Estamos cada vez mais distraídas?

 



Alow, Mulheres de 40, 50, 60, 120! Como vocês estão? Saudade de vocês! Vou falar com o patrão que uma vez por semana é pouco para estarmos aqui, preciso de mais!!! Preciso de 40+!!!!

Nosso papo de hoje é: será que estamos distraídas demais?

Fiz uma enquete na @m40mais perguntando se vocês estavam distraídas, se se sentiam assoberbadas demais com tanta informação e 100% me responderam que sim, se sentem dessa forma. Agora como nunca antes, estamos sendo engolidas por informação e, nosso cérebro, o cérebro de simples caçadores onívoros. Por que falo de caçadores, pois não fomos feitos para processar intelectualmente a quantidade de informação que temos que processar hoje, nosso trabalho nunca foi intelectual, muito pelo contrário.

Nunca como hoje estivemos tão gordos e tão distraídos. E nunca, como hoje, tivemos tanta necessidade de sermos multitarefas. Mas lamento te decepcionar, se disser que caçadores não são multitarefas, muito pelo contrário, precisamos é de foco total na presa, senão somos comidos. E não no bom sentido.

Nossa atenção nunca é dividida e, se for, saiba que as duas coisas que estão dividindo nosso foco, vão ficar mal feitas. Nosso cérebro é feito de canais e cada tipo de informação é processada em um. Isso significa que podemos sim fazer duas coisas ao mesmo tempo, mas nossa atenção não estará nem em uma nem na outra coisa. Conseguimos caminhar e escutar música ao mesmo tempo, porque não precisamos prestar atenção no ato de caminhar, que é automático, mas quando estamos estudando ouvindo uma música de que gostamos, uma das duas coisas vai ficar sem atenção.

O que pode causar essa falta de foco? Distrações internas e distrações externas. Vamos começar pelas externas: quantas notificações seu celular recebeu só no dia de hoje? Quantas vezes alguém já interrompeu seu trabalho hoje? Quanto barulho ou a própria bagunça da sua mesa já te distraiu hoje?

Segundo Gary Keller e Jay Papasan no livro A única coisa, um trabalhador é interrompido a cada 11 minutos e este leva pelo menos um terço do dia de trabalho para se reconcentrar depois dessas distrações.

As distrações internas são os 4 mil pensamentos que perpassam sua mente a cada dia e cuja maioria são pensamentos sabotadores, feitos exatamente para te distrair, já que seu cérebro quer SEMPRE descansar. (já viu seu cérebro se cansar de séries da Netflix? O meu nunca se cansou… Incrível!). Seu cérebro só te sabota quando você está saindo da sua zona de conforto e indo na direção dos seus sonhos.

Essa falta de foco pode ocorrer também porque você tem muitas tarefas e não saber por onde começar, então você fica se distraindo porque, na verdade, nem tem um foco bem definido.

Como funciona o foco no seu cérebro? Temos um sistema que se chama SAR (ou SARA), que é o Sistema de Ativação Reticular ele permite que você não saia do foco quando tem algo planejado. Por exemplo: quando você tem uma criança ela precisa ter uma noção básica da rotina dela, certo? Senão ela fica desnorteada, quem é mãe sabe disso. Assim funciona o nosso cérebro: quando ele tem um planejamento e sabe pra onde ele vai, ele simplesmente foca no que está planejado e desfoca de todo o resto, por exemplo: você não está focado na ponta do seu nariz nesse minuto, está? Não porque você está prestando atenção no Mulher de 40.

(Mas eu tenho quase certeza que você está com o celular na mão e o whatsapp aberto… Ai ai ai, olha a atenção dividida aí!!!!)

Isso quer dizer que você precisa SEMPRE ter um planejamento escrito para tirar o melhor funcionamento do seu cérebro.

Você precisa aprender a focar em uma única coisa por vez, mas para isso, você precisa estabelecer o que é de fato importante para você usando a Lei de Pareto: essa é uma lei matemática que diz que 20% das suas tarefas te trará 80% dos seus resultados. Isso quer dizer que se você tem 100 tarefas, você só precisa focar em 20 para ter 80% de resultado. Mas quais são essas 20 tarefas? Isso você precisa estabelecer, precisa aprender a reconhecer quais são as tarefas de trabalho, por exemplo, que mais te trazem dinheiro.

Mas principalmente, você precisa saber reconhecer as que você faz melhor e as que pode eliminar ou delegar. Eu sei que tudo parece urgente e importante e que tudo parece que só você sabe fazer, mas essa é uma inverdade. Se você realmente estiver disposta a entender qual é aquela única tarefa que merece sua atenção agora, você vai descobrir o ouro da Produtividade.

Agora vou dar uma problematizada aqui: e se eu disser que, na verdade, nós não estamos nadinha distraídas? Muito pelo contrário?

Lembra da sua infância: existia um lance chamado tédio. Esse lance acabou com o surgimento dos smartphones. Antes a gente se dava ao luxo de ter a mente realmente focada no nada, pois não havia nada a focar em determinados momentos. Esses momentos acabaram.

Engraçado, pois nessa época nos lembrávamos de todas as datas de aniversário e de todos os números de telefone. Agora tem um breu na nossa memória, mas tem uma série de estímulos que ocupam o nosso cérebro diariamente, a cada segundo.

Quando eu falo de mente focada no nada, o que vem à sua cabeça? Meditação. Gente, para limpar sua cabeça e fazer com que ela foque com mais facilidade em uma coisa, você precisa não só se blindar das distrações externas e dizer no que ela tem que focar, mas precisa aprender a dispersar seus pensamentos e direcioná-los para uma única tarefa, aquela única coisa que você escolheu.

Bom, concluindo, se você não tá conseguindo se concentrar nem no sexo (já se pegou pensando no que tinha que comprar no supermercado no meio do sexo? Eu já!), esse já é um alarme para que você tome uma atitude contra essa distração maledetta que está tomando conta das nossas vidas. Estabeleça muito claramente seus objetivos de vida pessoal e profissional (separadamente), depois mapeie suas competências. Delegue todas as tarefas que não são de sua competência. Então selecione as tarefas que te transportam diretamente para o seu objetivo. Elimine todo o resto e, de preferência, limite o uso do celular, que é a pior distração que há, principalmente quando você está interagindo com as pessoas, você pode deixar de viver momentos deliciosos por estar distraída.

Beijos, amores e não se esqueçam, anotem: toda quinta-feira, às 14 horas, estamos aqui no Mulher de 40+.



Ouça Agora