Homem narcisista, como lidar?

 



Bom dia, boa tarde, boa noite, queridas ouvintes! O programa de hoje foi feito pra falar mal de homem, não tem jeito. É preciso falar mal pra eles aprenderem e procurar melhorar, porque olha... Vamos falar sobre homens narcisistas, que são tão egocêntricos quanto Narciso, mas não são nem um pouco lindos como ele era. Trouxemos nossa querida Janaina Romano pra conversar com a gente.


  • Transcrição retirada do programa Mulher de 40+ na Rádio Ponto e Vírgula.



Isabella Fortunato

Boa tarde mulheres de quarenta, de cinquenta, de sessenta, oitenta, cento e vinte, cento e quarenta e para as novinhas também que eu sei que vocês assistem o nosso programa, vocês não se aguentam, porque vocês vão chegar aqui também, vão chegar com esse vigor meu e da Janaína que eu trouxe hoje aqui a Jana pra conversar sobre relacionamento, né Jana?


Janaina Romano

Isso, sejam todas bem-vindas nessa tarde de terça.


Isabella Fortunato

Maravilhosa, Jana de batonzão, eu também de batonzão vermelho pra gente falar de narcisistas. Quem nunca se relacionou com um narcisista? Então eu trouxe aqui a Jana que é psicanalista pra poder falar pra gente melhor, falar pra gente cientificamente o que que é um homem narcisista ou uma pessoa narcisista, né Jana? Porque não tem só homem, às vezes é mãe, pai, amigo, a gente acaba caindo nas garras dessas pessoas, né? Ou às vezes somos nós mesmos e não sabemos E vamos saber realmente como é que funciona e como lidar com isso. Por isso que eu trouxe a Jana porque, gente, eu só sei lidar no grito. Eu não sei lidar com a psicologia necessária. Eu só falo sai daqui. É só o que eu sei fazer. Conta pra gente Jana, o que que é uma pessoa narcisista?


Janaina Romano

Primeiro a gente precisa entender o que é o Narciso, né? Porque assim, hoje tá muito na moda, todo mundo falando, ai é narcisista, a gente tem um relacionamento tóxico... todo mundo tem o seu lado narcisista, todo mundo precisa ter um traço narciso mas quando a gente fala de um relacionamento com alguém, seja na família, pai, mãe, irmãos ou namorado, marido que tem o transtorno de personalidade narcisista aí a gente está falando de uma doença patológica e que não tem cura tá? É uma doença que é desenvolvida na primeira infância, então ali até os seus cinco, seis anos, ela é desenvolvida e geralmente ela é desenvolvida dentro de o quê? De um ambiente tóxico. O narcisista não nasce narcisista, ele é criado para ser um narcisista. Tá? Porque, como eu disse, a gente tem e precisa ter traços narcisistas, tá? Ter esse lado narciso dentro de si. Que é o que a gente muitas vezes fala, ah é o nosso brio. Ah eu sou mesmo, eu gosto de mim, que tem gente que confunde até com a autoestima, que não tem nada a ver com isso. Mas a gente precisa ter. O narcisista pelo contrário, o narcisista patológico, né? Que é o transtorno e aí tem o espectro dentro, né? Tem um narcisista maligno, né? O perverso e tem um narcisista que ele é mais dependente emocional, ele é mais sofrido. Tá? É que é bem profundo pra você entender esse transtorno. E aí que que acontece? Quando você se envolve com o narcisista, eles são pessoas encantadoras, tá? São pessoas que convivem na sociedade muito bem porque são extremamente bajuladores e agradáveis. Sabe aquele boy que chega no rolê, que ele tem vários amigos, todo mundo, ele é solicitado por todos, todo mundo fala muito bem dele, sabe aquela coisa, a pessoa é magnífica. Só que no íntimo, no particular, a coisa muda totalmente de figura. O narcisista é extremamente esperto. São pessoas espertas. Só que são pessoas que não possuem autoestima alguma e tem uma autoimagem de si totalmente distorcida, então são pessoas que geralmente vivem numa triangulação, então se no caso ele é o seu namorado ou marido, você não é a única na vida dele. Ele precisa, ele tem essa necessidade de ter afirmação do outro. e ele se alimenta justamente do quê? Do seu sofrimento. Porque pra ele você é fraca, você é uma pessoa, meu, que não chega nem aos pés dele porque ele é maravilhoso, ele é fantástico, ele é inteligentíssimo na cabeça dele. São assim, que eles são inteligentes, não são. Mas eles se contam essa mentira pra si o tempo inteiro.


Isabella Fortunato

E eles fazem a gente acreditar que a gente é inferior.


Janaina Romano

Sim, que você é inferior. O narcisista na verdade ele não vai se envolver com uma pessoa que não tenha uma certa dependência emocional. Que não tenha empatia, eles escolhem a dedo as suas vítimas, tá? Isso eu tô falando no relacionamento, quando a gente fala entre mães e filhos por exemplo, a coisa muda de figura. Quando a mãe, por exemplo, ela tem mais de um filho, vamos aqui pensar em três filhos. Ela vai escolher um pra ser o bode expiatório dela. Aonde ela vai descarregar toda a frustração dela. Tudo. Nada que você faça, nunca vai estar bom. E aí vai ter um outro filho que ela vai conseguir dominar, que vai ficar embaixo ali, que vai pensar, vai agir, a vida vai ser totalmente manipulada pela essa mãe. E se ela tiver o terceiro filho, vai ser o terceiro filho que tanto faz se você tá aí, se você não tá, cê é um bosta mesmo. Tô nem aí pra você. 


Isabella Fortunato

Como reconhecer isso, Jana, como é que você reconhece, tipo, como é que eu reconheço que eu tenho esse transtorno?


Janaina Romano

Então, a primeira pergunta quando eu me preocupo se eu tenho esse tipo de transtorno já denota que você não tem esse tipo de transtorno. Que denota que você tem empatia. Você tem uma preocupação se você está sendo uma pessoa tóxica, narcisista na vida de alguém. O narcisista ele não se faz essa pergunta. O narcisista ele não procura ajuda porque ele acha, acredita piamente de que ele não precisa da ajuda de ninguém pra absolutamente nada. O mundo, muito pelo contrário, é que precisa da ajuda dele e que deveria sim agradecer pela existência dele porque ele é fantástico. Então ele escolhe as suas vítimas e aí ele se aproxima sendo o galanteador isso tanto homem como a mulher tá? Porque tem muita mulher narcisista, eu estava até vendo uma reportagem sobre o príncipe o filho da princesa Daiane. Como que chama mesmo? Me fugiu agora o nome dele.


Isabella Fortunato

É o Harry.


Janaina Romano

Harry? Isso. Ele vive um relacionamento com uma narcisista. Você reparou que nos últimos anos, depois que ele se casou, ele vive embaixo dela. Então ele abandonou a monarquia por causa dela, ele só fala depois dela, ela sempre tá a frente, ele sempre tá abaixo, Tem inúmeras entrevistas que você começa a fazer análise ali, ele tá sempre olhando pra baixo e ela sempre com a cabeça imponente.


Isabella Fortunato

Mas é engraçado que ela não fala, tipo, ela não verbaliza, né?


Janaina Romano

Exato, mas é o perfil narcisista. Ele nunca vai fazer isso na frente de outras pessoas. São coisas que acontecem nos bastidores. O narcisista na frente das pessoas ele não pode de jeito nenhum deixar que a máscara dele caia. Por isso que tem muitas mulheres que se envolvem com narcisistas e aí as pessoas começam a perguntar, mas nossa ele era tão maravilhoso com você, te tratava tão bem, né? Mas e no particular? Porque não é uma coisa que ele começa agredindo já de imediato fisicamente, emocionalmente e psicologicamente. Ele primeiro vai te trazer pra cá. Vai te colocar na mão dele. Vai escolher a vítima dele, uma pessoa que tem muita empatia, uma pessoa que se preocupa com a dor do outro, que tem os sentimentos mais aflorados, que precisa de uma atenção. E aí ele faz o quê? Ele vai se interessar por tudo na sua vida. E aí você vai falar, meu que fantástico!


Isabella Fortunato

Eu nunca tive tanta atenção, né?


Janaina Romano

Atenção assim, preocupação, se eu estou bem. Se eu me alimentei, se eu dormir bem, ai como é que está o trabalho, o que que aconteceu com as suas amigas e aí ele começa a trabalhar em cima disso. E aí ele vai criando gatilhos pra despertar em você toda a frustração que ele tem dentro dele. Porque na verdade ele é uma pessoa vazia, totalmente frustrada. Ele não tem amor de ninguém. Por quê?


Isabella Fortunato

Ele só consegue ter o amor assim, né? Ele só consegue ter o amor assim.


Janaina Romano

Sim, por isso que eles sempre estão triangulando. Então ele tem você, aí ele fica com você ali aproximadamente dois, três meses, daquela paixão, aquela coisa louca. Aí ele começa com as agressões. Então vamos supor, você trabalha na bolsa de valores. É extremamente bem sucedida, eles gostam de mulheres bem sucedidas, tá? Porque eles se alimentam não só do seu emocional, mas eles aproveitam também da sua vida financeira, da sua vida social, dos seus amigos. Então ele se enturma com muita facilidade nisso tudo. E aí ele começa. Você chega por exemplo do trabalho um dia, ai hoje eu não estou muito bem, não foi legal, não não rendeu... Ah mas você já reparou o quanto você se dedica? Você não se dedica o suficiente né? É óbvio que você não vai conseguir assim. Mas eu torço pra que você consiga. Então é assim né? Aquela dosezinha pequenininha. Até que com o decorrer dos dias, dos meses... ah mas você queria o quê? Você é uma bosta como profissional. Eu jamais contrataria os seus serviços. Nunca. Então ele vai aonde? Ele vai enfiar o dedo naquela ferida.


Isabella Fortunato

Ou seja, a mulher ou as pessoas em geral têm que estar com a autoestima muito bem trabalhada, né? Pra não cair nesse tipo de dependência emocional.


Janaina Romano

A primeira coisa é isso. Se você tiver algum déficit na sua parte emocional, você é uma vítima assim fácil.


Isabella Fortunato

Ô Jana e o que que a gente faz pra poder trabalhar essa autoestima?


Janaina Romano

Então, trabalhar a dependência emocional já é algo assim que a gente vem até falando há muito tempo, né? Trabalhar a autoestima é uma coisa que você precisa trabalhar com técnica, você precisa procurar um profissional, não adianta você achar que é só levantar de manhã, tomar um banho, arrumar o cabelo e passar um batom que o problema está resolvido. Autoestima não é isso, autoestima não é a sua aparência física, a autoestima é o amor que você tem por si. Entendeu? Trabalhar as crenças que você tem sobre a sua autoimagem, o seu autoconceito de você, quem é você? Quem sou eu? Pra no primeiro sinal... porque assim, ah você conheceu um cara hoje na balada ou alguém te apresentou um amigo, você não vai olhar e falar assim ah ele é narcisista. Você vai precisar de um tempo né? Você vai, é lógico que assim, quanto mais a gente sabe sobre o assunto, mais rápido você consegue pegar. Eu hoje eu pego uma pessoa narcisista com meia hora de papo. Ganho ali facilmente. Isso entre os amigos ou um boy. Assim ó. E aí você sabendo disso estando com a sua autoestima boa na no primeiro vacilo você já faz. Parou. Aqui não. Porque eu tenho certeza de quem eu sou. Então, a minha autoestima você não vai derrubar, porque ela tá bem alicerçada. Cê pode falar o que você quiser. É como eu costumo falar, né? Quando alguém vier te contar uma fofoca sobre si, tipo ai você viu o que Fulano falou sobre você? Não responda, não pergunta nem o que, mas se a pessoa tentar insistir em ficar, não mas você precisa saber o que está falando de você. Escuta e na hora que a pessoa terminar, você vira e fala, nossa, eu não achei nada de demais tudo que falou. Aliás se essa pessoa me conhecesse bem ela falaria coisas muito piores porque eu sou muito pior do que isso. Isso se chama autoestima. É. Então assim, eu posso ser muito pior do que você estava falando. Ou muito melhor, mas isso é uma coisa que eu sei sobre mim. Ninguém vai tirar essa certeza do que eu tenho sobre mim de dentro da minha pessoa. E pra isso precisa se trabalhar, existem técnicas, a gente tem estudos e mais estudos que fazem isso, que te ajuda nisso, pra que você saia dessa bolha de um relacionamento. Porque assim, você teve um relacionamento com o narcisista? Se você não se cuidar, se você não se tratar, você vai ter o segundo. Isso é óbvio.


Isabella Fortunato

Vai virar uma bola de neve, né?


Janaina Romano

Você não sai do círculo. Até porque você se acostuma com essa bomba de amor que o narcisista tem. Ele chega pra você com uma bomba de amor que assim, é fantástico, é algo assim que é surreal. Então você fica com aquela necessidade daquela adrenalina, daquele amor, daquela coisa. Olha, eu estou no portão da sua casa, eu vim aqui só pra te ver. Ai, eu sei que você adora esse perfume, você adora esse restaurante, eu vou te levar. Eles são, meu, no começo, os primeiros trinta dias, que duram em média de quinze a trinta dias esse love exacerbado dele, é fantástico, é um sonho. Se o cara ele tiver dinheiro ele te leva pra andar de helicóptero ou avião, viagens internacionais. Só que quando passar esse período, ele não olha na tua cara. E aí começa os maus tratos, porque ele precisa que você rasteje atrás dele. E aí você vai achar que o quê? O que foi que eu fiz? Porque ele era tão maravilhoso. Ele me tratava tão bem, ele atendia todos os meus desejos, tudo que eu precisava e agora ele simplesmente não responde uma mensagem no WhatsApp. ,


Isabella Fortunato

É como se ele se alimentasse dessa conquista, né?


Janaina Romano

Exato. Mas ele se alimenta dessa conquista.


Janaina Romano

Mesmo quando ele faz o descarte porque ele te descarta.


Isabella Fortunato

Só que aí você não consegue mais abrir mão né?


Janaina Romano

Não consegue. Quando ele te descarta que ele começa, ele começou a ignorar, dar sumiços, ele já está no processo de descarte de você. E ele já reativou a vítima anterior. Porque ele nunca deixou a vítima anterior solta de vez, muito difícil você se livrar dele, a não ser que ele perceba que assim, ele não consegue mais ter nada de você, você se blindou, cê começou a aplicar a técnica da pedra cinza não, mas isso é quando você já é casada, né? Cê não consegue cortar eh vínculo com aquela pessoa, ele é pai do seu filho, enfim e aí você tem que começar a aplicar técnicas pra poder conviver com esse ser humano. No caso de um namoro, você pode bloquear e se afastar e ir se tratar. Precisa. Precisa de acompanhamento.


Isabella Fortunato

É, porque são duas patologias, né?


Janaina Romano

Sim. A sua e a dele.


Isabella Fortunato

A dependência emocional que também... você falta com a sua verdade, né? Você falta com quem você é. Você esquece disso.


Janaina Romano

E ele vai sugando toda a sua energia. Tudo que você é. Então ele começa a falar dos mesmos assuntos que você com muito mais propriedade que você mesma. Eles estudam as vítimas deles. Eles são extremamente maquiavélicos. sabe? É diferente da sociopatia, eles têm sentimento. Sociopata ele não tem sentimento. Ele não sente nada. Ele simplesmente ele age, e aí a gente pode depois outro dia, fazer a diferença entre um e o outro, porque estão ali lado a lado. Geralmente o sociopata ele é um narcisista, ele tem mais de uma patologia, assim como o narcisista também tem mais uma tipologia, tá? Então ele não só fica no aspecto do Narciso. Ele tem mais. Então quando você se envolve que ele te descarta, você sente aquele buraco no peito. E aí é onde começa todo um jogo maior que é o jogo da humilhação, porque você vai atrás, você procura, você liga, você manda mensagem, você insiste. Você quer respostas pra aquele amor que acabou de repente, sendo que vocês estavam super bem. E aí ele passa a te humilhar. Nem sempre na frente das pessoas tá? Ele primeiro vai fazer isso intimamente e depois ele vai acabar com a sua imagem perante as outras pessoas. Porque ele é uma pessoa maravilhosa perante os amigos. No hall onde ele transita. Então ele não pode sair como ah eu fui a pessoa ruim dessa relação. Eu magoei, eu traí, eu enganei. Eu fui agressivo, eu fui tóxico, não. Isso vai ser você. Então ele vai te induzir pra que você tenha atitudes desse tipo. Então você vai se tornar uma pessoa tóxica também, porque você vai ficar no pé dele. Você vai ficar atrás dele recebendo humilhações. As pessoas vão te virar a cara. Você vai passar a ser uma pessoa inconveniente, porque você tá acabando com a vida de alguém que simplesmente não te quer mais. Mas que prometeu casar com você daqui seis meses. Ter filhos e aquele monte de coisa, porque ele vai falar exatamente tudo o que você quer no começo da relação. É perfeito. É uma relação de início assim perfeita e agradável a qualquer mulher.


Isabella Fortunato

É complicado porque todas as relações meio que são perfeitas no início né? Então até a gente entender que está lidando com um narcisista a gente já foi ali capturada muitas vezes. 


Janaina Romano

Por isso que precisa estar com o seu emocional bem pra que na hora que ele botar o primeiro gatilho, você já identificar e falar epa espera aí. Tem alguma coisa errada aqui. E aí você já coloca um basta ali. E mesmo depois do descarte, ele te descartando, porque ele não vai permitir que você descarte ele. Isso é demais pra ele. Ele vai tentar te reconquistar de todos os jeitos e depois ele vai te descartar. Porque esse é o jogo legal pra ele. Eu conquistei, peguei a autoestima que ela já não tinha é minha porque eu me alimento disso. Sabe? Eu sou a luz do mundo. Quem é o sol? O sol não é ninguém. Eu sou o sol. Eu ilumino tudo. Eles são muito donos de si. Verbalmente, tá? Porque intimamente eles se sentem uns lixos. Eles são extremamente depressivos, sofrem de ansiedade e assim a autoestima deles é totalmente destruída, não existe. Só que como isso é uma patologia, uma doença, ele não consegue tratar porque ele não aceita tratamento. Por isso que não tem cura, tá? É raro, raro. É assim, a cada cem, um narcisista faz terapia. Porque se ele chegar hoje na terapia e ele sentar aqui na minha frente, ele vai virar pra mim e falar eu não sei nem porque eu estou aqui. Porque eu trabalho, eu tenho os melhores amigos, eu ajudo as pessoas. Que que eu estou fazendo aqui? Porque há uma mentira que ele conta pra ele o tempo inteiro. Mesmo quando ele é pego em deslizes, ele quando vem ele não pede desculpa porque ele já monta uma mentira pra ele. Olha mas você fez esse tipo de coisa não porque você é uma pessoa ruim, foi porque Fulano te atiçou isso, fez com que você tivesse essa atitude porque na verdade você é uma pessoa tão boa que você jamais faria tal coisa. Então ele já tem uma mentira pronta pra ele. Então ele não precisa que você passe um pano ou perdoe ele de qualquer coisa. Ele mesmo se perdoa na cabeça doentia dele.


Isabella Fortunato

Gente, que horror. Pior que todo mundo já identificou alguém com essas características porque eu acho que todo mundo já passou por isso na vida, né?


Janaina Romano

Sim, sim. Na verdade eu tenho amigas que são narcisistas. E que assim, eu convivo que eu consigo lidar, mas tem épocas que eu dou um tempinho, A gente se vê daqui a trinta dias. Começa sabe? E quanto mais você vai aprendendo, quanto mais você vai se tratando, você vai se blindando sobre pessoas assim você pega. Como eu te falei trinta minutos eu identifico.


Isabella Fortunato

Mas dá pra conviver com essas pessoas. Você se blindando dá pra conviver com essas pessoas.


Janaina Romano

Então o ideal dessa convivência é só se você não tem como se livrar. Por exemplo, você já está casada há vinte anos com narcisista. Cê já é uma mulher de sessenta anos, se divorciar agora não faz sentido. Não é bom financeiramente, tudo, enfim. Na hora de um divórcio a gente sabe que engloba muitas coisas e a gente não pode julgar porque a pessoa opta por permanecer. Aí ela tem que aplicar a técnica da pedra cinza. Ela tem que se tornar uma pedra cinza pra essa pessoa. Porque aí ele vai vim com todos os gatilhos e você vai estar ali blindado. E aí ele vai se cansando de você, vai deixando você pro lado. Entende? Então você consegue conviver ali debaixo do mesmo teto, coisa que eu não aconselho, mas enfim, se for o caso e não tiver outro jeito. Ou se você se separou e tem um filho com o narcisista, você vai ter que ter algum tipo de relação com ele. Então você precisa assim entender muito bem a técnica da pedra cinza e aplicar o tempo inteiro. Agora se você não tem essa necessidade, se afaste. Bloqueia isso. Sabe? Desliga totalmente da sua vida. Não permita nenhum tipo. Não deixe uma frestinha da porta aberta porque ele vai voltar mesmo depois do descarte. Eles voltam, eles deixam aquela sua mágoa dar uma abaixada, o comentário dos amigos, aquela coisa, quando você menos esperar, ele vai chegar pra você com aquele papo, poxa a gente devia ter conversado, eu sinto a sua falta. Você foi uma das pessoas mais importantes que eu tive na minha vida. Então ele vai tentar de novo.


Isabella Fortunato

Entendi. Galera, vocês se identificaram com alguém assim na vida de vocês? Eu identifiquei. Eu identifiquei. E o patrão está expulsou com a gente, Jana. Mas eu acho que a gente passou a mensagem muito bem passada. Eu acho que a gente poderia fazer um programa pra distinguir o narcisista do sociopata, né? Porque o sociopata também é o tipo de perfil que a gente acaba convivendo, né? E é bom a gente saber identificar.


Janaina Romano

E a gente parar pra pensar que quatro por cento da população brasileira sofre de sociopatia, é muita gente. Você provavelmente já esbarrou com.


Isabella Fortunato

É. Então vamos voltar aqui pra gente falar do sociopata também.  Galera, cuidado. Terapia, muita terapia, mulheres, porque é só a terapia que vai deixar nossa autoestima lá em cima e deixar a gente blindada contra esse tipo de gente. Então, ó. Muito obrigada Jana por ter vindo.


Janaina Romano

Eu que agradeço o convite amor.


Isabella Fortunato

Venha venha sempre. Mulheres, muito obrigada pela presença de vocês e um beijo. Blindem-se. Beijo meninas e cuidado, viu?


Ouça Agora