Budismo

 


Bom dia, boa tarde, boa noite, minhas espiritualizadasAlgumas pessoas me perguntaram no instagram sobre Budismo, eu fico muito feliz que cada vez mais as pessoas estejam perguntando sobre outras religiões e se interessando pra sair dessa dicotomia Cristianismo X o resto do mundo. 


Eu pratico o Budismo de Nitiren Daishonin que é o budismo japonês. Vocês sabem, né? Que o Budismo nasceu seis séculos antes de Cristo na Índia e foi tomando várias formas até chegar ao Japão. Nitiren Daishonin nasceu em 1222, ou seja, na nossa Idade Média, tentando fazer com que o Budismo voltasse às suas origens, pois já estava muito mudado e corrupto. 


Ele então estudou o Sutra de Lótus, considerado o texto base do Budismo deixado por Sidharta Gautama, e descobriu que a essência estava em uma passagem "myoho renge kyo" que é um resumo de "causa e efeito" e nós devotamos a nossa vida à lei de causa e efeito então ficou "Nam myoho renge kyo". Por isso 'Budismo é considerado uma religião não teísta, ou seja, sem deus.


Muitos cristãos, para justificar que a minha religião tem deus, dizem que nós temos o "correspondente" a deus, que é o Buda, mas não. Buda para a gente é um estado de espírito dos 10 estados que podemos manifestar na nossa vida: inferno, fome, animalidade, ira, tranquilidade, alegria, erudição, autorrealização ou absorção, bodisatva e buda. Para nós, por exemplo, Jesus era um Buda. 


O interessante dessa religião, que difere de outros budismos, é que esse estado pode ser atingido aqui nessa vida, ou seja, você pode quebrar seus carmas aqui e agora sem precisar renascer e renascer. A vida é agora.


Nesses 10 estados, dos quais 4 são "ruins" e 6 são bons, o interessante é que o estado de tranquilidade e alegria são estados de alerta, pois quem está em alegria ou tranquilidade logo pode cair para o estado de ira, portanto a gente pode fazer aqui uma distinção entre alegria (que é passageira e um estado de êxtase) e felicidade, que é um estado permanente).


A ideia maior que a gente quer propagar é o kosen rufu, ou seja, a paz mundial e o atual Presidente da SGI (a nossa instituição que está para Soka Gakkai International), Daisaku Ikeda, além de ser um exímio escritor (tem mais de 80 doutorados honoris causa pelo mundo inteiro) sempre foi um interlocutor com os países mais bélicos em relação à bomba atômica e teve um importante papel no diálogo entre países durante a Guerra Fria. 


Então nós rezamos para Nitiren, para seus discípulos, para os que já foram, para os que amamos e para que todos os seres humanos vivam em paz. Para que isso aconteça, precisamos realizar a Revolução Humana, que é uma mudança na maneira de pensar, de agir em conformidade com os preceitos do Budismo, seguindo os 3 pilares da religião que são: fé, prática e estudo. Ou seja: precisamos ter fé na Lei de causa e efeito, prática, fazer as orações pelo menos duas vezes por dia (a oração se chama Gongyo), recitar o mantra (Nam myoho renge kyo) e o estudo do Sutra de Lotus e de todos os escritos de Nitiren, do Daisaku Ikeda e de outros mestres do Budismo.


Nós nos reunimos algumas vezes por mês, na casa das pessoas, tanto para orar, como para estudar. É por isso que você não vê um templo budista de Nitiren por aí, pois, aqui no RJ só temos dois Centros Culturais: um no Méier e um em Botafogo. Detalhe que são Centros Culturais e não igrejas. A Soka Gakkai tem uma preocupação master com a educação, pois é através dela que será feita a revolução humana. Essa revolução acontece de dentro para fora: mudamos quem somos por dentro e depois, pelo nosso exemplo, mudamos com as outras pessoas e mudamos as outras pessoas. E assim, um por um, teremos a paz mundial.


Se vocês procurarem no youtube por Tina Turner budismo, vão encontrar ela recitando o mantra Nam myoho renge kyo em forma de música, a coisa mais linda! (Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=isXLBHCDo4Y&t=400s). Muitos famosos são budistas: além da Tina Turner, a Yoko Ono, Carmo dalla Vecchia, Betty Faria. E uma frase budista que deixo aqui para vocês como reflexão é: O inverno nunca falha em se tornar primavera, ou seja, sempre há uma luz no fim do túnel por pior que seja a situação pela qual você esteja passando. Simplesmente confie. 





Ouça Agora