dorme e das 8 horas que trabalha, para levantar seu negócio. Muitas dessas horas você vai estar em trânsito, ou tomando banho e cuidando da sua higiene, mas é nessas horas que vêm os melhores insights, portanto, tenha sempre um caderninho para anotá-los.
Se você não ouviu o episódio sobre plano de negócios, corre lá para ouvir, pois lá tem todas as dicas para você botar seu novo negócio no papel, agora precisamos de estratégias para tirá-lo do papel e vê-lo nascer diante dos seus olhos.
Dependendo do tipo de negócio que você escolher, principalmente se envolver produto, vai precisar de uma identidade visual. Essa é uma etapa cara e demorada, portanto, te aconselho começar fazendo uma permuta com alguém que entenda minimamente do assunto, ou ponha você mesmo a mão na massa no canva. Pegue referências no pinterest e vá fazendo, sem medo de ser feliz!
Agora você vai precisar fazer um planejamento com os passos que precisa dar para começar a produzir, mas antes de mais nada, deixe preparados todos os materiais "burocráticos", um lugar para anotar despesas e receitas e onde deixar checklists que vão fazer você agir mais rápido. Por exemplo: em um grupo no whatsapp com você mesma, você pode deixar já prontas as respostas às dúvidas mais frequentes dos clientes, os sabores do seu produto, os preços, artes, cardápios etc. Assim você economiza tempo em vez de reescrever tudo toda vez que precisar.
Faça alguns produtos de teste e distribua gratuitamente uma primeira leva "de degustação" para os seus amigos e parentes (quando eu digo produtos, falo também em serviços como produtos, por exemplo, cursos online). Eles serão seus primeiros clientes e divulgadores. Deixe bem claro que está começando um novo negócio e que precisa da ajuda deles, eles te amam e, se seu produto for bom, não vão se recusar a te ajudar. Também serão os primeiros s te darem feedback caso tenha coisas a melhorar no seu produto.
Tenho um instagram da sua nova empresa, com produção de conteúdo, filme-se preparando os produtos, indo às compras, mostre sua rotina e os produtos prontos. Peça também depoimentos e fotos com seu produto para os clientes e use isso como gatilho de autoridade.
Se você fez seu plano de negócios. você já tem todos os processos por escrito, então agora veja, no dia a dia, como melhorá-los, como automatizá-los, como torná-los mais eficientes e já pense no que será mais facilmente delegável, assim que você puder pagar alguém para te ajudar. Se não puder ainda, peça ajuda do marido e dos filhos para tornar seu sonho uma realidade, pois isso vai afetar positivamente toda a família.
Fale do seu negócio. Fale sempre e para todos. Mande fazer panfletos ou cartões de visitas e distribua. Vá sem medo, se você não acreditar no seu negócio, quem vai acreditar? Caro você ache caro mandar fazer itens de papelaria, saiba que o canva é gratuito e que a printi é uma gráfica online super baratinha para imprimir suas coisas.
Lembre-se: isso tudo dá para você fazer fora do seu horário de trabalho convencional. É menos tempo, mas dá/ Anote tudo o que vier na sua mente e vá implementando aos pouquinhos. Não tenha medo, O plano A é dar certo. E o plano B é o plano A. Tenha confiança em você e no seu negócio.