Reserva financeira: como ter uma?

 


Bom dia, boa tarde e boa noite, minhas endividadas. Vocês têm uma reserva financeira? Ou como costumam dizer, uma reserva para emergência? É muito importante ter esse tipo de recurso, não só para emergências, mas para, por exemplo, o período em que se decide sair de um emprego para procurar um outro. A reserva te dá uma tranquilidade momentânea para imprevistos.

Vamos entender qual é o valor ideal para se ter numa reserva e como investir para ter esse dinheiro sempre que necessário com nossa querida  Luciane Teixeira! 


Bora lá então, reserva financeira é um dos investimentos com uma destinação específica para que te dê um fôlego, uma tranquilidade de algo inesperado acontecer. Por exemplo, sua caixa d' água quebrou, uma doença, ou o desemprego ou mesmo um momento fraco no seu empreendimento. Então ele precisa estar ali nesses momentos de surpresa.

Muitos tem a dúvida sobre qual o valor, e isso é de acordo com o custo de vida de cada um. Mas em média o legal é ter 6 meses do seu custo fixo. Mas quem for autônomo/ empresário indico o dobro 12 meses. 

Então se uma pessoa tem um custo fixo R$ 3.000,00 por mês, o ideal é ela ter R$ 18.000,00 de reserva.

A sua primeira meta de investidor será guardar a sua reserva financeira com liquidez imediata, o que é isso? Na hora que precisar pode sacar. 

Mas não precisa deixar na poupança, pode colocar em CDB, CDI ou tesouro direto.

Qual método mais simples para você organizar suas finanças e começar a sua reserva, pode ser o 50/30/20.


50% contas fixas - condomínio, água, luz, alimentação 

30% contas variáveis - roupas, restaurantes, passeios

20% para investir na sua reserva


Agora, se hoje você não consegue 20% começa com o que tem, e vai se adequando ao método.

Então simbora criar e fomentar a sua reserva financeira.



Ouça Agora