Mãe Produtiva

 


Bom dia, boa tarde, boa noite, minhas mamães. Muitas mães vêm até mim para saber como dar conta de tudo tendo filhos. E minha resposta é sempre a mesma: NÃO VAI DAR. Gente, vamos pensar: você escolheu ser mãe, teve 9 meses pra se preparar pra isso, para estudar e é muita coisa. Você precisa entender que a sua vida nunca mais será a mesma e que você nunca retomará a vida de antes. Nem quando seus filhos saírem de casa, pois ainda assim você terá filhos, terá netos e não será a mesma pessoa também.


Mas vamos lá. Você deu à luz, está no puerpério. Dedique-se ao seu filho. Esqueça um pouco de produzir. Pise no freio com gosto. Eu sei que tem dinheiro e talz, mas você precisa se preparar para esses meses em que você será uma teta ambulante. Porque será. E vai ser difícil, vai ser doloroso, vai ser solitário, por mais que você tenha uma puta rede de apoio. Prepare-se para esse período. Durma quando o neném estiver dormindo, use os momentos livres para tomar um banho mais demorado e lavar o cabelo. Pra cagar sozinha. Não pense em produzir.


Se você trabalha de carteira assinada e vai ter que voltar para o trabalho, não se iluda que vai ser como era antes. Suas prioridades não são mais as mesmas, sua cabeça não vai estar no trabalho. Seu peito vai jorrar leite, você vai sentir falta da criança e a criança de você. É por isso que eu sempre incentivo o empreendedorismo para mães. Empreendendo você faz seu horário e trabalha, durante a semana com horários de trabalho diferentes, não precisa necessariamente estar de 9 às 18h. Não precisa pegar trânsito pra chegar no trabalho. 


Aprenda que suas prioridades mudaram agora. Que seu calendário mudou, agora vem o calendário do seu filho, depois vêm seus compromissos e depois suas tarefas. Essas precisam realmente ter muita importância na sua vida. Chega de fazer favor para os outros e de fazer o que os outros mandam. Faça um download de ideias e de pensamentos e veja, dentre os projetos que você tem em curso na sua vida quais realmente são relevantes para você. Quais vão mudar seu jogo. Os que não vão elimine sem dó. 


Lembre-se sempre que você adquiriu uma capacidade que poucos têm: com uma simples lista de tarefas, organizadas por prioridades, você nunca vai enrolar, pois você chega facilmente ao flow, pois valoriza cada momentinho que seu filho está dormindo ou na creche. perceba que eu já não estou falando mais de puerpério. Você já "curtiu" seu puerpério, já se acostumou com a vida com mais uma pessoinha dentro de casa. Essa pessoinha já dorme mais tranquila e já te deixa dormir um pouco mais. Então agora sim é hora de voltar a produzir.


Se você decidiu ter mais de um filho, lembre-se novamente: você precisa reduzir as coisas que tem para fazer dentro de casa, no seu trabalho. Delegue. Peça ajuda. E priorize, priorize ao máximo, reduza ao mínimo as tarefas a serem feitas. Não dê uma de super heroína, pois você não é. Você está se candidatando a adoecer. Se seu filho ou filha tem atividades extra-curriculares, leve seu computadorzinho e trabalhe nos intervalos que você passa esperando entre uma atividade e outra. Use esses pequenos espaços de tempo para fazer tarefas menores. Tarefas que requeiram menos concentração. 


Mas jura pra mim que está tudo capturado na sua lista de tarefas. Isso é muito importante que esteja. O que você tem de compromisso com hora marcada estará na sua agenda, o que você tem de tarefas estará na lista de tarefas e não interessa quando você vai fazer, desde que faça durante a semana. Ah, e tenha sempre uma visão semanal do seu calendário, é melhor você visualizar os dias que estão por vir e os que passaram e fazer, diariamente, uma análise do que passou e do que está por vir. Com uma agenda de visão diária você não tem essa possibilidade.


Bloqueie sua agenda para ter momentos de qualidade com sua família, é isso que vai ficar no final de tudo. Ter relacionamentos saudáveis com seus filhos é de importância máxima para a sua produtividade, pois é esse amor e esse carinho que vai te reenergizar para você produzir mais e mais. Não abra mão disso todos os dias. O tempo que está com seus filhos, esteja realmente com eles, o tempo em que está trabalhando, trabalhe focada. E, por último, não se esqueça que você também é um ser humano e merece estar na sua agenda. Bloqueie tempo para você também. Mesmo que só um pouquinho durante a semana. 


Juro que aos poucos vai aumentando, pois seus filhos estão crescendo e logo mal vão querer te ver! Aproveite cada segundo desse momento com eles, pois vai acabar. Lembre-se que quem escolheu ter filhos foi você e que o mínimo que você pode dar para eles é a sua atenção, seu tempo, seu bem mais escasso e precioso. 


Ouça Agora