Mulher divorciada
Bom dia, boa tarde, boa noite, queridas ouvintes!
Hoje trouxemos a nossa convidada querida de sempre, a Janaina Romano, e ela ta revolts com umas paradas que andam circulando nas redes. É com ela que nós vamos falar sobre mulheres divorciadas. Assim, o divórcio é uma coisa natural, galera, acontece! Nada é pra sempre e tem coisa que acaba pelo bem de todos os envolvidos! Então vamos passar por isso hoje com a experiência de duas mulheres incríveis.
Transcrição retirada do programa Mulher de 40+ na Rádio Ponto e Vírgula.
Isabella Fortunato
Boa tarde. Eu adoro quando eu ouço essa musiquinha. Eu adoro ouvir essa musiquinha, quando começa eu já fico nervosa de ver vocês. Como é que vocês estão mulheres de quarenta, mulheres de cinquenta, sessenta, trezentos e sessenta. Como é que vocês estão? E as novinhas que também gostam daqui? Eu já estou sabendo que as novinhas se amarram aqui, as novinhas de vinte, trinta. Ó, sigam a gente lá no @m40mais. Estamos com o perfil muito fofuxo pra vocês. Eu agora estou interagindo um pouquinho mais com os stories, estou com mais tempo. Gente, preciso contar pra vocês o seguinte, sábado tivemos o Desperta São Paulo, acho que todo mundo já sabe, todo mundo viu, foi largamente divulgado aqui na rádio, as palestras passaram todas aqui, foi maravilhoso e eu encontrei lá a minha amiga Jana, a Janaína que já veio aqui várias vezes dar palestra, veio falar, só que ela veio séria, ela veio séria né? De psicanalista séria Só que esse sábado ela estava revolts. Estava revolts, eu falei vamos conversar lá no programa. Aqui não é lugar de se conversar sobre isso. Vamos debater isso lá no programa. Né Jana? Jana está irritada com uns perfis aí do Instagram. Conta aí Jana o que são esses perfis que você anda seguindo?
Janaina Romano
Bom, primeiro, boa tarde, meninas. Gente, assim eu sigo várias pessoas, até mesmo para saber o que está acontecendo no mundo feminino. E eu fico extremamente chateada, irritada pra falar, né? A palavra certa com alguns perfis que eu vejo ultimamente de mulheres que é onde eu fico mais chocada, porque se eu ouvisse isso de um homem eu ia relevar porque é o mundo que eles vivem né? Mas ouvi de mulheres certas coisas do tipo que uma mulher de quarenta ano ou mais quarenta ela já tem que tá casada, com filhos, com marido bom ou ruim, porque a culpa é dela se ele for ruim, senão ela não é uma mulher bem sucedida. Oi? Se a gente for ver a nossa sociedade, as mulheres acima de quarenta, a sua grande maioria hoje, ainda mais depois da pandemia, está divorciada. E cadê o nosso lugar de voz nisso tudo? Aonde a gente pode estar falando o que que está acontecendo com a gente? Por que que a gente está entrando nessa gama de tantos divórcios? Por quê? Ah! Você não foi uma boa esposa então você está divorciada? Oi? Não amor. Eu estou divorciada porque eu estava num casamento lixo. Aonde eu sei que eu mereço muito mais e que eu não vou me submeter a coisas que eu me submetia lá com os meus vinte porque eu não tinha experiência de vida para saber o que era bom e o que era ruim.
Isabella Fortunato
Exatamente e tem gente que sequer se submeteu a casar porque simplesmente não quer.
Janaina Romano
Não quer casar e tudo bem. É assim.
Isabella Fortunato
Está ocupada trabalhando, fazendo outra coisa, quer só namorar e está tudo certo.
Janaina Romano
É porque aonde está escrito cara que você pra ser feliz você precisa estar com alguém? Você precisa estar casada, né? Né?
Isabella Fortunato
Estar com um homem, ter um homem.
Janaina Romano
Exato, que é o que as pessoas falam pra mim, aí você não se preocupa de daqui um tempo você estar sozinha? Eu falo gente sozinha não. Solteira. Estar sozinha é uma coisa bem diferente. É muito diferente e tá longe de acontecer na minha vida. Eu nunca estou sozinha. Estou sempre acompanhada por um crush ou pelos meus amigos, mas sozinha eu nunca estou. E eu lido muito bem com a minha solitude, graças a Deus eu aprendi a lidar com ela.
Isabella Fortunato
Uma coisa que a gente estava falando nesse dia, eu e Jana fomos tomar uma cervejinha. Essa é a verdade. E a gente descobriu o seguinte, eu gente sento super de boa num bar pra tomar uma cerveja sozinha ou então eu peço aqui em casa e tomo minha cerveja sozinha vendo minha Fórmula Um e estou super completa com isso, eu não preciso de um homem pra beber cerveja comigo num bar, por exemplo.
Janaina Romano
E você sabe Isa que assim, eu já cheguei a ouvir coisas do tipo, isso do mundo masculino e do feminino tá? Você é alcoólatra?
Isabella Fortunato
Bom, Jana, espera aí...
Janaina Romano
Sério!
Isabella Fortunato
Sim, mas tu é.
Janaina Romano
Tudo bem. Assumidamente, eu não tenho problema com isso.
Isabella Fortunato
Mas não porque você está bebendo sozinha no bar.
Janaina Romano
Não, mas eu ouvi isso justamente porque eu estava sozinha no bar. Não porque você só pode ser alcoólatra. Aliás né? O último boy que eu saí ele me questionou isso. Você só pode ser alcoólatra, você sai pra tomar cerveja durante a semana sozinha?
Isabella Fortunato
Não, outro, outro dia me perguntaram se eu tinha algum problema com álcool porque no Facebook eu só compartilho coisa tipo ah beber e não sei o que e tal. Falei gente, eu tenho um problema com álcool sim, eu gosto de compartilhar meme de cachaça. Algum problema?
Janaina Romano
E gente, a gente posta foto com tanta gente ruim no decorrer da nossa vida, por que não postar com a cerveja? Que não está fazendo nenhum mal pra gente, muito pelo contrário, está nos proporcionando momentos maravilhosos de muita risada.
Isabella Fortunato
Que aliás, sábado nos proporcionou muitos momentos.
Janaina Romano
Eu prefiro muito mais ter esses momentos de solitude do que estar num momento com a pessoa desagradabilíssima que fica me depreciando ou que fique me cobrando, que agora a nova moda amiga eu te falei né? No sábado inclusive. É que você tem que ser mulher leoa.
Isabella Fortunato
Defina a mulher leoa.
Janaina Romano
Cara, definição de mulher leoa no que eu tenho visto nas redes sociais. Tem uma pessoa aí que defende a esposa leoa, você tem que ser uma esposa leoa.
Isabella Fortunato
O que que a leoa faz que o leão não faz?
Janaina Romano
Então, na selva o que a leoa faz? Ela caça, ela cuida dos filhos, ela administra as outras leoas que o leão pega com excelência, mantém a postura e o leão simplesmente ele fica com a pompa dele pra lá e pra cá, rugindo quando ele acha que deve, segundo ele, proteger o posto mais forte da selva. Mas quem sai pra caçar? A leoa. Quem cuida dos filhos? A leoa. Quem bota comida? A leoa.
Isabella Fortunato
Gente, eu não sou mulher leoa, gente, eu não aguento metade, já cansei só de ouvir isso tudo.
Janaina Romano
É, cansei de ser mulher leoa. Eu quero ser o leão. Eu não vou sair pra trabalhar, pra sustentar filho sozinha, me matar, trazer comida e o príncipe do leão, o rei...
Isabella Fortunato
Não e com a imagem intacta, né? Com a imagem intacta. Ele consegue sair pra beber sozinho, ele pode sair pra beber com os amigos, ele pode ir pra pelada dele. Né? No fim de semana ele pega os leõezinhos e tira foto e posta no Instagram.
Janaina Romano
Então, até onde a gente vai ficar assumindo esse papel de leoa? Eu de verdade, isso pra mim eu vejo como um retrocesso no mundo feminino enorme. Porque tudo que a gente lutou até aqui pra ter respeito, igualdade, agora você vai voltar porque eu vou ser a esposa leoa? Oi? Aí eu fico acompanhando aí uma seguidora mandou pra essa pessoa, né? Estou tendo problema, estou tendo problemas no meu relacionamento porque eu não tenho mais vontade de ter sexo com o meu marido. É pecado? Eu já acho o absurdo da pergunta, né? É pecado. Já dá vontade de entrar e responder e falar, pelo amor de Deus, vem aqui, tira essa neura da cabeça, porque tu não transa com teu marido, é pecado. Parou. Não é pecado. Você não é obrigada a transar com ninguém.
Isabella Fortunato
Você não é obrigada a nada.
Janaina Romano
A nada! Já parte desse princípio eu não sou obrigada a nada. Aí a resposta foi o que mais me chocou. Que veio a resposta. Não é pecado, mas, todavia, entretanto, a partir do momento que você abre uma porta pra não fornecer sexo pro seu marido, você dá a oportunidade dele procurar fora. Aí a gente volta, sabe naquela historinha da nossa vó, da nossa bisavó, da nossa mãe? Tu tem que dar todo dia de noite porque senão teu marido vai te trair, vai te abandonar?
Isabella Fortunato
Ele vai te trair de qualquer forma porque ele é uma anta.
Janaina Romano
O cara que trai ele tá dentro de um ciclo de traições. Então assim tu dando sexo pra ele todos os dias da melhor qualidade, você sendo assim a, meu, a ginasta. Vai ser traída. Se o teu marido não tiver um caráter, ele vai te trair. É simples assim. Isso a psicologia explica, a psicanálise explica, os estudos explicam, tem comprovação científica. A pessoa que trai ela vai sempre continuar traindo. Existe um desvio de caráter. Então assim, não é uma só uma opinião das pessoas. É estudos científicos que a gente tem em pessoas que têm esse tipo de comportamento. Então eu assim ao meu ver, o meu ver assim, eu não vou nem falar como psicanalista, sabe? Mas o meu ver se uma mulher, uma amiga chega e vira pra mim e fala, Jana, eu não tô conseguindo ter relações sexuais com meu marido, que que você me aconselha? O que você acha? Primeira coisa que eu vou falar pra ela, o que que está acontecendo? Como está os seus hormônios? Como está o seu emocional? Como está a relação entre vocês? Mas porque o sexo, gente, não acontece, não começa na cama na hora que tu deitar. É quando você sai da cama de manhã. É no bom dia. É durante o dia que a pessoa fala com você. Se você é tratada com decência, com respeito, com dignidade ou se você é simplesmente a esposa leoa onde o seu marido só vira pra você e pergunta, aonde tá a minha cueca? Aquela exatamente que tem o fiozinho dourado que hoje eu quero colocar ela, porque essas que você colocou na gaveta eu não quero. Aliás, ah hoje você fez feijão, arroz e bife. Eu não falei pra você que eu queria comer feijoada? Por que você não me fez feijoada?
Isabella Fortunato
Você já viu aquele vídeo do Porta dos Fundos do Carlos Alberto, Mário Alberto?
Janaina Romano
Ah eu vejo tantos.
Isabella Fortunato
Aí é o da fruta? Ele chega em casa e fala Fulana eu só queria, eu eu saio pra trabalhar, eu volto cansado e a única coisa que eu quero é uma porra de uma sobremesa. Ela fala, Mário Alberto, sabe o que que eu quero? Fuder. Aí ela passa assim cinco minutos falando todo mundo que ela quer fuder em todas as posições, quem ela quer comer, quem ela não quer comer, de que jeito que ela quer comer. Aí ela diz eu só quero isso. Aí ele, então eu vou ficar com a tangerina mesmo.
Janaina Romano
O que é que vocês como casais estão esperando um do outro? Então assim, é muito só além do ai vai pra cama hoje, aí seu marido quer transar, então você tem que transar. Eu acho um absurdo esse...
Isabella Fortunato
Eu daria, eu, o conselho que eu daria pra essa sua amiga seria, olha, posso te dizer uma coisa? Dá pra outro.
Janaina Romano
Você vai ver que você não tem problema nenhum.
Isabella Fortunato
É, o problema não é com você.
Janaina Romano
Exatamente.
Isabella Fortunato
Gente, é por isso que eu digo, cara, esse negócio de viver solteira e não estar sozinha, é muito real. Porque assim, eu super me divirto e eu não tenho esse problema de libido, baixa libido, falta de libido.
Janaina Romano
Exatamente, a gente faz o que a gente quer a hora que a gente quer. Ninguém vai deitar na minha cama e ficar me encoxando na conchinha e eu falar pra ele não e a pessoa está ali insistindo, como se insistir fosse mudar a minha opinião naquele momento que eu não queria fazer sexo. Mas isso já tinha sido uma coisa que foi muito trabalhada no mundo feminino até porque esse tipo de coisa é agressão emocional e física pra mulher. Isso é crime.
Isabella Fortunato
Vamos deixar claro aqui que mesmo que você esteja casada, se o seu marido fizer sexo sem você querer é crime, é estupro.
Janaina Romano
Inclusive se denunciá-lo e ele vai pagar por isso. Então assim é uma coisa muito séria. E aí quando eu entro numa rede social e eu vejo mulheres dando esse tipo de conselho... Tipo ó, não é pecado. Você não quer dar OK, mas você vai abrir porta pra ele comer outra. Aí o que que a mulher leoa, né?
Isabella Fortunato
Ela que carrega o casamento nas costas. Não é um casamento de duas pessoas. Ela carrega.
Janaina Romano
Então ela vai fazer o quê? Ela vai se submeter ao quê? Agressões dentro da própria casa, na cama dela, no quarto dela.
Isabella Fortunato
Eu já vi alguns vídeos sobre vaginismo, por exemplo, muita mulher casada tem vaginismo e ela acha que é algum problema físico né? Acha que é falta de libido é algum problema, ela acha que ela é frígida, ela acha que ela é né? Que ela tem algum tipo de problema. Gente, falta de tesão, o único problema está nas duas pessoas. Não é um problema físico, está no relacionamento das duas pessoas.
Janaina Romano
Você não tem uma relação sexual sozinha. Você está com outra pessoa. Então se existe alguma falta ali é entre os dois. Alguma coisa que precisa sentar e conversar. Abrir o coração, olha. Não estou gostando do seu tratamento. Ou na hora eu estou pensando tal coisa. De manhã eu vim... Cara, senta e conversa e procura um especialista, um terapeuta de casal, um ginecologista. Mas procure ajuda e não faça sexo sem querer. Só pro seu marido não te trair e não te abandonar. Mas se ele é canalha ele vai te abandonar e vai te trair aí se ele quiser.
Isabella Fortunato
Vamos falar uma coisa aqui, né? Nossa cerveja foi muito produtiva e rica. Eu acho que nasceram projetos dali, né? E eu acho que a gente vai botar eles em prática porque a gente conversou muito sobre isso. Na verdade essas pessoas, essas mulheres que dão conselhos pra essa e outro tipo de mulher, que está perdida, claramente uma mulher que faz uma pergunta dessa ela está perdida, claramente perdida. Tem um nicho pra essas mulheres de trabalho. De trabalho. Né? Tem todo um nicho de trabalho de mulheres que estão perdidas e cada um ajuda essas mulheres como pode. Da mesma forma aqui no Mulher de Quarenta Mais eu tento falar com todos os tipos de mulheres. Mas é óbvio que eu não estou no meu lugar de fala quando eu falo sobre maternidade. Não estou no meu lugar de fala. Por isso que eu trago pessoas. Eu não sou uma mulher casada. Então eu também não estou no meu lugar de fala pra falar sobre casamento. Mas eu acho que tem um nicho pra gente também que é o nicho das mulheres divorciadas. Elas também acham que são culpadas pelo fim do relacionamento. Passamos por essa fase juntas, lembra?
Janaina Romano
Sim. Exatamente, porque a mulher divorciada a sociedade não julga como uma vítima. Que muitas são. Você lembra por exemplo como eu me divorciei? Meu ex saiu pra trabalhar e nunca mais voltou. E você acha que eu escutei alguém virar pra mim e falar assim ai Jana se você precisar de alguma coisa eu estou aqui.
Isabella Fortunato
E detalhe, vocês trabalhavam juntos. Ele te tirou tudo.
Janaina Romano
Exato. Exato. Tem ainda esse detalhe. Que ninguém levou em consideração. Mas muito pelo contrário, eles falam. Cara alguma coisa ela fez. Alguma coisa ela fez. Só que o bonito três meses depois estava já com a amante. E aí? Mas eu ainda, pra sociedade, sou culpada. E aí deve passar na cabeça de outras pessoas. Ele deve falar. Inclusive eu não tinha sexo dentro de casa, coisa que é mentira, tá? É o que eu falo pra toda mulher. Esse negócio vai ser: todo homem casado pra te pegar, vai falar que a mulher em casa não está dando. E não, nós não tínhamos problemas sexuais. Muito pelo contrário. Então assim, esse não foi o motivo. Hoje eu não quero nem saber qual foi o motivo, aliás eu nunca nem quis saber o motivo. Que a falta de caráter foi tão grande que não me interessa. Mas a gente é julgado o tempo inteiro. Ainda mais quando você tá divorciada, no meu caso, sou mãe de três filhos, mais quarenta, acabou o mundo pra mim?
Isabella Fortunato
É, não acabou o mundo, muito pelo contrário, os novinhos estão assim ó, assim...
Janaina Romano
Eu virei a rainha do Mucilon, cara, eu estou muito mais feliz. A minha pele brilha muito mais, eu rejuvenesci assim. Eu faço questão de fazer um antes e depois, casada e solteira. Eu sou outra pessoa.
Isabella Fortunato
Sabe o que eu descobri outro dia? Me diziam isso, eu nunca acreditei, mas aí uma amiga, uma amiga minha mesmo disse Isabella, seu ex dava em cima de todas as mulheres na sua frente e você nunca percebeu. Eu falei, cara, não é nem que eu sou ingênua não. É que eu estava tão cagando pra ele, mas tanto que pra mim, inclusive saber disso, mudou nada, pra mim ele era uma anta, continua sendo e não comeu ninguém. E tenho certeza que não comeu ninguém. E tá aí até hoje atrás de mim.
Janaina Romano
Está vendo? Aí cê olha essas pessoas e cê fala, meu, cara, por que que a mulher divorciada... Porque o cara é divorciado, ele é um coitado. É, ele é. Ele é coitado, a ex era...
Isabella Fortunato
Eu até tenho pena.
Janaina Romano
Eu passei dessa fase de ter pena de homem divorciado. A hora que eu a conheço cara. Ai já foi casado. Ah já foi amor. Se divorciou por quê? Se abrir a boca pra falar que ela era louca... Parou, o block vai na hora, vai falar com outra, gatinho, comigo não guarda, esse seu discurso ridículo. Eu prefiro que me chegue e fale assim: acabou sabe por quê? Porque eu fui um belo dum fela, ela era gente boa sabe? Mas eu era galinha, eu queria estar na piranhagem. Porra, eu vou até sair com ele. Vou. O cara tem integridade, assume quem é. Agora esses, ai porque ela era louca, ela fazia da minha vida um inferno de ciúmes, ai porque a gente não tinha mais sexo, a gente estava vivendo junto só pelas crianças e agora ela me proíbe de ver as crianças, ela é alienadora, né? Que a mulher divorciada é louca, surtada, alienadora, vive da pensão do ex, os duzentos reais sabe o que eles mandam?
Isabella Fortunato
Botar o silicone né? Que ela usou pra botar o silicone né?
Janaina Romano
Exatamente. Então assim, a gente tem toda essa depreciação e o cara ele sempre é o coitado. E sabe qual o pior amiga? A culpa é nossa.
Isabella Fortunato
É. É porque a gente que permite isso é a gente que que produz isso. A gente reproduz essa fala. Essas mulheres reproduzem essa fala.
Janaina Romano
Exatamente. Foi como eu vi também ontem na rede social, está inclusive na página de site dessa pessoa. Você tem o casamento que você escolhe ter. Se o seu casamento não anda bem é porque você não está administrando ele bem. Oi? Espera aí, não é uma sociedade? Então se algo não vai bem, cada um tem cinquenta por cento de parcelas de culpa ali. E precisa ser trabalhado. Não é simplesmente oi? E a culpa é minha? E aí? Não. Você vai ser uma divorciada, mal amada, desprezada, depreciada. Você vai passar pelo luto por depressão pós-divórcio. Então assim, que é uma dor insuportável.
Isabella Fortunato
Sim, quer você queira o divórcio, quer ele queira o divórcio, você vai passar por isso e não adianta. É isso que a gente quer ajudar. São essas mulheres que a gente quer ajudar. O projeto ainda não tem nome, né amiga? Mas deve ser "Eu não sou leoa, eu sou leão". Algo assim, né? O leão sou eu. Sim. Mas a gente quer ajudar, a gente quer dar voz a essas mulheres.
Janaina Romano
Ainda tem esse problema também no mercado de trabalho porque a mulher se divorcia e fica dura. É um trabalho pra se fazer e cuidar, gente, não é só a mulher que é casada que precisa do lugar de falar não, a divorciada também precisa. A gente tem muito o que falar, a gente tem muitas coisas pra serem ditas.
Isabella Fortunato
Concordo, olha, tão nos expulsando, Jana. O patrão tá nos expulsando. Não, o patrão veio de São Paulo como? Virado no Jiraya. Tudo bem patrão, a gente vai sair, mas sem antes não sem antes divulgar o nosso projeto. Gente sigam a Jana bota aí patrão o Insta da Jana. @janainaromanoo. Eu acho. Janaína Romano ele já está dormindo, ele já está dormindo. Ele bota a musiquinha porque ele já está dormindo. Aí @janainaromanoo e bota o meu também @isabellafortunato e obviamente o @m40mais sigam os três perfis. Gente, mandem mensagem pra gente, a gente vai fazer esse projeto acontecer e a gente vai trazer ele aqui pro programa mais e mais pra gente poder falar com as mulheres divorciadas também. A gente fala de finanças na quinta e a gente vai escolher um dia na semana pra falar com as mulheres divorciadas, com as mulheres que sofreram por causa de algum relacionamento abusivo
Janaina Romano
Pra empreender ter ou ser dona do seu próprio nariz e ter o leão da sua vida. Porque quando você fica divorciada o leão na casa dura você.
Isabella Fortunato
É verdade.
Janaina Romano
Então vamos virar antes?
Isabella Fortunato
É isso mesmo, é isso mesmo. Meninas, um beijo pra vocês, uma ótima tarde pra todas e voltem aqui todo dia, tá bom? Beijo. Brigada Jana.
Janaina Romano
Beijo, até.