Coisas que só a velhice dá
Bom dia, boa tarde, boa noite, minhas rainhas. Olá mulheres, mulheres de quarenta, mulheres de cinquenta, de sessenta, mulheres que vão chegar até cento e vinte anos e pras novinhas também, as novinhas que gostam de saber comé que vai ser a vida pós-quarenta, comé que vocês estão? Eu sou Isabella Fortunato e estamos aqui em mais um Mulher de Quarenta+ pra poder conversar sobre as dores e as delícias de ser uma mulher de quarenta. Hoje eu vim trazer uma lista de coisas que só a velhice dá. São coisas que quando você atinge a marca dos quarenta elas incomodam, elas dão raivinha, elas fazem a gente sentir uma pequena saudadinha dos vinte anos porque bate lá no fundo do ego, da autoestima, do coração e eu vou começar com cabelo branco. Por incrível que pareça cabelo branco não me incomoda, eu quando era novinha eu falava assim, eu espero que quando eu tiver cabelo branco eu já tenho dinheiro pra ir ao salão fazer meu cabelo, pra não ter que pintar em casa sozinha, então eu detesto fazer coisa no cabelo, nunca pintei meu cabelo. Fiz luzes uma única vez na minha vida pra mudar uma mudada assim e nunca mais. E aí a sorte é que eu comecei a ter cabelo branco agora depois dos quarenta e a gente já normalizou os brancos, né? Então eu não estou nem fazendo nada pro meu cabelo ele não está me incomodando. Mas uma coisa me incomoda. Pentelho branco lá na periquita. Gente, isso não dá pra tolerar. Não posso tolerar uma coisa dessa. Não dá. Não dá. Até porque fazendo com laser ele nem pega o pelo branco, né? Então imagina se eu tiver muito pelo branco, se ele se espalhar muito rápido eu não vou conseguir nem tirar esse maldito. Ah não gente, pentelho branco não dá, não dá. Realmente mexe lá no fundo da minha autoestima. Acaba comigo. Pentelho branco não dá.
Outra coisa que só dá depois dos quarenta. Se bem que eu eu tenho desde um pouco antes. Acho que agora está dando antes porque todo mundo trabalha no computador, sentado e tal, dor nas costas. Gente, dor nas costas é uma constante, é simplesmente assim, você fala tem quarenta anos de dor nas costas, é a mesma coisa, são sinônimos, é a mesma coisa, eu acordo assim ó, eu vou ao banheiro de madrugada parecendo uma grávida, por quê? Porque tem uma uma hérniazinha lá na lombar me enchendo o meu saco. Coisa de velho, né? Uma coisa boa, eu acho boa, a maioria talvez pode se incomodar, mas minha menstruação diminuiu muito, então eu também não sinto muitos sintomas que eu sentia antes eu ficava uma semana mal gente. Uma semana. Hoje me dá uma dorzinha de cabeça, uma dorzinha na lombar que eu também já não sei se é da velhice, se é da menstruação, do que que é. Já já boto tudo no mesmo balaio. Eu não uso nem absorvente mais de tão pouquinho que sai. To entrando na menopausa né amores? Tá na hora né? Tá na hora de parar de ameaçar ter filho né? Pelo amor de Deus.
Outra coisa que gente só vem depois dos quarenta. Mentira. E já estava já estava chegando mas... criança chamando de tia. Ai ai dói tanto no coração. Adolescente chamando de senhora. Ontem tinha um carro que parecia estar me seguindo e aí vinham dois meninos né? Dois jovens assim vindo da praia e eu falei, meninos vocês podem me ajudar? Eu acho que esse carro aqui está me seguindo, não sei quê, e aí eles foram comigo até um lugar que que eu pudesse entrar e que o carro não ia conseguir chegar, né? Aí, senhora, toma cuidado, hein? Vai devagarzinho, boa praia, mas toma cuidado. Me senti tão velha. Quando foi que o os jovens pararam de sentir atração sexual por mim e começaram a me chamar de senhora? Que horas isso aconteceu? Pelo amor de Deus que eu me perdi. Eu perdi um capítulo dessa novela. Eu não lembro que horas que isso começou a acontecer. Outra coisa, emagrecer, né, gente? Eu engordei e nunca mais emagreci. Não que eu esteja fazendo muito esforço pra emagrecer também. Vou ser sincera, mas antes eu não precisava fazer esforço pra emagrecer, eu fazia um jejumzinho e estava tudo de boa. Agora não, agora vou ter que malhar mesmo, não vai ter jeito e eu estou empurrando com a barriga. Com a barriga. Que está grande. A Isabella mas você não operou? Operei mas eu operei, a gente opera aqui embaixo, e o estômago alto? Como é que você o que que você faz com ele? Você malha ele. É só o que tem pra fazer né? Outra coisa festa tem que ter cadeira gente. Ir pra uma festa tem que ter cadeira, não dá mais pra ficar em pé a noite inteira badalando, não dá, tem que sentar gente, tem que sentar. Eu não vou à festa que não tem cadeira, não vou. E outra coisa, tem que acabar antes das dez, porque as dez eu já tô como... querendo né? Dormir até amanhã. Não não dá mais. Festa agora tem que ser de dia. É happy hour. Eu não consigo mais ir pruma festa e vai lá à noite. Não dá mais. E a ressaca? Gente, não é ressaca, é doença. É doença. Eu fico dois dias doente. Não tenho mais ressaca. Aliás, eu nunca tive ressaca, essa é a grande verdade. Agora, eu, eu passei da não ressaca pra doença, eu fico acabada dois dias mal e enjoada, caindo pelas tabelas, meu Deus. Pelo amor de Deus, o que eu deixei de sofrer por homem eu comecei a sofrer por causa de bebida. Ah não. Agora quando você começa a ter dinheiro pra beber que você quer beber mais e mais aí você não pode porque você adoece. Dois dias. Foda. Dói. Dói no coração.
Eu acho que eu aprecio muito mais sair pra tomar um cafezinho com as amigas do que ir pruma festa virar a noite, né? Aquele cafezinho com as amigue, uma fofoquinha, falar mal dos outro, bem coisa de velho mesmo, né? Bem coisa de véia. Se for um chá então, fica mais velho ainda. Tomar um chá com as amigas. Nossa, é muito velha isso, muito coisa de velha, só falta jogar um buraquinho. Não, ainda não tô nessa fase. Ainda não tô. Passar o dia inteirinho de pijama gente, coisas que a pandemia nos trouxe que a gente ama né? Passar o dia de pijama. Ai de mim que vou trocar de roupa. Eu tô aqui da cintura pra baixo que é só pijama. Só botei aqui uma blusinha pra vocês poderem me ver. Tá um calor insuportável aqui no Rio de Janeiro, gente. Tá muito quente. Finalmente o verão chegou, amém, depois eu vou lá na praia dar aquela voltinha pra ver se eu dou uma emagrecida e botar o pezinho, né? Lá no mar pra poder tirar o urucubá.
Outra coisa, salto e sair maquiada. Gente, não dá. Eu não tenho panturrilha pra salto mais, não tenho, não tenho. Simplesmente não tenho. Não sei se eu tenho que malhar a panturrilha, não sei o que que é. Mas salto? Não. Só tenizinho e sapatilha e rasteirinha, chinelo. Pé no chão, pronto, melhorou. Até porque quanto eu puder evitar sair de casa eu evito, né, que não dá pra sair de chinelo eu nem vou. Maquiagem gente, quando a gente mais precisa de maquiagem, mais preguiça dá de se maquiar, né? Antes eu saia toda montada parecendo um boneco de cera e agora eu tenho uma preguiça de passar um pozinho na cara pra tirar essa cara iluminada que eu tenho, que é óleo, né? É a pele oleosa, não é iluminação, tá? Pra vocês saberem. Não saio mais maquiada gente. E outra, depois que você tem dinheiro pra botar cílio, aí é que você não se maquia mesmo. Aí não, você já acorda e pá cilhão. Perfeita. Maravilhosa. E outra, pra terminar essa lista, conversar com contatinho. Me digam como é que vocês fazem no Tinder, no namoro do Facebook. Tudo bem que vocês não devem usar o namoro do Facebook, né? Mas gente, dá gente bonita lá, tá? Tá melhor do que o Tinder. É coisas velha, coisas de velho, Facebook agora é coisa de velho, então os velhos tão lá, é lá que eles têm que ir, mas ainda sim, conversinha chata de onde você é, blá blá blá. E outra, parece que não evoluiu porque você continua com aquela história, aí cê mora sozinha? Por quê? Porque eles só tão todos separados e voltaram pra casa dos pais, né, em vez de alugar um apartamento pra eles, eles voltaram pra casa dos pais, eles não estão morando sozinho. Então eles querem saber se a gente mora sozinha pra poder não gastar dinheiro com motel. Ai ai ai. Era só o que me faltava. Com quarenta anos na cara eu... ah para. Não. Não dá. Gente, não dá. Cadê o tempo que a gente ia pro pagode paquerar? Que as pessoas se olhavam. Agora ninguém se olha. Que que aconteceu gente? Que capítulo, outro capítulo que eu perdi ali da Bíblia da Pegação. Que que aconteceu? Me conta. Olha, eu vou abrir uma caixinha lá no arroba @m40mais e você me diz aí que coisa de velha que você não suporta que não dá pra engolir que você fica assim eu estou velha, me diz lá que eu vou abrir uma caixinha está bom? Um beijo pra vocês e a gente se vê semana que vem, tá bom?
.png)
