Open Banking x Open Finance. Você sabe a diferença?

 



Bom dia, boa tarde e boa noite, minhas musas. Vocês tão atualizadas nos assuntos sobre dados pessoais? E dados financeiros? Cada dia mais esses assuntos digitais entram na nossa vida e vão se ficando complexos e a gente acaba se perdendo! Hoje em específico vamos falar sobre dados financeiros e explicar a diferença entre Open Banking e Open Finance pra você também ficar ligada nos assuntos que regem o setor financeiro.


  • Transcrição retirada do programa Mulher de 40+ na Rádio Ponto e Vírgula.



Luciane Teixeira

Boa tarde, boa tarde mulheres de quarenta, cinquenta, duzentos e quarenta. Tudo bom? Estamos aqui na quinta, eu sou Luciane Teixeira e a gente vem falar sobre finanças, formas de como você aprender e melhorar a tua relação com o dinheiro e com as tuas finanças. Bora lá? Vambora falar sobre as mudanças que o nosso governo e o nosso sistema financeiro vem trazendo aí com inovação, com boas possibilidades pra gente cada vez mais surfar oportunidades novas dentro desse mercado. E hoje eu quero falar com vocês sobre o Open Banking. Open banking. Já ouviu falar? Já apareceu aí no teu aplicativo do teu banco? ou de alguma fintech né? Porque hoje a gente tem tanto bancos como fintechs e aí são operações um pouco diferentes apesar da fintech hoje oferecer uma gama de serviços, conta digital, empréstimo tanto como bonificações, né? Tem bastante coisa que hoje a Fintech pode oferecer, tem Fintechs de pagamento que ela oferece o boleto na forma de cobrar, enfim. Então elas pegam todos os serviços do banco e muitas acabam focando especificamente num tipo de operação financeira. E o Open Banking o que que ele é? Ele é, vamos dizer assim, é o compartilhamento das suas informações bancárias pra outras empresas que você queira compartilhar, tá? É importante falar um pouco aqui que assim, a gente não compartilha tudo, liberei, vai aparecer em tudo que é banco, tá? Você tem que autorizar, tudo é autorizado por você, então eu quero ir pro banco X, estou com o meu banco aqui e eu quero tentar. Então eu autorizo o compartilhamento e aí ele vai passar lá todo o meu cadastro, a minha ficha ou qual é o meu relacionamento com aquele banco. E aí aquele banco vai me olhar e entender o que que ele tem pra me oferecer.


Luciane Teixeira

Então o Open Banking ele é uma vantagem porque muita das vezes você vai ter serviços até com taxas mais em conta, vamos dizer que você precise de um cartão de crédito diferente ou você queira ter uma conta que não pague tarifa, como você também pode pegar um financiamento porque também serve pro crédito né? Que aí a gente fala também que é o finance que é pra financiamento. Cê de repente está aí com a sua casa financiada ou seu carro financiado, você pode fazer o Open Banking e pedir com que um outro banco pra você fazer uma mudança, né? A gente fala da portabilidade que é você passar pra uma outra forma de empréstimo com uma taxa de juros mais em conta. Então o open banking ele vem pra trazer essa divulgação, esse compartilhamento da tua informação. Né? Você automaticamente consegue fazer aí essa mudança e ter os benefícios. Então é importante colocar que muita das vezes você tem aí no teu banco, se está no celular, se está no computador, se está lá na no caixa automática eu não sei como que você utiliza, mas ele sempre tem ali a opção. Então você pode autorizar e ele vai te passar todas as informações com visão dele. Então assim, de repente o teu banco é um banco assim mais conservador, sabe? Ou então ele é caro, será que o teu banco é caro gente? Ó, banco caro é complicado, hein? Hoje em dia é exatamente o open banking pra democratizar. E aí eu vou fazer uma comparação que você vai ver que vai ser muito legal. Porque no primeiro momento eu to falando aqui pra você compartilhar, né? Compartilhar as tuas informações e aí você pode achar assim nossa Lu como que eu vou fazer isso? Isso é muito confidencial, a gente está muito acostumado com aquele processo assim até por causa de tantas informações que vão aparecendo aí de divulgação, enfim, todas as questões que todas as pessoas já passaram e têm medo né? Da fraude e tudo mais, nesse caso específico você está falando diretamente com o teu banco.


Luciane Teixeira

Então ou com outro banco. Então as informações ali são todas confidenciais. Tá? Então ele só vai ter acesso às suas informações para te oferecer como se você abrisse uma conta num outro banco. Só que sem aquelas burocracias e aí eu vou falar de burocracia que é uma coisa que é chato. Eu particularmente perco a paciência, mas eu acho que tanto eu quanto você né? A inovação, a internet, as oportunidades tão aí, a gente tem que aproveitar porque a gente tempo é dinheiro, né? E aqui a gente fala de dinheiro, tempo é dinheiro, então a gente consegue ter muito mais facilidade e até mesmo diálogo com o banco do que antes aonde você teria que abrir. Então eu vou contar aqui uma história rapidinho pra você ver a questão da burocracia de abertura de conta que é um caso que muitas pessoas... A minha filha teve que abrir uma conta. Né? A escola tem lá um um projeto que ela tem que ter uma conta. E aí tem que ser o meu nome dela. E a gente resolveu abrir uma conta nos bancões né, da vida aí. Gente eu demorei assim a gente escolheu olhou pela agência aqui no meu bairro e aí a gente olhou assim pra ver o que estava mais vazio. E a gente entrou nesse banco porque não fazia diferença pra gente qual era o banco, ah eu quero aquele, eu quero esse. Não, o valor é pequeno, então não teria tanta diferença. E aí a gente resolveu, porque tinha uma carta, tinha umas burocracias assim que eram eram importantes e a minha filha quis também, né? Até aquela sensação de abertura de conta? Cê teve assim quando a gente vai abrir a primeira conta assim, tô me sentindo adulta, importante, isso acontecia muito antigamente, né? Hoje a gente faz isso online tira uma foto e abre a conta. Muito simples. Tem até uma propaganda aí de um banco falando sobre isso. Ah, o pai falou da minha filha, né? Ah, vai lá, abre a conta. Não precisa de mim. Olha que facilidade. É, bem ou mal ele vai ser o avalista e ele vai estar ali responsável, mas a facilidade existe hoje em dia com a gente está aqui nos quarenta mais. Pra quem tem filho sabe que eles são muito rápidos, né? Mas não tem a maturidade e o conhecimento que precisa de uma ajuda.


Luciane Teixeira

Então eu fui pra essa agência, a gente esperou, a menina olhou, aí foi lá, pegou o meu cadastro, porque também tenho conta nesse banco por acaso e eu demorei umas duas horas. Duas horas assim, aquele momento assim que eu gostaria de falar bem devagar. Eu demorei Duas horas pra abrir uma conta. Gente, é impossível isso. No momento que a gente hoje está abrindo conta no digital, a gente não demora vinte minutos pra abrir uma conta ou a gente abre e o banco fala pra gente assim ó daqui a vinte e quatro horas, daqui a quarenta e oito horas eu lhe dou uma uma posição, você tá na sua casa, né? No seu celular, você está passando todas as informações direto pro banco e pronto. Então é a mesma coisa você vai estar fazendo um open banking, você vai automaticamente autorizar, ele vai verificar e vai te dar uma posição olha, o teu financiamento cê paga aí dez por cento ao ano, ó vou te oferecer pra você vim aqui pra aqui pro meu banco, pra minha fintech por oito por cento ao ano, quer dizer se você tem um financiamento aí de quinze anos, dez anos, é dois por cento ao ano é muita coisa gente, é muita coisa. Então a gente não sabe exatamente, eu não sei o que que cada banco vai oferecer porque ele vai verificar o que você faz né? Como é que você opera como que você usa a sua conta. Mas o mais importante é a facilidade, é a oportunidade que você tem. Então hoje eu vim aqui falar pra você rapidinho, mulheres maravilhosas, inovadoras, totalmente a frente do que a gente, melhor cada dia, né? A gente tá precisando melhorar a cada dia, eu acredito muito nisso, que a gente tem muitas possibilidades dentro da nossa rotina que é sempre de tantas tarefas e tantas coisas que a gente quer fazer, com uma liberdade maravilhosa onde a gente pode cada vez mais encontrar nessas oportunidades tipo o open banking de reduzir ou estimar melhor uma compra, um financiamento, uma venda, o que você precisar em relação a banco. Isso é muito mais rápido.  Então, eu quero te convidar pra ir lá no meu INSTAGRAM @soulucianeteixeira e aqui no Mulher de Quarenta, @m40mais no nosso INSTAGRAM pra poder comentar o que que você acha. Você usa? Me dá lá. Fala lá comigo. Que que você acha desse Open Bank? Você já usou? Tem medo? Que que você acha que vai valer a pena? Já pelo menos testou com algum banco pra poder falar aqui pra gente o que que cê achou? Conta pra gente, isso é muito importante, é muito importante a a participação de vocês, qual é o assunto, o que que vocês querem, porque faz muita diferença como eu falei, se você tem um financiamento, você pode fazer uma portabilidade junto com o Open Banking e conseguir aí bons resultados no teu bolso. Então me conta mais e eu te espero lá. Um beijo bem grande e até a próxima quinta. Tchau.




Ouça Agora