Os óleos essenciais e a saúde da mulher de 40
Bom dia, queridas amigas internautas. Hoje no Mulher de 40 recebemos Pammela Monteiro que é consultora da Doterra. Nesse episódio vamos falar das transformações que acontecem com as mulheres que estão na fase dos 40: a menopausa, as dores, as questões estéticas que vão aumentando. Nesta fase é necessário cuidar da saúde e buscar produtos que sejam naturais e orgânicos para o nosso corpo ser muito bem nutrido e ativo.
Transcrição retirada do programa Mulher de 40+ na Rádio Ponto e Vírgula.
Isabella Fortunato
Oi, gente. Oi, mulheres de quarenta, de cinquenta, de sessenta, de cem, cento e vinte. Tudo bom?
Estamos aqui, hoje a gente tá ao vivo do Barra Shopping, Amostra de Ceará maravilhosa e estamos falando hoje de problemas das mulheres de quarenta. Eu sou Isabella Fortunato, oi Márcia, tudo bom?
Sou Isabella Fortunato, fiz quarenta anos esse ano, tô traumatizada, menti a minha idade, depois eu parei e falei "eu não vou mais dizer que eu tenho vinte e sete porque tá ficando feio". Então fiz quarenta, tô assumindo e vim aqui fazer esse programa porque eu preciso conversar sobre o que significa ser uma mulher de quarenta mais. Hoje temos uma convidada maravilhosa que vai falar pra gente sobre óleos essenciais e sobre todos os problemas que os óleos essenciais podem resolver de uma mulher de quarenta e quarenta mais. Então temos aqui a Pammela Monteiro maravilhosa, consultora da doTERRA. Oi Pammela.
Pammela Monteiro
Oi Isabella tudo bem?
Isabella Fortunato
Tudo bom amore? Vamos falar aí de problemas, problemas de mulheres, né? Problemas que os óleos essenciais, você acredita que os óleos essenciais podem realmente resolver problemas de saúde, né?
Pammela Monteiro
Com certeza, vivo isso no meu dia a dia aqui em casa.
Isabella Fortunato
Conta mais pra gente, fala mais pra gente sobre que problemas que a gente pode resolver. Qual é a diferença dos óleos essenciais pros remédios alopáticos, acho que tem uma tendência, né? A gente parar de tomar remédio alopático. Fala pra gente.
Pammela Monteiro
Então, os alopáticos tratam um problema naquele momento, né? Um sintoma. Eles não vão na causa raiz, que é o que a gente tenta fazer com os óleos. Descobrir o que está causando um problema pra conseguir tratar a raiz do problema e não tapear um sintoma. A manifestação da doença vem de uma causa raiz, né? Então a gente tem que descobrir qual ela é.
Na medicina tradicional, se você não tem uma doença, ninguém te trata. Você não vai num médico pra se tratar se você não tem uma doença, né. E na alternativa não, a gente está sempre tratando o nosso corpo. Né, pra não vir os problemas ou se tem um problema descobrir da onde está vindo esse problema.
Então é isso, pra ter bom resultado na medicina alternativa, a gente tem que tratar sempre o corpo como um todo e não somente uma parte dele.
Isabella Fortunato
Ou seja, é ir nas causas, né? Não tapar um buraco, né?
Pammela Monteiro
Exatamente. Aí é assim, os principais problemas femininos, né? Após os quarenta, vamos lá, as manifestações principais. Doença cardíaca, desequilíbrio hormonal, ansiedade, pressão alta, obesidade, diabete, alergia, depressão, câncer.
Isabella Fortunato
Oi? Câncer não. Tenho quase tudo. Câncer não. Mas tenho todos.
Pammela Monteiro
Fadiga crônica. Essa aí acho que todo mundo tem, né? É verdade. Doença autoimune, neurodegenerativas. Então assim, mas se trata só isso, né? Você tem um câncer, vai só tratar o câncer em si? Não, é o corpo todo que precisa, né? Então assim, da onde que surgiu esse câncer, é genético? E se não é, ele veio da onde? Vem de estresse, falta de sono, relacionamento tóxico, pensamentos tóxicos também, né? Câncer é uma doença da alma, né? Então assim, com certeza influi. As toxinas, né? Do ambiente, a gente tá refém de quê?
Pesticida nos nossos alimentos, um ar super poluído, até cosmético, maquiagem que é uma coisa que mulher usa, então é um problema feminino, né? É cheio de química ruim pro nosso corpo, né? Mexe com nosso tireoide, então assim, desregula tudo. Daí
Daí vem a obesidade às vezes, né? Porque a tireóide pode mudar o seu corpo todo. Exatamente. Falta de atividade física, má alimentação. Trauma de câncer, inflamação do corpo, né? Principalmente de intestino, que é o segundo cérebro, né? Enfim, é isso, dieta pobre, essas são as causas da raiz, né? Por isso que a gente tem que tratar o corpo todo pra conseguir se livrar de uma doença.
Isabella Fortunato
E a gente tá tendo uma consciência agora um pouco maior, né? De tudo isso de que tudo isso vem de causas que estão mais na nossa mente do que propriamente alguma coisa fora, né?
Pammela Monteiro
Sim, com certeza. Então, assim, cuidar das partes principais do corpo, né? Cérebro, emoções, né? O sistema nervoso central, o intestino, né? Como eu falei, né? O segundo cérebro, estresse oxidativo.
Doença autoimune vem muito da inflamação intestinal né? Inclusive meu filho é autista você sabe né? E a gente descobriu que veio depois, ele não nasceu assim. Veio de quê? Alergia que a gente não sabia então começou no intestino o autismo dele, daí começam várias doenças também, né? Tipo Parkinson, Alzheimer muitas vezes vem de intestino, metal pesado, metal pesado vem até de panela, perfume, maquiagem, tudo isso tem metal pesado, tem alumínio. Então assim, se a gente não lê o rótulo né? A gente nem sabe o que a gente tá consumindo na verdade.
Isabella Fortunato
Nunca imaginei isso, nunca.
Pammela Monteiro
Eu tinha uma amiga que estava com alergia a leite. E ela foi, cortou tudo assim, queijo, né? Tudo que contenha leite. E ela continua com as alergias e a médica perguntou pra ela qual sabão que ela usava.
Eu não sei se eu posso falar a marca aqui, né? Mas enfim, no sabonete líquido dela tinha leite. Então assim, se a gente não lê, a gente não sabe o que a gente está consumindo. É complicado isso, né?
Isabella Fortunato
Que isso gente? Nunca imaginei, nunca imaginei que maquiagem também pudesse trazer metal pesado, nossa.
Pammela Monteiro
Pois é, batom é uma coisa que tem muito alumínio, por exemplo, né? Tem que fixar aí esse corante, alguma coisa, eles não usam coisa natural, né?Pela validade, tudo.
Então é isso, tem que ler realmente, né? E assim, até esses produtos de beleza, por exemplo, tem muito desruptor endócrino. Então, eles mexem com toda a sua parte endócrina, né?
Tireoide sempre é o principal afetado assim, né? Então é isso, cosmético também e assim, ah é vegano. Às vezes vegano tem química, né? Não quer dizer que é vegana que é maravilhoso, por isso que é bom ler mesmo os rótulos, pasta de dente
Flúor é uma coisa também que, né? Dentista fala tanto que é bom, mas não é verdade. Mexe inclusive com a tireoide, acaba com alguns nutrientes do corpo, então tudo que a gente consome é importante a gente ler. Porque pode tá vindo daí um problema que você tem após os quarenta, né? Nem sempre aparece antes, mas parece um dia, né?
Isabella Fortunato
É, o nosso corpo vai ficando mais fraco, né? Vai enfraquecendo a imunidade e aí os problemas se manifestam, né?
Pammela Monteiro
Sim, imagina gestante, né? Que está colocando tudo aqui ou dentro do corpinho frágil do seu filho também. Então assim, nasce com problema lá de respiração. Da onde veio? Não tem histórico na família. É tudo que você consome, que seja lá pra dentro do corpo, né? Que está causando algum problema em você.
Isabella Fortunato
É verdade. Eu tive eu tive problemas de pele que minha mãe quando eu era criança minha mãe foi investigar e na verdade era a asma se manifestando pela pele.
Pammela Monteiro
Doideira, né? Muita doideira. Então, a gente chama isso de epigenética, né? O quanto o seu estilo de vida mexe com a sua genética. Dois gêmeos idênticos, na teoria, têm que ter a mesma doença, né? E quantos casos existem por aí, né? De um gêmeo ter uma doença grave e o outro não ter. Mas se a genética deles é completamente igual, não faz sentido, né? Às vezes é só o estilo de vida, né, que fez um ter uma doença, outro não.
E a nutrição, né? Tudo que você coloca pra dentro também, eu acho que é a base de tudo na verdade, é alimentação. Até o pai da medicina, né, Hipócrates dizia que seu remédio seria o seu alimento, né? Então pra mim ir na farmácia é ir no hortifrúti. Mas a gente também tem que saber o que a gente consome.
Isabella Fortunato
É verdade. Nossa estou adorando. Fala mais. Fala mais que eu estou amando gente. Estou aprendendo muito.
Pammela Monteiro
Não, esporte, né? Muito importante fazer também. E eu, eu queria falar um pouco daquilo da mulher em si, né? Que aqui o tema é mulher, né? Dos hormônios principais, assim, como a gente tem que cuidar, né? Porque tem óleo pra isso, né? No final a gente vai falar um pouco sobre óleo.
E ah tem o ovário, a gente secreta vários hormônios né? Mas tem os dois principais aqui que eu queria falar que é o estrogênio e a progesterona e que eles têm que estar balanceados né? Se um tiver muito abaixo do outro pode trazer realmente vários problemas de saúde.
E eu só estou abaixando a cabeça aqui pra ler alguns detalhes que eu não lembro tudo de cabeça. Quando você tem um excesso de estrogênio e a progesterona não acompanha esse excesso ou quando o estrogênio está normal mas a progesterona está muito alta, você vai ter uma coisa chamada predominância estrogênica. E essa predominância por exemplo é quem tem muita TPM, né? A mulher que está explodindo ali na quando está de TPM, quando tem aquelas dores, quando estão muito irritadas.
E isso é a predominância estrogênica. E o perigo dela, só a TPM está bom. É horrível pras mulheres, né? Mas o perigo principal é que pode até dar câncer, pode dar outros problemas gravíssimos assim pro corpo, né? Então também é muito importante após os quarenta principalmente estar sempre controlando seus hormônios
Isabella Fortunato
É verdade. Se por um lado o anticoncepcional melhora nesse sentido, né? Por outro ele piora em outros né?
Pammela Monteiro
É, anticoncepcional é uma coisa muito problemática, né? Tive uma prima que teve trombose por conta de um anticoncepcional, endometriose, vários problemas, né? É complicado, a gente tá muito refém nesse mundo mesmo, por exemplo, tem gente que tem alergia a camisinha e faz o que, né? Tipo, pois é.
Isabella Fortunato
É bem complicado mesmo. Ou a gente perde por um lado ou perde pelo outro, né?
Pammela Monteiro
Sim, sim.
Isabella Fortunato
Que mais? Quê mais? Gente, eu tô chocada com isso, porque a gente fala em reposição hormonal na menopausa, né? A gente não fala em controlar os hormônios antes disso.
Pammela Monteiro
É, por exemplo, na pré-menopausa, né? A pré-menopausa é de três a cinco anos, né, que precede a sua última menstruação. Você não tem como saber exatamente, mas existe uma média de idade que a gente já pode começar a controlar, né? Porque nestes três a cinco anos já começa as alterações do ciclo
E essa mudança da progesterona, entendeu? Então já é uma época que você tem que começar a acompanhar mais. Na perimenopausa, que é o período que as a menopausa em si é um dia, tá?
Ela não é um momento assim de um ano que nem as pessoas pensam. A menopausa é aquele dia específico doze meses depois da última menstruação. O que nós chamamos de menopausa na verdade é a perimenopausa que é o período de tempo entre o final da fase reprodutiva e a menopausa, aquele dia específico.
Isabella Fortunato
Entendi.
Pammela Monteiro
E é nessa fase que tem a maior predominância estrogênica. Quando mais os hormônios ficam doidos lá, né. Então essa fase é realmente uma fase muito importante de você estar sempre controlando os hormônios
Isabella Fortunato
Aham.
Pammela Monteiro
E na pós, né? Aí assim, já não está mais secretando muito hormônio, fica baixíssimo. Então você também tem que cuidar. Mas realmente assim eu vejo a mais preocupante a perimenopausa que é o que chamam de menopausa porque ela realmente fica muito desregulada.
Isabella Fortunato
Entendi. Ou seja, esse é o período dos calores, esse é o período que a menstruação fica irregular, né?
Pammela Monteiro
Na pré às vezes já acontece né? Isso vai muito do seu corpo, do quanto você está se cuidando, de como está os seus hormônios né? Eu sou uma pessoa, por exemplo, que nunca tive TPM. Eu não tenho TPM na verdade assim já tive enxaqueca quando eu tomava pílula, mas sem pílula por exemplo eu não tenho nada, não tenho nenhum sintoma de TPM.
Isabella Fortunato
E como é que você faz isso? Como é que você faz pra não ter essas coisas? É seu ou você faz alguma coisa?
Pammela Monteiro
Olha quando eu era nova, adolescente que eu digo, eu tive algumas vezes cólica, muito poucas, nenhuma grave, nenhuma de ficar no chão de precisar faltar trabalho mas eu tive umas cólicazinhas. Hoje em dia eu não tenho mais, mas eu também já uso os óleos pra equilibrar os hormônios, né? Então, assim, creio que isso seja de grande ajuda pra mim, né?
Isabella Fortunato
É. E quais, quais que você usa pra isso?
Pammela Monteiro
Então, eu listei aqui os quatorze óleos mais importantes que eu considero pra saúde da mulher, né? O tema aqui de hoje e aí já posso falar um pouquinho deles?
Isabella Fortunato
Pode, claro.
Pammela Monteiro
Então tá bom. Eu coloquei aqui em primeiro lugar a sálvia esclareia, tá? É um óleo antidepressivo, então, né? Que também é um problema que afeta as mulheres depois dos quarenta, né? Então, antidepressivo, ele trabalha o sistema imune. Nesse momento também é muito importante. Ele é um ótimo anti-inflamatório.
Dá suporte respiratório e o balanço hormonal. Ele é um óleo muito bom pra saúde da mulher e ajuda a balancear os hormônios. Na teoria, os óleos não estão nem pra aumentar nem pra abaixar. Eles estão pra regular os seus hormônios. Então "ah eu tenho alta, tenho baixa", não importa. O óleo vai trabalhar pra manter você sempre centrada, entendeu?
Isabella Fortunato
Repete o nome do óleo?
Pammela Monteiro
Sálvia Esclareia. Ou pode chamar de Clary Sage, né? Inglês assim. Tem embalagem que está como Clary Sage ou Sálvia Esclareia.
Isabella Fortunato
Nossa! Nunca tinha ouvido falar desse óleo. Nunca.
Pammela Monteiro
Que isso? Você é minha cadastrada, hein?
Isabella Fortunato
Logo eu, né? Logo eu.
Pammela Monteiro
Pois é.
Isabella Fortunato
E vem cá, como é que usa, ingere?
Pammela Monteiro
Não. A gente recomenda o uso tópico, tá? Ingestão é uma coisa muito particular de óleo. Eu uso, né? Sei que já te indiquei, mas isso é mais pra quem conhece, pra quem estuda, pra quem tem um consultor. Sim, aqui eu não vou falar de indicação de óleo essencial por ingestão, tá?
Isabella Fortunato
Tá.
Pammela Monteiro
Então é sempre aromaticamente, tá? Tudo que eu uso no corpo, eu uso aromaticamente, que é a maior via de absorção, tá?
Você vai usar tópico, põe no seu difusor, dá uma cheiradinha na mão, no algodão, no seu colar difusor, né? Cê tem um. O que você tiver à mão ou a própria mão, no caso, né? Então, mas claro, pra o hormônio, a gente indica passar topicamente, diluído com óleo de coco fracionado, né? Ou pode ser algum outro óleo carreador. Vende em casa de produto natural, rosa mosqueta, jojoba, amêndoa. Enfim, tem várias opções que eu uso de coco porque não tem cheiro, não mancha, então assim, pra mim ele é o mais prático.
Aí esse óleo é excelente pra saúde da mulher e a gente passa no abdômen mesmo, entendeu? Onde está ali nosso útero, nosso ovário, né? Nossas partes femininas mesmo e eu sempre gosto de tudo que eu passo também no corpo, eu passo na sola dos pés. Que é um lugar que você consegue absorver muito bem o óleo essencial.
Isabella Fortunato
É verdade, até a medicina chinesa trabalha muito com os pontos nos pés, né?
Pammela Monteiro
Sim, sim. Ai como eu não sei todos os pontos, eu saio passando no pé todo, mais fácil. No pé todo. Não vou ficar ali vendo cada ponto. Ai meu Deus.
Isabella Fortunato
Eu posso então usar os óleos de duas formas: ou cheirando, passando, botando uma gotinha na mão, inalando ou diluído no óleo de coco e passando no corpo, certo?
Pammela Monteiro
Certo, só que assim, não é óleo de coco de cozinha, tá? É o óleo de coco especial, né? Isso, fracionado. Ou algum outro óleo vegetal, tá?
Isabella Fortunato
E tem que tomar cuidado também, gente, o óleo tem que ser puro. Puro. No caso, da Pammela, ela é consultora da doTERRA. A doTERRA todo mundo conhece, é conhecido mundialmente e todo mundo sabe que é de confiança porque os óleos são puros. Eles custam um pouquinho mais, mas são óleos que você pode confiar que são óleos puros com a extração certinha, dependendo, né, da planta ou do que, né? São óleos que vale a pena comprar.
Pammela Monteiro
Com certeza, quando eu comecei inclusive, né? Tinha muitas opções no mercado aqui no Brasil, em qualquer lugar você achava. Mas eu escutei uma médica falando exatamente disso, né? Da pureza. E assim, se eu queria tratar o meu filho que é autista, querendo limpar o corpo dele, fazer um detox do corpo dele, não fazia nenhum sentido eu buscar um óleo que não fosse cem por cento puro. Foi quando eu fui buscar por isso e conhecer a doTERRA.
Então vamos lá, o próximo óleo que eu coloquei aqui entre os quatorze principais é o orégano, óleo de orégano, muito potente, ele é antisséptico. Poderoso antibacteriano. Ele trabalha também como antifúngico. É antioxidante. Trabalha a saúde intestinal, muito potente pra saúde intestinal. O orégano é fantástico. Ele é como se fosse um antibiótico natural.
Isabella Fortunato
Tão perguntando aqui o que que é pra você explicar o que que é antifúngico.
Pammela Monteiro
Pra matar fungo.
Isabella Fortunato
É, mata fungos.
Pammela Monteiro
Tem bactéria, vírus, fungo, né? Ele é antifúngico. Na verdade ele faz os três papéis, né? Ele é antiviral também, então ele é muito bom pra, eu sempre uso o que eu chamo de blend, né? Blend é quando você mistura vários óleos essenciais e a gente faz um roll-onzinho aqui com os olhos pra imunidade.
E o orégano sempre tá nele, eu sempre coloco umas gotinhas a mais de outros e ele é tão tão forte que eu coloco só uma gotinha, porque ele é um óleo que assim, nunca, nunca, nunca, pode usar sem diluir, ele queima a pele mesmo, sabe? Tem que tomar cuidado,
Sempre usar pouca gota pra sei lá, cê tá com dez ML de óleo vegetal, cê vai usar duas, três gotinhas dele no máximo, sabe?
Isabella Fortunato
É, o bom do óleo é que o óleo é o óleo puro ele rende, ele rende muito, então com uma gotinha a gente já consegue um efeito maravilhoso, né?
Pammela Monteiro
É, alguns óleos, né? Claro que isso não é uma regra pra todos, mas é uma média, né? Uma gota de óleo essencial equivale a mais ou menos vinte e oito xícaras de chá de uma folha, de uma planta, por exemplo. Então realmente é potente, você não precisa exagerar nas gotas. É melhor você "ah não está dando certo". Vamos colocar mais gota. Não. Passa mais vezes. Aplica mais vezes ao dia.
Por exemplo que eu estava falando antes. Pô, não estou achando que está funcionando muito bem. Aplica mais vezes, aplica três vezes em vez de uma, duas, né? Melhor do que aumentar a quantidade de gotas, né? Que eu quero dizer.
Então vamos lá, outro oleozinho que eu botei aqui é a laranja, que também trabalha a digestão, no emocional deixa a pessoa mais calma. Ele é ótimo pra depressão, ansiedade, ele é muito bom pra criança também. Acalma muito o bebê. É ótimo pra bebê dormir. Ajuda na barriga pra quem tem cólica, quem tem esses problemas. Então é um óleo muito bom pra se ter em casa também.
Isabella Fortunato
Ah eu uso todo santo dia, boto no difusor junto com um que eu sei que você vai falar aí, quando você falar eu digo qual é.
Pammela Monteiro
Está bom. Laranja ele até é um óleo super em conta assim nessa compra de cinco MLs e eu até dou de presente pras pessoas às vezes pra elas conhecerem porque não me custa muito. Não fica pesado pra mim, a pessoa conhece, adora, é um óleo maravilhoso. O quarto oleozinho que eu coloquei aqui, o quarto, né? É a bergamota. A bergamota também é fantástica, né? É pra estresse, traz calma.
Ela é outra, ela é excelente pra ter em casa, eu lembro que uma vez que o meu filho nunca tinha usado, já tinha vários cítricos em casa, tava começando, né? E um dia ele estava muito ruim pra dormir, muito e ele não toma remédio, ele não toma nada. E um dia eu peguei a bergamota no dedo assim pura mesmo passei aqui no bigodinho dele. Eu juro, ele capotou uns três minutos. Três minutos.
Ela é muito boa também pra problema de insônia, pra quem precisa, né? Pegar no sono melhor, né? Porque não é a quantidade de horas que você dorme também, né? Quanto você consegue alcançar aquele sono principal, né? Ele é um óleo muito bom pra isso, né?
Isabella Fortunato
Eu uso lavanda ou serenity pra dormir, eu não durmo, gente, eu não durmo sem, eu tenho insônia e hoje eu só durmo oito horas por noite por causa do serenity.
Pammela Monteiro
É, o Serenity é bom porque já é, são vários óleos juntos, né? Tem a lavanda, né? E tem vários outros óleos bons pra sono. Mas eu acho que é muito importante você revezar. Porque eu acho que em algum momento o seu corpo vai acostumando também, sabe? E quando você reveza, se sente mais os benefícios do óleo.
Isabella Fortunato
Ah, perfeito. Sabe o que que eu acho que o meu corpo como é que o meu corpo responde? Eu acho que ele sente o cheiro do serenity e ele se prepara pra dormir.
Pammela Monteiro
É isso é coisa da cabeça né? Que a gente né? Aquele cheirinho de infância às vezes né? Que te remete alguma coisa, se funciona ótimo.
Isabella Fortunato
Meu corpo sente aquele cheiro que eu boto no no travesseiro e ele já se prepara pra dormir tipo é hora de dormir por causa daquele cheiro.
Pammela Monteiro
Tu viu que no site já tem agora um sprayzinho de serenity? Também pra você jogar na sua roupa de cama, no seu pijama e alguma coisa?
Isabella Fortunato
Não. Sério?
Pammela Monteiro
Sério. Muito legal. Muito legal. Até porque vai viajar, né? Tava lá nas Maldivas agora. Aí pô, num vou levar meu difusor, mas tem o spray. É ótimo.
Isabella Fortunato
Olha, tão pedindo óleo aqui, hein? Tão pedindo óleo.
Pammela Monteiro
Então, é, vamos lá. Outro óleo que eu considero importante pra saúde da mulher é o limão siciliano. Esse eu acho que é meio que uso obrigatório, muito conhecido, acho que muita gente já usa, né?
Isabella Fortunato
E assim no caso da mulher de quarenta cachaceira, mulheres de quarenta mais cachaceiras é o óleo pra ressaca.
Pammela Monteiro
Sim, verdade. Pro detox daquele álcool lá. Excesso de álcool é complicado. Você deve ter depois vai tomar uma gotinha de óleo. É barato. Mas ajuda sim. E assim, você pode tomar, você pode cheirar também, né? Também ajuda.
Passar, eu gosto muito de fazer sabe o quê? Escalda pés. Quando tenho ressaca. Põe uma aguinha morna ali, não pode estar muito quente, né? Coloca um sal grosso ou uma gotinha assim de óleo de coco ou de óleo...
Álcool de cereais, desculpa, porque o óleo não mistura na água, né? Então, tem que diluir também o óleo pra colocar na água e ficar ali um tempinho no seu escalda pés. Vai meio que, sabe? Te eliminando as toxinas, é bem gostoso fazer também.
Isabella Fortunato
Muito legal. Ótima dica.
Pammela Monteiro
E ele ajuda na circulação até assim pelo escalda pés, né? De outras formas topicamente como se eu fizer na circulação. Os outros cítricos também fazem isso tá? E que que é o legal da questão da circulação? Que ele ajuda a levar oxigênio pra todos os tecidos do corpo.
Melhorando a circulação do seu corpo inteiro, do fígado, das veias, né? Quem tem aquele problema de... esqueci o nome agora, que dá nas pernas as veias saltando. Varizes, isso daí.
E até a circulação cerebral. Então assim, realmente leva pro seu corpo inteiro, né? Isso que é o legal dos cítricos em si, tá? Estou falando na hora do limão aqui, mas a bergamota, a laranja. Eles também tem essa esse papel na circulação. E mulher, né? Gosta de estética, né? Ninguém quer ficar com as varizes ali na perna, né? Então, muito bom pra fazer massagem.
A Camomila Romana, tá? O próximo aqui, ele é fantástico pra pele. Em vez de ficar aí comprando um monte de produto caro na farmácia, cheio de toxina que você não conhece. Você vai ler ali o rótulo está cheio de nome que você nunca viu na sua vida. Né? Você pode comprar um creme neutro, você pode usar um óleo de rosa mosqueta por exemplo que vende nas farmácias. que também é um óleo bom pra pele
Isabella Fortunato
É bom pra mancha, né? Pra melasma.
Pammela Monteiro
Sim, é um óleo essencial, ele é óleo vegetal, né? Por isso que eu falei dele, pra você diluir com a camomila romana, por exemplo, que é maravilhosa pra pele.
Pammela Monteiro
Tem um efeito fantástico pras crianças também a camomila traz calma, traz tranquilidade, ela é extremamente utilizada pra tratamento de beleza em si. Então assim estria, né? Essas coisas assim ele vai ajudando na pele, tá? A aparência da pele.
O outro é o manjericão. Ele é conhecido como um clarificador mental. Manjericão sagrado chamado. Ele é extremamente utilizado pra alívio de dores musculares. Então a gente não falou muito de dor aqui hoje né? Mas também é um problema que a gente sofre né?
Isabella Fortunato
Porque é a idade do condor.
Pammela Monteiro
Pois é, então o manjericão é um óleo muito bom pra parte muscular, tá? Pra dor é muscular e pra dor de cabeça quando é causada por tensão muscular. Dor de cabeça de ressaca, né?
Isabella Fortunato
A gente que tem dor de cabeça de bruxismo por exemplo?
Pammela Monteiro
Então, tensão muscular, aí sim. Exato, exatamente. Exatamente. E pra bruxismo é bom, né? O serenity, óleos pra acalmar, lavanda, né? Cê pode passar na sua maxilar, mas sim, pra dor de cabeça de bruxismo, o manjericão seria um óleo bem indicado.
O gerânio, o gerânio também é outro óleo muito conhecido por saúde da mulher, tá? Ele é maravilhoso pra pele, pra cabelo, quem tem dermatite também, né? Cê pode passar no couro cabeludo junto com o xampu. Ele acalma, alivia o estresse, ansiedade, ele também é ótimo pra balanceamento hormonal.
Assim como a sálvia esclareia, primeiro que eu falei, ele também tem um papel muito importante pra isso, tá? Pra mulher e pro homem, né? Na verdade a gente fala da mulher porque é o tema aqui, mas pra hormônio de todo mundo, ajuda qualquer pessoa. Frankincense.
Isabella Fortunato
Ah esse é o Coringa, né?
Pammela Monteiro
Ele também é conhecido como o Líbano, o incenso que foi o que Jesus ganhou quando nasceu, né?
Pammela Monteiro
Mirra, incenso, que é o Frankincense, né? Porque não existia óleo essencial, ainda ganhava as raízes lá, né? Ainda bem que hoje a gente tem o óleo. Ele também conhecido por acalmar o sistema imune, muito bom pro sistema imune, é um que eu coloco também naquele roll-onzinho junto com o orégano. Sistema respiratório também, ele ajuda. Alívio de dor, cê pode usar em conjunto, né? Ele é conhecido até por potencializar o efeito dos outros óleos.
Então assim você tem o Frankincense em casa? Uma coisa não está indo muito bem, estou com essa dor que não melhorou. Põe ele junto no seu blendzinho. Ele sempre ajuda a potencializar a força dos outros óleos. Ele é um óleo bem poderoso.
Isabella Fortunato
Então gente, quando ela falou roll-on, a gente compra o roll-on na internet mesmo, vem de um um monte de frasquinho com o roll-on e a gente pode misturar os óleos lá dentro, bota o roll-on e passa no corpo, né? Bota o óleo de coco fracionado, mistura os óleos e faz um roll-onzinho pra poder passar no corpo.
Pammela Monteiro
O roll-on ele é mais prático da bolinha que fica na ponta, né? Só que assim, eu uso o frasquinho de homeopatia dos meus filhos. Não. Eu reaproveito os próprios frascos dos olhos que acabaram. Então assim, pode ser conta-gotas, né? Então se tem frasquinho de vidro em casa, pode reutilizar, não tem problema nenhum. Ó, até de suco de uva, eu reaproveito pra fazer meu sabão natural em casa que eu não uso sabão em pó, nem amaciante, né?
Isabella Fortunato
Então eu botei, eu fiz um blendzinho pra botar na minha vassoura spray sabe aquela aquele mop? Botei água e diluí ali com com álcool de cereais e deixei ali pra poder limpar porque eu tenho cachorro e não pode usar produto de limpeza. Então eu boto lá e fica aquele cheiro maravilhoso.
Pammela Monteiro
No meu MOP também tem óleo, mas eu coloco com vinagre. Eu uso vinagre aqui em casa pra tudo que é limpeza, né? Vinagre, bicarbonato, álcool.
Não entra outros produtos de limpeza. Então o meu tem vinagre com canela que eu acho que o cheiro fica bom e ele é um óleo antifúngico, antibacteriano, antiviral então quando eu passo ele, além de eu amar o cheiro, está realmente matando toda a sujeira ali que tem né? Então Também faço isso, acho ótimo. Perfeito.
Voltando aqui ao Frankincense né? Ele também é muito bom pra pele. Então assim junto com a camomila por exemplo é um óleo que você pode botar na estria também. Cicatriz é muito bom Frankincense.
Pra ruga, então assim, passar no rosto tranquilamente, sendo que assim, no rosto a diluição é muito menor, tá? A gente usa mais gotas, né? Pra cuidar de alguma área da saúde no rosto, é tipo, realmente, uma gotinha.
Porque a pele mais sensível, né? Então não precisa exagerar não, tá? O óleo é potente, a gente não precisa querer encher de gota. Acho que é importante falar isso. A lavanda que eu acho que todo mundo conhece, né? Acho que nem tem muito pra falar da lavanda, né? Ela é relaxante pro sono, pra pele também.
Mesma coisa, pra cicatriz, inclusive a doutora Emmanuele sempre passa os pacientes dela a lavanda pra passar na cicatriz e começou isso em mim, ela passava rosa mosqueta no começo.
Ajudava mas ainda não sentia tanta coisa. Quando eu comecei a usar junto a Rosa Mosqueta com óleo essencial, eu comecei ver uma melhora maior na minha cicatriz da cesárea, né? E aí ela pegou isso pra vida dela também e começou a indicar a Lavanda pra questão das cicatrizes, quem tem problema de cicatriz.
Isabella Fortunato
Aliás gente, conheçam, sigam Doutora Emmanuele com dois Ms Leal no INSTAGRAM, sigam a Pammela também, @pammela_daterra. Sigam as duas, a doutora Emmanuele é osteopata, maravilhosa, foi ela também que me apresentou a Pammela pra eu poder me curar com os óleos essenciais também pra não exagerar nos remédios e tudo mais.
Tanto pra dores musculares como pra depressão, ansiedade e tudo mais. Não estou dizendo que é pra curar a depressão com óleos essenciais gente. O que eu estou dizendo é que isso ajuda muito. Certo?
Pammela Monteiro
Sim, certo. Outros óleos aqui, nós tamos no final já, né? Faltam mais três óleos pra falar, o Néroli tá que é a flor da laranjeira, a a planta, né? A árvore da laranja. A gente faz três tipos de óleos essenciais diferentes, a gente faz da casca, que foi o que eu falei primeiro, a laranja e da flor da laranjeira a gente tem o Néroli, tá?
Ele é antidepressivo também, ele é ansiolítico, né? Então ele quebra ali a ansiedade. Muito utilizado também pra acalmar a pele, né? Pele irritada. Muito bom também pra usar. Lembrando que tudo que é cítrico, tá gente? Não pode ter exposição ao sol depois, né? Falei da laranja, falei do limão, falei da bergamota.
E assim não pode usar quando você for se expor ao sol no máximo então cheirar né? Colocar uma gotinha na sua mão e pronto passar na pele só em lugar que seja tapado né? Se passar na sua nuca está de cabelo solto está bom, baixo de roupa mas se tiver com o corpo exposto não é indicado porque pode trazer queimadura que nem quando você chupa limão né? Mesma coisa. É importante frisar isso.
O óleo de rosa né que é um potente antiviral, deveria ser usado muito nesse momento de pandemia. Um óleo muito maravilhoso pra imunidade. E trabalha os bloqueios né? Os traumas que a gente tem de infância principalmente traumas relacionados a mãe.
Isabella Fortunato
Uau! O de rosa. De rosa. Aí galera quem está com problema aí dizem que mãe é ligado a problema no trabalho também né? Problemas com mãe. Problemas com mãe são ligados ao trabalho. Problemas com o pai são ligados ao dinheiro. Tá? Então já já se liga nisso aí também. Se você está com esses problemas olha, óleo de rosa. Adorei.
Pammela Monteiro
É, a gente às vezes nem sabe que tem um trauma de infância, né?
Isabella Fortunato
A verdade é que todo mundo tem, todo mundo tem algum trauma de infância, nunca é suficiente, né? A educação que a gente tem. Acaba desenvolvendo algum trauma de algum ou por excesso de amor ou por falta, ou por qualquer outra coisa a gente sempre acaba levando crenças, né? E essas crenças acabam afetando a gente. Então, adorei essa ideia do óleo de rosa.
Pammela Monteiro
É, é muito bom mesmo. No Brasil a gente nem vende na doTERRA o óleo de rosa puro, vende só o roll-on já pronto. Né? Diluidinho pra você passar direto na pele. Fica um preço mais em conta também porque eu acho que é o óleo mais caro do mundo. Eu acho que é o de rosa. É muito difícil você conseguir fazer. Eu acho que são mais de dez mil pétalas que você faz o vidrinho de cinco ML.
Então assim, é muita coisa pra conseguir um vidrinho de rosa. Por isso que assim "Ah, eu vi um óleo de rosa ali, marca tal, cem reais". Gente, impossível, impossível, sabe? Tipo, nem concentraria. Com esse valor, sabe?
Isabella Fortunato
Tem que pensar nos processos de extração desses óleos né? São processos altamente tecnológicos hoje né? E outra, a gente a gente quer algo sustentável. A gente não quer algo que que vá prejudicar as plantas, muito pelo contrário, né? Então, se a gente acabar com as plantas, a gente não vai ter mais óleo.
Pammela Monteiro
Exatamente.
Isabella Fortunato
Então a extração, replantio né? E a tecnologia pra extração. Então a gente tem que ver que o preço do óleo ele reflete isso tudo. Para que seja um óleo puro.
Pammela Monteiro
Tudo reflete no óleo, né? Até o clima, por exemplo, se você tem um limão que é realmente lá da Itália, tá? Limão siciliano, da Itália. Cê planta no Brasil? A condição climática é totalmente diferente. Você não tem como dizer que o óleo vai ter a mesma propriedade
O que que a doTERRA faz? Ela pega cada planta do seu país de origem. Então a doTERRA está no mundo todo. Os óleos que ela não tem. Existe óleo essencial mas a doTERRA ainda não fabrica porque ela ainda não conseguiu um ambiente totalmente livre de toxina, um solo puro. No país de origem onde ela possa colher aquele óleo. Então assim é tudo muito bem pensado realmente pra gente ter um óleo puro aqui com as propriedades verdadeiras dele, né?
Isabella Fortunato
É por isso que assim antes de reclamar do preço e antes de comprar um óleo muito barato tomem cuidado, pensem direitinho porque saibam que a a extração dos óleos essenciais puros requer muita tecnologia, requer muito cuidado, requer muita planta, então tomem cuidado quando vocês forem comprar os óleos.
Pammela Monteiro
Com certeza. Outro óleo, tá no final aqui, faltam dois, tá? O penúltimo aqui seria a manjerona, ele é um óleo muito bom pra pressão alta. Então assim, que nem eu falei, né? É mais pra regular.
Mas por exemplo, ele atua mais em quem tem pressão alta. Tá? Tá. É melhor usar. Porque assim, até tem contraindicações, tá? Por mais que os óleos regulem no geral, tem óleo que quem tem pressão alta não deveria usar. Né? Por exemplo, o alecrim.
então assim a manjerona serve pra ajudar mais a abaixar tá? Problemas cardíacos também ajuda, cólica então assim problema de TPM né? Mais uma coisa bom pra mulher, pra cólica a manjerona ajuda.
Constipação, enxaqueca também ajuda em tudo isso a manjerona e por último aqui o gengibre. O gengibre também é outro óleo ótimo pra circulação que nem eu falei dos cítricos, o gengibre poderia usar até em conjunto, né? Que um vai ajudando o outro.
Ele é bastante usado pra quem tem hemorroida. Não sei se é um problema feminino após os quarenta, né? Mas também eu acho que vale ser falado.
Isabella Fortunato
Mas pode ser, né?
Pammela Monteiro
Problema digestivo, né? Principalmente constipação intestinal. Ajuda muito a regular o intestino. E ele participa de várias situações, né? Ele também é um antioxidante poderoso. Então assim, muito bom pra saúde da mulher. E esses são os catorze principais, não são os únicos obviamente, né?
Mas assim, não dá pra falar de todos, né? Se a gente for falar de todos, a gente vai ficar mais de uma hora.
Isabella Fortunato
É verdade, mas eu vou falar de dois aqui que pra mim são fundamentais. Você que me indicou, obviamente, que é o Peppermint. Peppermint é da na minha vida, é o o óleo da minha vida, é o óleo que eu carrego comigo, primeiro porque é, eu cheiro logo de manhã, boto junto com laranja, já me dá outro ânimo pra acordar. Logo de cara, né?
Pra quem tem problema, ainda mais eu que tenho problema de insônia, às vezes eu acordo acabada porque eu não consegui dormir direito, o que me dá força, que me dá energia é Peppermint que dá aquela acordada assim básica.
Outra coisa. O Peppermint é pra azia. Eu uso pra azia. E outro que você me indicou que é maravilhoso. Pra tomar antes das refeições é o Grapefruit. Eu preciso desse óleo, esse óleo é maravilhoso, maravilhoso. Ah e tem mais um, tem mais um que eu também não deixo de usar que é o melaleuca. Que aliás eu faço, você que tu me ensinou também. Minha mestre. Faço desodorante com melaleuca. Melaleuca gerânio.
Pammela Monteiro
É o que eu faço de melaleuca com gerânio pra mim dá o cheiro bom né? Ajuda nos hormônios como eu falei, ele controla né? Ajuda a controlar os hormônios, a gente tem hormônios aqui nas axilas né? Então ele quebra o cheiro da melaleuca também que mata as bactérias do do suor né?
É uma combinação excelente mesmo pra desodorante. Até falar da receitinha aqui né? Pra quem ta ouvindo quer se livrar do desodorante que inclusive tem muito alumínio. Tem muito desodorante.
Isabella Fortunato
É causador até de câncer de mama, né? Porque entope os poros, entope exatamente os poros ali das glândulas, né?
Pammela Monteiro
Sim. Exatamente. Receitinha. É, a gente usa o leite de magnésia, né? Não lembro as quantidades de cabeça, gente, mas no meu Instagram tem lá as receitas, né? A gente pode repostar alguma coisa, depois eu posso dar pra Isabella e ela vir a passar pra vocês no canal aí da rádio, alguma coisa.
Mas é leite de magnésio, o álcool de cereais, porque ele trabalha como fixador do cheiro e um pouquinho de água destilada, pode ser água filtrada, né? E os óleos mesmo, é só essas quatro coisas e super rápido de fazer, né?
Pode fazer em spray, pode comprar frasquinho roll-on ali no Uptown, ali na barra tem uma casinha que vende esse tipo de coisa, os frasquinhos pra desodorante, tanto aqueles de roll-on que a gente compra quanto o vidrinho de spray que eu prefiro porque ele é plástico, né?
O óleo essencial interage com o plástico, então se você usa no plástico você também tá tirando a toxina do plástico e passando pro seu corpo, então eu sempre faço um frasquinho de vidro.
Isabella Fortunato
Perfeito, perfeito, nossa gente quanta informação maravilhosa. Pammela, queria te agradecer muito por ter estado aqui com a gente, por ter dado esse monte de informação maravilhosa que a gente vai usar muito. Galera, esse esse episódio tá no YouTube, tá no Spotify, então vocês podem ouvir, reuvir, anotar e correr atrás desses óleos pra poder melhorar a vida de vocês. Nada como cuidar da nossa saúde, do nosso bem-estar. Principalmente as mulheres de quarenta mais. Então muito obrigada Pammela. Você quer se despedir da galera?
Pammela Monteiro
Já falei demais. Morro de vergonha. Vou me esconder aqui.
Isabella Fortunato
Maravilhosa, cê foi maravilhosa, olha, é um talento desperdiçado, hein? Você se escondendo.
Pammela Monteiro
Prefiro fazer minhas consultas com a pessoa, melhor.
Isabella Fortunato
Mas então, gente, sigam a Pammela, @pammela_daterra. Sigam ela no INSTAGRAM, ela dá várias dicas muito legais de como utilizar os óleos e ela vende os óleos também, então fiquem sempre ligados e vamos começar a substituir coisas químicas por óleos essenciais que é a melhor coisa que a gente faz pra nossa saúde. Um beijão galera e muito obrigada por ter estado até aqui com a gente. Tchau tchau.
.png)
