Os 4 pilares da Educação Financeira
Bom dia, boa tarde e boa noite, minhas queridas trabalhadoras. Vocês tão sabendo bem os 4 pilares da Educação Financeira? Coincidentemente, todos começam com a letra R: reconhecer, registrar, revisar e realizar. Iremos falar sobre cada um desses pilares para introduzir o assunto e disseminar o tema da Educação Financeira nesse podcast maravilhoso.
Se interessou pelo assunto? Pronta pra saber sobre Educação Financeira? Então venha porque contamos com nossa querida Luciane Teixeira!
Tudo na vida tem ordem e progresso,..e processo..kkk
Para você que está que não sabe por onde começar essa metodologia pode ser um bom caminho, porque ele é simples e prático.
Vamos lá..antes deixo te falar todas as palavras começam com R… lembrei aqui de casa, todo mundo começa com L
Eu sou Luciane, minha filha é Luísa e meu cachorro é Luca.. rsrs
Me conta depois se na sua casa também é assim ou seguiu um modelo também.
Bora lá nos 4 R´s
1 - Reconhecer, 2 - Registrar, 3- Revisar e 4- Realizar.
é Tudo Re..kk
Então, o primeiro passo é o Reconhecer que é entender como anda sua vida financeira. É quando vale se perguntar quais são suas necessidades e seus objetivos de vida. Isso porque, cedo ou tarde, seus projetos dependerão de dinheiro para acontecer.
Essa etapa do Reconhecer é que fazemos uma reflexão sobre as próprias finanças. Ou seja: definimos o que é mais importante e o que dá para mudar nos nossos hábitos.
Para te dar um exemplo, vamos imaginar que você queira viajar a outro país. Para isso, será necessário pagar as passagens, a hospedagem e a emissão do passaporte, entre outros itens. Se sua grana está curta, o jeito é cortar algumas despesas no dia a dia para economizar mais.
Pronto plano e metas visualizados, vamos para o segundo passo.
Registrar, nesse passo, a planilha financeira é uma ferramenta excelente para controlar os gastos, ou pode usar aplicativos também se você não sabe mexer em planilha. Pode ser o Mobilis, Guiabolso, tem outros. Bem tanto na planilha quanto no aplicativo, você deve incluir a sua receita (o dinheiro que entra todo mês) e as suas despesas (os pagamentos e as compras do período).
Nos aplicativos normalmente você pode classificar também as suas despesas, como alimentação, habitação. O mais importante é que com essa forma você pode observar como funciona o seu comportamento de consumo. Dá para ver exatamente quanto você gasta com aluguel, comida, vestuário e assim por diante. Será que os aplicativos de comida pela comodidade estão lapidando suas receitas..kkk
Maravilhosas comer é muito bom, não é. Mas esses aplicativos temos que ficar de olho por causa da comodidade. Bate aquela fome e pronto.
Mas vamos lá, com base nessas informações, é possível organizar um planejamento financeiro. Você pode se comprometer a reduzir gastos. Que tal substituir o plano de internet por um pacote mais barato? Ou escolher marcas mais em conta no supermercado?
Recapitulando, Reconhecer (entender o que temos e o que queremos), Registrar colocar tudo no papel, planilha ou aplicativo para ver onde estamos gastando e agora revisar..que é um complemento do registro porque chegou o momento de corrigir os vícios para adotar hábitos de consumo mais saudáveis.
O objetivo maior, aqui, consiste em gastar apenas aquilo que você pode pagar. Portanto, comprometa-se a fazer pesquisa de preços. Se tiver que usar o cartão de crédito, tome cuidado para não contrair uma dívida muito alta.
Outra dica é estabelecer metas de poupança/ guardar. Por exemplo, defina uma quantia fixa para guardar todo mês. Faça de conta que é um boleto, como a conta de água ou de luz, para não cair na tentação de torrar essa grana.
Agora vem finalmente o Realizar porque quando você sabe onde está gastando e como usa o dinheiro, você já tem um caminho para colocar em prática. Isso significa basicamente cumprir as metas estabelecidas.
A ideia é gastar menos? Então corte as despesas possíveis para poupar sem sacrifícios. Acha melhor investir? Comece a alocar seus recursos em aplicações rentáveis.
Claro que a realização não vem de uma hora para outra. Depois de tantas atribulações que estamos vivendo, pandemia, guerra, e inflação alta, o orçamento familiar fica apertado mesmo, o que torna mais difícil equilibrar as contas.
De qualquer modo, os quatro pilares da educação financeira existem para ensinar vocês a construírem uma relação mais saudável com o dinheiro. Não se trata de enriquecer rapidamente, mas, sim, de adotar bons hábitos para a vida inteira.
Esse assunto foi útil para você? Se sim, compartilhe com suas amigas para que juntas consigamos ajudar mais pessoas! E não se esqueça de continuar acompanhando o nosso canal Mulher de 40+ para conferir outras dicas de educação financeira. Até a próxima!