Sobre dinheiro
Bom dia, boa tarde, boa noite, minhas endinheiradas. Eu não sou muito boa para falar sobre dinheiro e era por isso que eu sempre trazia a Luciane Teixeira pra falar aqui para vocês sobre isso. Mas agora eu comecei a fazer uma consultoria com um BPO Financeiro pessoal e queria trazer aqui os primeiros resultados para vocês.
Normalmente não parece difícil fazer seu controle financeiro, né? Coloca quanto você ganha, subtrai a soma das suas despesas fixas e variáveis. Mas quando as coisas não são tão certinhas assim fica mais complicado manter o controle. Quando por exemplo temos mais de uma fonte de renda, ou quando nossas despesas variáveis são mais variáveis do que pensamos.
Outra coisa que me prejudica muito é ter vários cartões de crédito. e todos com limite baixo, então o que eu acabo fazendo é pagando antes de a fatura fechar para liberar o limite. Isso me faz perder o controle total de quanto entrou, de quanto gastei no cartão... Maldito Nubank que inventou essa moda!
Agora estou usando um software para registrar todas as minhas entradas e saídas e é incrível como só de pegar o extrato e registrar, você já toma mais consciência de pra onde seu dinheiro está indo. Mas não é só registrar, é registrar e classificar, categorizar. As categorias são muito importantes nesse processo, pois te dizem exatamente o que você está fazendo com seu dinheiro.
Eu, por exemplo, tenho uma mania ridícula de almoçar Mc Donald's quando não tenho o que comer em casa. Só que eu não registro o Mc Donald's como almoço, como despesa de alimentação, eu registro como lazer, pois eu poderia perfeitamente ter feito uma compra no supermercado e cozinhado algo. E eu optei por algo que me dá um prazer muito mais imediato. Isso tem um efeito ótimo no seu cérebro, pois te deixa logo com a consciência pesada.
Desta forma eu penso três vezes antes de pedir um Mc de novo, porque não quero que apareça mais lazer do que o que eu realmente estou gastando com lazer no meu relatório mensal. Senão vai alterar realmente todos os números. Então agora aprendi a comprar comida mesmo. O que é consequentemente muito bom para a saúde também.
Nesse software as categorias e as subcategorias já vêm pré-estabelecidas, é muito legal, pois você só precisa procurar onde elas estão e categorizar. Algumas despesas não têm categoria, aí você pode acrescentar, mas é muito raro isso acontecer.
O nome da empresa que faz esse serviço é Uplanner, se vocês quiserem o contato, me mandem DM no @m40mais, que eu passo o contato deles. O que é legal é que tem uma reunião mensal para analisar contigo todos os resultados e saber o que dá para tirar, o que não dá, o que dá para melhorar, o que não dá. É muito legal. No início tem duas reuniões para te ensinar a usar o aplicativo deles.
Além disso, o consultor que foi atribuído a você sempre te manda mensagens para ver se etá correndo tudo bem, se você tem alguma dúvida. Eles são muito profissionais e atenciosos e o precinho é delícia, não é nada caro o serviço deles! Super recomendo!