Por que você deve fazer Consultoria de Imagem?
Bom dia, boa tarde e boa noite, meus amores. Bem, como estamos no embalo para falarmos de saúde mental graças ao Setembro Amarelo, hoje vamos entrar no assunto da autoestima e falar também sobre colorimetria! Para isso teremos nossa querida consultora de imagem Camila Santoro. Ela é foda!
Transcrição retirada do programa Mulher de 40+ na Rádio Ponto e Vírgula.
Isabella Fortunato
Boa tarde mulheres de quarenta, de cinquenta, sessenta e cento e vinte. Estamos aqui em mais um Mulher de Quarenta Mais. Bem-vindas as novinhas também, claro, óbvio, tem um monte de novinha assistindo, né? E hoje eu trouxe uma novinha aqui pra falar com a gente de um tema que a gente já tá falando a semana inteira e eu acho que a gente vai concluir amanhã... concluir não porque nunca é demais falar de autoestima e falar de como a mulher faz pra se sentir foda. Então hoje eu trouxe uma mulher foda que é a Camila Santoro, minha consultora de imagem. Hoje vamos falar sobre consultor de imagem, vamos falar sobre colorimetria, que é autoestima, né, obviamente. Camila, muito obrigada por ter vindo, amor.
Camila Santoro
Oi, querida. Muito obrigada a você por ter me convidado. Estou muito orgulhosa de estar aqui gente batendo esse papo com vocês, tirando todas as dúvidas desse tema que é um tema que eu sei que muita gente tem curiosidade de entender melhor e saber melhor e desenvolver isso. Então estou muito feliz de estar aqui falando de autoestima, de empoderamento, de cores e combinação e tudo que vocês quiserem saber mais e muito obrigada pelo convite.
Isabella Fortunato
Ai amore, fala um pouquinho pra gente sobre a sua trajetória profissional na moda. Porque eu acho que ela é fundamental pro tema que a gente vai entrar aqui hoje. Pessoal vai ficar babando no teu currículo.
Camila Santoro
Então eu estudei moda, né? Eu fiz design de moda, e aí assim que eu me formei eu fui trabalhar com estágio, eu trabalhei com estágio na área de compras e aprendi muita coisa, foi muito legal porque na época, né? Já faz bastante tempo, foi em 2014, o e-commerce estava começando e aí eu me envolvi nessa área, numa loja que vendia acessórios pela internet e aí eu fui trabalhar no setor de compras, aprendi muita coisa, mas eu sempre fiquei nessa questão assim... eu sempre gostei muito de trabalhar com comportamento né? E na parte de compras eu não tinha muito essa coisa, eu lidava com pessoas, mas era mais pra compra e venda e tudo mais e aí sempre ficou essa vontadezinha de trabalhar com comportamento. E aí eu fui fazendo cursos por fora pra desenvolver, né? Algumas habilidades que eu tinha e essa parte mais de comportamento que eu gostava e daí eu fiz uma mentoria de branding, depois eu fiz esse curso de coloração, né? E aí quando eu fiz esse curso de coloração, a minha mente abriu assim, né? Porque eu vi que eu tinha uma ideia da moda, né? Porque eu estudei moda e tudo mais, então eu tinha uma ideia muito glamourizada da moda, né?
E quando eu fiz consultoria de imagem e coloração, eu identifiquei que assim é uma coisa muito mais acessível do que a gente imagina né? E que não é essa coisa assim pasteurizada que a gente vê, que a gente tem a ideia, né? Então a moda é acessível pra todos, a comunicação também a partir da vestimenta, isso me fascinou porque eu tinha uma ideia da coisa mais pasteurizada, né? Da coisa de tendência e tudo mais e isso foi mudando a partir do momento que eu fui estudando e fui convivendo com pessoas. E aí eu me apaixonei por essa parte de comportamento e foi daí que eu tive a ideia de lançar uma marca que sempre foi a minha vontade assim né. Eu achava muito surreal, eu resolvi meter as caras e criar uma marca de roupa que tinha como conceito essa coisa acessível assim né? De moda pra todo mundo com preço OK né? Uma boa qualidade e que pudesse ser usada em várias situações, né? Porque eu acredito que hoje em dia a moda ela tá muito universal, não é como antigamente que tinha uma barreira assim, né? Lá fora pro Brasil, hoje em dia o que você tá vestindo aqui tem alguém vestindo em outro lugar do mundo.
Só que eu queria que fosse uma marca com conceito que as pessoas pudessem usar, por exemplo, uma roupa pra trabalhar, mas que aquela roupa também pudesse ser pra sair de repente, então já entrando muito nesse conceito da consultoria, né? Que é essa coisa de uma roupa te acompanhar em várias ocasiões e não uma coisa descartável, né? Que é essa coisa de ah eu usei pra essa ocasião, não uso mais pra nada, eu usei uma vez e não vou usar de novo e foi muito legal esse período que eu fiquei com A Mascate né? Que é a minha marca. A gente vende muita roupa, aprendi muita coisa porque empreender não é fácil e, paralelo a isso, eu já fazia os atendimentos de imagem e teste de coloração. Só que agora eu tô em outro momento, né? Porque veio a pandemia e tudo mais. Então agora eu estou focada só nessa questão do teste de coloração e da consultoria. Estou muito feliz também e continuo com perfil A Mascate gente. Então por favor me sigam lá hein.
Isabella Fortunato
Segue lá. Bota aí patrão. Bota aí na tela pra poder todo mundo seguir @a.mascate porque tem dicas. Eu outro dia estava vendo uma pessoa que eu sigo dando uma declaração pra Camila que foi o seguinte: Camila, você mudou a minha vida, você mudou minha forma de me ver no espelho. A Fernanda falando pra Camila isso e é realmente isso. Quando a gente faz a consultoria muda a nossa maneira de nos enxergarmos no espelho, muda a nossa forma de andar, muda a nossa forma de pensar, muda a nossa forma de escolher as coisas porque, como você falou, a gente começa a pensar. Até na hora de arrumar o armário a gente começa a pensar de forma funcional e de como as roupas que a gente está colocando, o que a gente está carregando, a imagem que a gente está carregando é um cartão de visita, mas não é um cartão de visita superficial, é um cartão de visita porque ele fala sobre a gente. Né? Então o que a gente está vestindo está falando sobre a gente sem a gente nem precisar abrir a boca. E quando a gente toma consciência disso realmente muda a nossa vida. Então vamos falar um pouquinho de como é que funciona tanto a consultoria, Camila, como o teste de coloração. Eu fiz e fiquei encantada assim. Mudou minha vida, mudou meu guarda-roupa, eu me desfiz muito fácil das minhas roupas, você lembra, né? Me desfiz muito fácil, eu falei não, eu estava com medo da Camila vir aqui em casa e acabar com o meu armário, falei meu Deus ela vai acabar com o meu armário. E quando ela pisou aqui, ela só olhou assim e eu me desfiz das coisas todas, ela não precisou nem falar nada porque eu falei cara isso aqui não tem a ver mais comigo, isso aqui não fala mais sobre mim, só que não conversa mais sobre com quem eu sou. Então fala um pouquinho como é que funciona isso pra você e depois eu vou falar um pouquinho como é que isso funciona pra gente que faz.
Camila Santoro
Uma observação muito importante que você fez aí, eu escuto muitas pessoas falando assim, ah eu não ligo pra minha imagem, eu não estou nem aí ou então eu trabalho num lugar que não exige isso de mim, só que a gente tem que pensar que assim como você falou, a imagem é uma ferramenta muito poderosa e ela está comunicando mesmo que você não esteja nem aí pra ela. Então eu costumo dizer que é muito importante a gente ficar atento a isso, porque na vida a gente, todos nós temos, seja lá qual for o objetivo. E a gente quer tá mais próximo desses objetivos, mais alinhado com aquilo que a gente busca na nossa vida, a gente tem que tá com a nossa imagem coerente, porque não adianta nada a gente dizer que faz uma coisa ou ter uma experiência em alguma coisa e não ter uma imagem adequada com isso. Com essa realidade né? Fica confuso e não gera confiança. Então assim é muito importante que a imagem sirva como uma ferramenta de empoderamento e que seja a confirmação daquilo que você está dizendo, né? Que não seja uma coisa contrária àquilo que você está dizendo. Então eu acho que isso é muito importante a gente dizer.
Bom, tanto a coloração quanto a consultoria de imagem, Isabella, são estudos, né? São trabalhos que vão oferecer ferramentas pro cliente, né? Então no caso a pessoa que tá fazendo ali a consultoria de imagem ou a coloração, ela vai receber recursos e ferramentas pra aprender a diferenciar o que valoriza ela. Tá? Então aqui a gente não está falando de criar um personagem ou a gente não está falando de montar looks igual de pessoas famosas ou de ficar na moda, não se trata disso, né? Se trata de uma auto expressão. Então o que que você tem de melhor, que você pode mostrar pras pessoas, né? E quais são as coisas que te incomodam, que de repente a gente pode trabalhar de uma maneira mais sútil para que aquilo não te incomode tanto e não passe aquela impressão que tanto te incomoda, né? Então é um trabalho de autoconhecimento, tá? E a autoestima também, muito importante, pra que a gente possa chegar na melhor versão da pessoa. Então é feito toda uma investigação no caso da consultoria de imagem. A gente faz uma investigação, tem um questionário. Eu procuro saber sobre a vida da minha cliente. Peço fotos, a gente conversa, é um papo bem franco assim, né? A pessoa tem que realmente se abrir porque existem várias questões da nossa vida que impactam na nossa realidade atual, da forma como a gente se enxerga. Então é muito importante a cliente estar disposta a falar sobre essas questões, para que a gente possa fazer esse processo orientado de autoconhecimento e autoestima, né? E que tá aí, no final a gente trabalha por etapas, então tem toda uma organização né? Questionário pra eu te conhecer melhor, triagem do armário que eu também conheço melhor o seu armário, a gente conversa então eu me aproximo da cliente, consigo ler algumas coisas ali e depois a gente chega então na montagem do manual de estilo da cliente né?
Que é um recurso que vai ajudar a cliente a entender quais são as coisas que valorizam ela, qual que é a assinatura dela que eu costumo dizer, o estilo pessoal é a nossa assinatura. Então aqui a gente não quer ficar com aquela coisa pasteurizada né? A gente quer mostrar nossa autenticidade. O meu trabalho é fazer com que cada um consiga mostrar o que tem de melhor e mostrar o que tem de bagagem, de vida, que têm de referência artística, tudo isso pode estar na nossa vestimenta, na nossa assinatura pessoal e isso vai fazer a gente se diferenciar no mercado de trabalho, na nossa vida pessoal, com a nossa autoestima, tudo isso. Então, eu fiquei muito feliz quando eu vi o recado da Fernanda, eu fiquei realmente muito feliz. Como eu te falei, eu sempre gostei de trabalhar com comportamento e ver que isso está influenciando na vida das pessoas positivamente é muito gratificante pra mim. No caso da Fernanda a gente fez somente a consultoria de imagem, né? Ela já fez a coloração de imagem dela numa outra situação, e ela também é designer, ela trabalha com isso, ela tem bastante conhecimento. Por isso que eu fragmento também os meus serviços porque ela precisou somente da consultoria de imagem, mas poderia por exemplo ser o trabalho junto, né? Porque o trabalho de coloração por exemplo é um teste que a gente vai fazendo por comparação e eliminação. Então a gente testa vários fabrics né? Que são os tecidos desenvolvidos especialmente pra esse teste até que a gente chegue e vai comparando e vai eliminando, até que a gente chegue ao resultado final que são as cores que mais harmonizam com a beleza de cada pessoa, o tom de cabelo, os olhos e a aparência da pessoa. E aí depois que a gente faz esse trabalho de autoconhecimento e orientação, a cliente aprende a diferenciar as dimensões de cores, aprenda como combiná-las, aprende o que que as cores comunicam, então aprende como aplicar no vestir, aprende também a burlar uma cor ou outra que está fora da cartela. Então são ferramentas muito importantes pra você conseguir o seu objetivo, principalmente com quem trabalha com audiovisual. Eu considero muito importante.
Isabella Fortunato
É verdade. Então você falou aí uma coisa muito fundamental que é o seguinte: o autoconhecimento. É puro autoconhecimento porque eu acho que antes eu comprava roupa por comprar, o que eu não acho inteligente nem em matéria econômica nem em matéria... hoje em dia falando em economia colaborativa, falando em economizar, falando em crise, eu acho que não faz sentido você comprar por comprar. Então antes eu comprava por comprar, eu comprava influenciada por outras pessoas, eu comprava influenciada pelo meu eu de vinte anos atrás, aí já que estamos falando de mulher de quarenta. Eu hoje sou uma mulher de quarenta e com toda anamnese que a Camila fez , eu consegui entender quem eu realmente sou. Eu achava que eu era uma empresária fodona, não sei o quê, e na verdade eu sou uma pessoa muito diferente disso e eu não estava valorizando o que eu de fato sou. Com aquelas roupas que eu tinha, com a forma como eu me vestia, com a paleta que eu utilizava, com os acessórios que eu escolhia, com as cores que eu escolhia pro meu cabelo, pra minha maquiagem, pra minha unha, eu não tava me valorizando em absolutamente nada. Eu estava querendo refletir sobre uma sociedade consumista e só. E hoje eu vejo coisas muito diferentes, né? Eu aprendi a ver as coisas de forma muito diferente. E eu acho que tem muito a ver também com toda a sua missão com A Mascate. Você tem ensinado isso, né?
Camila Santoro
Com certeza. E você falou uma coisa muito interessante, né? É engraçado, né? Porque é um comportamento que não deveria ser o mais fácil, mas acaba sendo, que é a gente se vestir pra uma coisa que a gente idealiza ou a gente se vestir pruma coisa que já passou. É muito comum isso acontecer, né? Eu estava até batendo um papo outro dia com uma cliente sobre isso. Por que muitas pessoas vão direto no estilo social? Porque o estilo social é muito fácil, porque você mete ali uma calça social, uma camisa, você acha que você está arrumada. E assim, não que você não esteja, mas você não está comunicando quem você é, você está muito fora daquilo que você é dependendo da situação. Então eu acho que isso é muito importante. Como que você pode ser uma empresária foda como você falou, mas deixando ali toda a sua autenticidade, toda a sua bagagem de vida, né? Todas as suas referências estéticas, tudo que você valoriza, que você acha legal, como que você pode mostrar isso pro mundo e se arrumar de forma autêntica. Porque estilo é isso, tipo assim, não é você pegar e usar alguma coisa que está na moda, muito pelo contrário assim. Quando você está no seu estilo, você pode usar uma roupa de trinta anos atrás que você vai estar ali super confortável com a sua imagem. Você vai estar super alinhado com o que você é. Então esse realmente é o trabalho. Assim, esse ponto que você falou, eu me arrumava prum armário que eu tinha não sei quando, ou pra um objetivo que eu tinha de ser uma empresária tal. Mas e as suas outras qualidades, sabe? Às vezes a gente fica minando as nossas qualidades ou porque alguém falou pra gente que não era legal, ou porque a gente acha que vai ser menos respeitada no mercado de trabalho por tal motivo, Então assim, eu atendo muitas pessoas com essas dúvidas que ficam com medo de serem descredibilizadas por conta de uma roupa, por conta de um detalhe.
Então o que o meu trabalho é? É justamente orientar a pessoa porque existem coisas que a gente pode adequar pra que, por exemplo, você consiga se colocar num lugar onde tem vários homens. Por exemplo, eu recebo muito essa questão de mulheres, né? Ah, porque eu fico infantilizada com tal roupa, então eu sinto que as outras pessoas não me respeitam. Ou ah, eu fico sexy demais e eu sinto que as pessoas olham com maldade, enfim. Então o que a gente faz é fazer essa compensação, porque você não vai deixar de ser romântica porque as pessoas vão te descredibilizar ou você não vai deixar de ser sexy se essa é a sua essência porque tem gente que não consegue respeitar uma mulher bonita e inteligente. Então assim, a gente vai compensar esses elementos pra que você consiga se sentir à vontade. Porque é justamente sobre isso. Né? Não é eu quero estar com uma roupa sexy bacana. Não, é pra você ser quem você é, independente de quem você seja, pra que você se sinta confortável no seu vestir, porque daí você vai ter mais força pra debater o que você tiver que debater, defender o que você tiver que defender, apresentar o que você tiver que apresentar e aí você vai ter mais êxito sem dúvida.
Isabella Fortunato
Repete o que você falou aí da mascate.
Camila Santoro
Então, eu estava dizendo que esse trabalho da Mascate sem dúvida me fez pensar muito sobre isso, sabe? Porque eu acredito que o mundo mudou muito né? Então, por exemplo, hoje em dia a mulher moderna está trabalhando, daqui a pouco ela vai pra um happy hour. Mas daqui a pouco ela também pode ter uma reunião. Enfim, a gente está vivendo um mundo que a gente tem que estar pronto o tempo inteiro, sabe? Pra tudo. Então assim, na Mascate eu luto pra que não exista glamourização né? Porque muitas pessoas pensam assim, ah consultoria de imagem e teste de coloração é pra pessoas famosas, é pra pessoas que são artistas. Gente, não, todo mundo tem a sua marca pessoal, sabe? Eu acho que principalmente hoje em dia que as pessoas estão empreendendo. É muito importante, sabe? Qual é a assinatura que você deixa pro mundo, sabe? Então eu percebi muito isso quando eu empreendi, né? Todo mundo sabe os desafios de empreender. Realmente não é fácil, mas foi muito gratificante por eu estar do lado de pessoas lidando com pessoas e com clientes que me fizeram enxergar dessa forma e cada vez tem mais na direção disso. Então assim, eu quero fazer pras pessoas que elas se sintam bem, que elas se sintam fortes, principalmente com as mulheres. O serviço não é só pra mulheres, tá? Pra homens também. Mas eu acho que por missão de vida, mais pelas mulheres, porque a gente lida com muitas questões relacionadas à imagem, né? Nós somos diretamente atacadas, não só as mulheres, os homens também, mas as mulheres mais. Então é um trabalho que eu fico muito feliz de poder fazer, especialmente pelas mulheres.
Isabella Fortunato
Uma coisa que você falou, né? Sobre a mulher se sentir sexy demais ou ela se sentir infantilizada demais dependendo do estilo. Isso é uma coisa com que eu lidava antes da consultoria que é, eu sempre me vi como uma mulher sexy. Mas eu achava que eu tinha que traduzir essa sensualidade com determinados tipos de roupa ou com determinados tipos de atitude e na verdade às vezes uma peça ela traz essa sensualidade, ela aflora essa sensualidade toda sem mostrar um centímetro quadrado de pele. Né? Então na consultoria a gente aprende a fazer isso. Você aprende quem você é e você fala, cara, eu sou uma mulher, eu sou uma empresária foda, mas eu não preciso vestir um terninho, eu também não preciso vestir o espartilho de couro, eu posso trazer alguma coisa pra poder botar essa sensualidade pra fora né? Sem ser um holofote? Eu posso trazer a sexualidade, a sensualidade pra alguma coisa. A Viviane está aqui dizendo, consegui montar looks com o que tem sem precisar estar sempre comprando pra se sentir bem, isso é fundamental. Pra mim na consultoria isso foi fundamental.
Isabella Fortunato
Sim. Às vezes a gente identifica, né? Que é só uma questão assim. Você tem duas questões que eu acho muito importante nesse lance de montar looks com o que já tem no armário.
Camila Santoro
Um é você se conhecer pra você fazer escolhas boas. Então assim, muito importante você saber quais escolhas você faz né? Então você saber quais modelagens te favorecem, quais são as cores que te favorecem, né? E você perceber que, dentro do seu próprio armário, você tem já coisas que são muito interessantes pro seu estilo pessoal. Mas que você ou não sabia combinar porque você, enfim, não tinha uma organização de armário, portanto não enxergava as peças que estavam ali, ou por falta de conhecimento mesmo né? Isso é muito comum, por exemplo, às vezes eu tenho uma calça superlegal, mas eu não sei com que combinar. Então a consultoria ela vem pra iluminar isso aí também, tipo, olha essa modelagem aqui você pode usar com essas coisas. Ou por exemplo esse lance da bagunça do armário é clássico né, você já viu aquela aquela história da pessoa que só empilha as coisas assim, vai empilhando, empilhando, empilhando e aí ela não consegue ver o que ela tem no armário, ela não consegue enxergar porque é impossível, se ela puxar uma peça vão cair setenta, então o que que ela faz? Ela começa a usar só as roupas que foram as últimas que foram lavadas e estão ali por cima, que ela tem certeza que vai rolar porque ela já usou recentemente. Então a pessoa acaba ficando com o visual desinteressante e nada criativo. Mas ela tem muitas roupas dentro do armário. Ela tem várias.
Tem roupa até com etiqueta. De repente ela não tá nem lembrando, sabe? Então, a ideia realmente da consultoria é que a gente utilize as roupas que já estão no armário. Tá? É claro que uma coisa ou outra, se a gente identificar um desequilíbrio no armário, não era o seu caso. Você tinha bastante coisa, você não tinha o armário desequilibrado. Mas tem pessoas que têm o armário super desequilibrado, que faltam peças mesmo. Principalmente as pessoas que tem um armário mais minimalista. Aí tudo bem, essas provavelmente vão ter que comprar uma coisa ou outra e tal, mas a maioria das pessoas conseguem refazer e remontar seus looks, deixar eles mais interessantes com as próprias roupas que já tem no armário. Isso é fantástico, porque você vê de uma outra forma, né essas roupas. Uma coisa que eu achei muito interessante também que você falou, é esse lance da manipulação dos elementos, sabe? Porque por exemplo, a gente tem mania de colocar as coisas muito em caixinhas, né? Pra o sexo. O sexo é um decotão. Não necessariamente. Às vezes o sexo é um material que você está usando, um tecido que remete ao sexy, às vezes é uma modelagem, às vezes é só uma forma de você se mostrar, às vezes é um decote no ombro. Às vezes é um acessório, são coisas que vão trazer essa essência do sexo, esse ar, não é uma coisa assim sabe? Óbvia. Entende? E isso tudo fica subentendido na imagem.
Isabella Fortunato
Tem muito de atitude, quando você descobre qual é o seu perfil, você começa a se deixar agir por aquele perfil, né? Fala, cara, eu sou isso de fato, faz sentido. Então o seu andar muda, o seu olhar muda, a sua atitude muda, tudo muda com a consultoria de imagem.
Camila Santoro
É autoconfiança, né? A gente consegue resgatar esse íntimo que muitas vezes está apagado ali sabe? Porque a gente acaba rejeitando algumas coisas que a gente é sabe? E é justamente isso que eu tento trazer assim pra gente colocar isso em evidência ao invés de esconder. Da gente ao invés de abafar, trazer isso como ponto positivo, sabe? Então é um trabalho muito importante. É um trabalho assim, eu nem junto muitas pessoas por mês porque é um trabalho muito intenso e exige bastante de mim também no caso né? Então eu geralmente faço de uma a duas por mês assim.
Isabella Fortunato
Legal. Gente segue aí o @a.mascate. Uma coisa que eu queria deixar aqui muito claro gente, quando você usa a sua paleta, isso reflete até na sua olheira, olha como minha olheira tá apagadinha, eu não tô de maquiagem, queria só deixar isso, porque quando você vai fazendo o teste de coloração, isso vai refletindo na sua pele. É uma coisa fantástica. Então assim façam. Lembrando que hoje, mesmo quem trabalha de CLT, a gente tem uma marca pessoal, a gente é uma marca pessoal, então a gente precisa saber lidar com isso, então façam a consultoria de imagem, eu aconselho todo mundo a fazer, façam com a Camila. Porque vocês vão descobrir uma outra pessoa que estava dentro de você e que você não deixou ela sair por completo porque você simplesmente não sabia. Então, tão expulsando a gente, Camila. Mas gente, muito obrigada por ter ficado aqui com a gente nessa conversa. Ai, que bom que cê gostou, Márcia, maravilhosa essas dicas da Camila.
Camila Santoro
Brigada, Márcia.
Isabella Fortunato
Camila, quando cê quiser, vem, volta aqui pra falar de cor, pra falar de moda, pra falar de autoestima, pode voltar que a gente está no Mulher de Quarenta. Volta sim porque é muito pouquinho tempo pra gente falar sobre tudo que tem que falar sobre o assunto né?
Camila Santoro
Exatamente, esse assunto rende muitos pontos.
Isabella Fortunato
Gente, muito obrigada, um beijo pra todo mundo e até amanhã. Amanhã tem mais Mulher de Quarenta Mais. Até a próxima pessoal.
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