Como fazer o plano de negócios da sua empresa

 


Bom dia, boa tarde, boa noite, minhas futuras empreendedoras. É isso aí, estamos na Semana da Empreendedora no Mulher de 40+. Você vai ficar sabendo de tudo que precisa pra virar uma empreendedora de sucesso! 

Estruturar sua empresa no papel antes de começar é um passo muito importante para que tudo dê certo e saia, na medida do possível, dentro dos conformes. Eu te aconselho sempre ter um mentor para fazer o seu plano de negócios, pois duas cabeças pensando são sempre melhor do que uma e também ser conduzido nesse processo o torna não só mais fácil como deixa ele com a sua cara. Melhor do que pedir para que alguém faça para você ou que você faça e saia como você queria que fosse e não como realmente vai ser conforme os recursos que você tem.


Me explico melhor: Missão, Visão e valores não são, a meu ver, as primeiras coisas que a gente tem que fazer num plano de negócios, mas essas três peças-chave devem ser bem feitas e muito bem pensadas. Seria bom fazer a ferramenta pessoal primeiro e depois, a partir daí, as da empresa para que fique tudo com a sua própria cara. Comece pelos valores, os seus valores, depois passe para os valores da empresa. Eles podem ser definidos com uma palavra e uma frase explicando ou só uma frase, como são os da minha empresa:

  • Compartilhar Conhecimento

  • Transformação da Sociedade

  • Fazer Pensar

  • Liberdade de Escolha

  • Viver a Vida que você escolheu viver

Eles são feitos pensando-se tanto nos clientes como nos funcionários e devem refletir o que você quer passar de mensagem. A partir daí pense na sua missão e, consequentemente, na missão da empresa. Por que essa empresa existe? O que motivou sua abertura? Lembre-se que a missão tem uma vertente mais egoísta e uma voltada para a humanidade e que nossa missão intrínseca é servir ao outro, ajudar o outro. 


Na visão, você coloca seus objetivos, inclusive monetários, onde você quer chegar é o "para que sua empresa existe", qual sua finalidade. É menos "romântica" e mais objetiva do que a missão, mas é algo a se ter sempre em mente quando você tomar qualquer decisão dentro da sua empresa.


Mas, na verdade, acho que devemos começar pela Persona (pelo seu público-alvo, na verdade, ou nicho) e pelo Produto. Você deve pensar no que quer vender (mesmo que seja serviço), descrevê-lo nos mínimos detalhes, bem como descrever os benefícios que ele traz. Aqui, vale também fazer uma lista de objeções de compra e como rebatê-las. Pense na sua esteira de produtos, qual vai ser o carro-chefe, quais vão ser os produtos secundários, os de up-sell, os de down-sell. Falaremos melhor sobre essas estratégias na parte de vendas.


Depois pense no seu público, isso vai nortear toda a sua estratégia de Marketing, ou seja, de comunicação com seu público e persuasão para que ele compre seu produto. Aqui já podemos pular para o plano de Marketing da empresa. A persona nada mais é do que um expoente do seu público-alvo, tomado como exemplo para se pensar em toda a comunicação com seu público. Aqui deve-se pensar não só nos dados demográficos, mas principalmente em como ele pensa, como ele sente, do que ele precisa, onde ele se informa. Onde ele busca informação vai ser exatamente o canal que você vai utilizar para fazer suas propagandas. A linguagem que ele utiliza vai ser a que você também vai usar para falar com ele e persuadi-lo a comprar de você.


No plano de vendas, devem estar todas as suas estratégias para vender cada produto idealizado e, sobretudo, o produto vai te dizer quanto gastar de verba na estratégia de marketing, pois o carro-chefe precisa de mais verba do que os produtos de up-sell e down-sell. Esses dois produtos são os produtos que você vai vender para aquele que já comprou de você anteriormente, agora ele vai fazer um upgrade e comprar um produto mais cara, ou, vamos supor que o cliente achou seu produto caro, você sempre vai poder ter um produtinho mais barato para vender para não perder a venda. Algo que pague pelo menos o custo da propaganda, por exemplo.


Aliás, precificar o produto é um passo bem importante e deve ser feito levando em consideração vários fatores: custo do produto, o preço cobrado pelos concorrentes, o que eles oferecem (com essa informação você vai desenhar também o seu diferencial, da empresa ou do produto). O nome disso é benchmarking, que é quando você pega seus concorrentes e analisa o que estão fazendo seja para seguir a mesma linha seja para se diferenciar. Seguir a mesma linha do que está dando certo e se diferenciar no que você acha que não está dando. Isso também se chama pesquisa de mercado que hoje, com a internet, ficou bem mais fácil de fazer. 


O preço dos seus produtos também deve levar em conta quem é seu público-alvo. Vou dar um exemplo: para sexy shop, os fornecedores são sempre os mesmos, mas se você dá uma roupagem diferenciada pelo seu produto, você pode vender bem mais caro do que para um mais mediano, que compraria coisas vindas da China. Tem público que nem pode saber que os produtos vêm da China, mas a gente sabe que eles vêm! hehehehehe


E seu operacional, como ele vai funcionar. Isso você sabe de cor e salteado, mas precisa escrever um manual detalhado, pois, se é o que você faz melhor, também é uma das coisas que você, como empresária, precisa delegar. Então pense em como seria contratar um funcionário, como você o treinaria? Quais coordenadas daria, como será para que as coisas saiam exatamente como se você estivesse fazendo?


O orçamento é a parte mais difícil, mas mais importante do seu plano de negócios: faça uma lista de tudo o que você precisa para abrir com um produto mínimo viável. ou seja, vai devagar, qual o mínimo que você precisa para abrir, colocar pelo menos um produto no mercado. Considere o custo de tudo e coloque no papel. Orce tudo, na internet isso é facinho de se fazer. Provavelmente você vai perceber que é mais barato do que você pensava ou, pelo menos, mais viável do que você pensava.


Faça também um plano de contingência: o que pode dar errado? Pense em como solucionar. Aqui é um belo exercício de criatividade, afinal, solução de problemas é muito mais fácil quando se te criatividade. Deixe sua cabeça voar! Pergunte-se qual seria o pior cenário? Qual seria a melhor forma de se minimizar os riscos? É aqui que o empreendedorismo deixa de ser algo arriscado para ser algo viável. 


Pronto, agora você tem o manual de como abrir sua própria empresa, siga que vai dar certo. Siga e persista, empresas não dão certo de cara, elas precisam de tempo para se introduzir no mercado e deslanchar. 


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