3 formas para se ter uma vida próspera após os 40
Bom dia, boa tarde e boa noite, minhas investidoras. Mais um lindo dia pra falar de bufunfa, grana, money, argent, diñero com a nossa querida Luciane Teixeira! Anota tudo porque hoje entregaremos 3 métodos para prosperar após os 40! Mas lembrando que esses métodos podem ser feitos em qualquer idade!
Transcrição retirada do programa Mulher de 40+ na Rádio Ponto e Vírgula.
Isabella Fortunato
Boa tarde mulheres de quarenta, de cinquenta, sessenta, cento e vinte, duzentos e quarenta. Boa tarde pras novinhas que estão nos seguindo também. Hoje é aquele dia especial, gente. Quinta-feira é dia de falar de bufunfa. Eu sinto cheiro de dólar quando essa mulher está aqui. Eu sinto o cheiro de verdinhas quando a Luciane Teixeira está aqui. Ó, acompanha a gente, tamo lá no INSTAGRAM também e a Lu tá aqui gente, quando a Lu tá aqui é porque a gente vai falar de bufunfa. E bufunfa eu curto, ela entende e eu curto E aí Lu? Qual vai ser o tema de hoje?
Luciane Teixeira
Hoje o tema, boa tarde, boa tarde aí todo mundo que nos ouve, as de trinta a quarenta, cinquenta, duzentos e quarenta, né isso? Só na multiplicação. Isso é muito bom, é muito bom a gente poder tá aqui toda quinta conversando, explicando, orientando cada um pontinho mais sobre questão financeira, como o tema de hoje né? O tema de hoje a gente vai falar um pouco sobre três formas pra você começar a prosperar aí a partir dos quarenta, mas de repente você já pode começar agora com os vinte, com os quinze, pode começar com os quinze que é melhor ainda.
Isabella Fortunato
É verdade. Quanto mais cedo começar, mais vai acumular.
Luciane Teixeira
Exatamente. Então hoje a gente vai falar um pouquinho, né? Pelo menos pra gente deixar nossa semente aqui hoje, de como melhorar e prosperar porque você ainda está com mais de quarenta, mas não importa o tempo né. A gente pode começar tudo a partir de agora e hoje é o dia pra você começar. Bora lá?
Isabella Fortunato
Vamos, vamos lá, vamos falar sobre como prosperar nessa vida. Acho que todo mundo quer esses três segredos que a Lu veio trazer hoje, gente.
Luciane Teixeira
É, na verdade, eu sempre comento e falo sobre isso e posso parecer repetitiva mas não existe né? Não existe mágica, tudo você vai ter que fazer algo específico pra melhorar né? Então você tem que tomar uma decisão e pra gente trazer assim de uma forma prática, eu trouxe dois métodos onde você precisa fazer é organizar essas três formas tá? Quando a gente fala em três formas pra você prosperar, a primeira é você saber o que você gasta. Como você gasta? Eu não estou dizendo aqui pra você economizar, ser mesquinha, pão dura. Não precisa tanto, tá? Porque eu não participo dessa linha de que você tem que deixar de viver o hoje pra viver o futuro, tá? Eu acho que a vida é todo dia, mas você pode ter uma vida um pouco mais consciente, pensando que você aí vai ficar os duzentos e quarenta, né? Duzentos e quarenta anos. Quero ter uma vida de rainha, né? Viver como uma rainha, já sou? Aí morreu rica, tá? Apesar dela ser velha, mas ela estava bem eu achei que ela estava bem conservada. Conheço muita gente que tem noventa que não está nem perto do que ela tem. Mas não é? Tem gente com cinquentinha aí com a cara dela. Mas é tudo isso que o dinheiro proporciona, né? O dinheiro proporciona qualidade de vida, questões estéticas, né Isa? Então a gente tem condições de fazer muita coisa e planejar a partir disso. Então a primeira coisa é saber o que que a gente gasta. Como é a minha vida e o que que eu posso fazer? Então essa é a primeira forma: adequar a sua vida de uma maneira consciente, tá? Então não precisa ficar sem tomar o cafezinho da manhã, mas se você tem um objetivo pode deixar de tomar o café para alguma coisa. Ninguém vai morrer. Mas o dia que você quiser tomar, vambora tomar porque café pra mim é vida.
Isabella Fortunato
Mas você pode perfeitamente colocar o cafezinho dentro do seu orçamento e abrir mão de alguma outra coisa né? E desde que ele esteja ali previsto né?
Luciane Teixeira
Exatamente. Eu estou dando aqui o exemplo do café porque a maioria dos nossos queridos colegas normalmente falam, ah, vamos economizar do cafezinho e tudo mais. Então você pode economizar, mas se ele é tão importante pra você, de repente você economiza em outra coisa. Né? A gente está aí cheio de assinaturas lindas e maravilhosas que a gente não usa.
Isabella Fortunato
De streaming. Cinquenta mil streamings que a gente não tem nem tempo pra ver gente.
Luciane Teixeira
Exatamente. Então é lá que você pode economizar ou transferir isso, né? Pega o dinheiro e é pra segunda forma. A segunda forma é você encontrar uma nova renda. Você só aumenta a sua riqueza e a questão de se você prosperar por quê? Muitas pessoas falam assim, Lu, o que eu ganho mal dá pra eu viver, por mais que eu consiga ter essa economia consciente que você está me falando, eu não vou conseguir porque está sempre sobrando dias, está apertado. Então você tem que encontrar uma nova fonte de renda. Uma nova fonte. Hoje em dia temos na internet, eu sou muito repetitiva nisso porque existe formas que você pode fazer de casa. Você pode gravar áudio, você pode escrever texto, você pode fazer planilha. E muitas das vezes você não precisa tá online, cê pode fazer atendimento pra tantas pessoas aí que tem infoprodutos, enfim. Eu vou colocar um post assim ou então um local onde as pessoas podem achar essas formas de trabalho, né?
Isabella Fortunato
Muito legal. Eu acho que sempre assim, sempre que você tem algo a ensinar pro outro, ensine e cobre por isso. Eu acho que todo mundo tem algo a ensinar. Hoje a gente precisa saber um pouco de tudo né? Então se você sabe uma coisa que provavelmente outras pessoas não saibam, mentore essas pessoas, ensine pra essas pessoas. Eu acho que a educação agora está crescendo muito, então uma ótima forma de renda é ter um curso. Dar um curso de alguma coisa, né?
Luciane Teixeira
É, exatamente, mas eu até vou colocar, pra quem está buscando ter um curso ou então está com vergonha, não quer, não é bem o objetivo, não tem problema. Existem várias formas onde você pode trabalhar como freela em alguma coisa, porque tem aí essas pessoas que querem os cursos, que querem as mentorias e faltam pessoas pra atendê-las. Então você pode estar lá colocando duas horinhas na sua semana, um sábado, um domingo. Nós também temos as nossas outras atividades. Você pode trabalhar numa festa, você pode fazer alguma coisa na sua casa, você faz crochê, enfim. Encontre uma outra renda, tá? Faça renda extra porque a partir daí que você vai ter a sua terceira e grande melhor forma que é investir, porque aí você consegue, com o investimento, o dinheiro vai render para você tá? Poupar, né? Aquela famosa palavrinha poupar é muito bonita, mas se ele ficar aí na sua casa, ele perde o poder de compra, então você tem que investir, tá? Investir, aí vai depender do valor que você tem pra poder ter as opções, mas enfim, hoje você pode votar no CDB, você tem um Tesouro Direto aí a trinta reais, que você pode fazer nas melhores operadoras e tudo mais. Então é possível? Sim. Então primeiro você começa a organiza a tua casa, os teus gastos pessoais conscientemente, né? Como eu falei, você não precisa ficar sem comer por causa disso de jeito nenhum tá?
Isabella Fortunato
Eu vejo no... porque assim a gente acha que TikTok é só dancinha né? É só coisa inútil, mas eu sigo uns perfis muito interessantes, de pessoas muito jovens inclusive, juntando já dinheiro. Então tem um perfil que eu sigo que ela está juntando cem mil reais com doces. Então ela mostra toda a rotina dela fazendo doces, não só e mostra que ela está juntando cem mil reais vendendo doces. Engraçado que agora ela já está revendendo doces, ela conseguiu revender doces ou seja, ela já tá vendendo pras pessoas venderem os doces dela. Então ela foi muito muito safa. E tem outro perfil que eu sigo também que é uma menina de dezenove anos, ela começa assim, eu sou fulana, tenho dezenove anos e eu tenho uma papelaria, uma loja de brindes personalizados. Então ela fez dentro da casa dela uma loja de brindes personalizados e com isso ela tem uma segunda renda. Olha que fantástico. A menina trabalha em casa gente. Ela comprou, ela foi comprando a maquinaria aos poucos e ela em casa já tem uma segunda renda fantástica. Fantástica. São pessoas novas, são pessoas que são exemplos pra gente que não tem preguiça de trabalhar, né? Eu acho que não ter preguiça de trabalhar é muito importante pra gente poder ter uma vida melhor.
Luciane Teixeira
Exatamente, olha, eu vou dizer outras coisas que as pessoas podem fazer que tão aí na vida de todo mundo. Os doces, né? Os doces são famosos, inclusive quando a gente está na escola, na faculdade tem sempre um docinho. E a minha filha estava me contando esses dias que uma amiga dela está sempre vendendo um pavê e ela compra pra ajudar, as amigas também compra e eu acho isso super legal porque ela tá com a sua mente empreendedora e assim, a minha filha não tem essa mesma mentalidade, ela tá mais pra uma mentalidade pesquisadora. Então, tá tudo certo, ela também ganha um dinheirinho dela de outra maneira. Outra coisa que você pode fazer, que elas nessa idade, ou nós, ou enfim, outra pessoa, é dar aulas de inglês ou de uma outra língua. Isso. Cara, isso é muito legal e ajuda muito e você pode aí fazer uma monetização, eu acho que o importante é que muitas pessoas às vezes querem ganhar os milhões de reais e pô, começa, sabe? Sei lá, vai ser vinte reais a hora, trinta reais a hora, cinquenta reais a hora mas aprenda que você está começando. Depois você começa a pegar os seus alunos e as pessoas que cê faz e segue a vida, mas isso aí já vai render porque você não fazia isso, né? Vamos pensar assim. Então, olha só quantas ideias a gente deu aqui, sejam eles presenciais ou online e que você consegue e a partir daí, você começa a ter essa renda, começa a sobrar, né? Porque se você fez uma economia, você fez uma segunda renda, vai sobrar e aí você começa a investir. E o investimento quando você começa cedo, ele automaticamente é cada vez mais, a gente fala dos juros compostos, né? Os maravilhosos multiplicadores, eles crescem a cada ano né? É melhor a gente pensar como o ano que aí fica bem melhor. Agora, tudo isso, existem duas modelos que você pode começar. O que a gente quer de quarenta cara? A gente está numa rotina. A gente, a partir dos quarenta, né?
A gente já veio com aquele modelo, com aquele jeito e a gente é difícil pra poder começar a fazer uma coisa nova, né? A gente fica presa e é difícil, né? Então eu trouxe duas maneiras que a gente pode começar e aí vai do perfil de cada uma. Tá? Outra coisa que é super importante quando a gente falou aqui do valor é o investimento em livros, podcasts como o nosso e também vídeos, porque a partir daí você tem mais conhecimento e com mais conhecimento futuramente você vai ser muito mais próspera com certeza. Concorda?
Isabella Fortunato
Concordo plenamente inclusive estou querendo começar. Bom, você já tem essa ideia há muito tempo? Transformar os programas, principalmente o É Hora de Ter Tempo em clubes de livros. Então comentar livros né? Comentar livros pra compartilhar com as pessoas os conhecimentos que estão nos livros e fazer com que as pessoas leiam mais e mais e mais e mais. Então mastigar conteúdo pra que as pessoas tenham o tesão pra leitura e pro conhecimento que também vai virar renda né?
Luciane Teixeira
Ah então já vamos montar, então já vamos montar aqui um clube do livro. Você tem uma biblioteca gigante, Isabella tem uma biblioteca gigante Ela tem vários livros, eu acabei de receber um que é o Microhábitos.
Isabella Fortunato
É maravilhoso esse livro, comentei esse livro semana passada sobre esse livro falando sobre hábitos e rotinas no É Hora de Ter Tempo, esse livro é muito, muito, muito bom. Muito. Viu?
Luciane Teixeira
Já peguei essa ideia, já comprei, chegou hoje.
Isabella Fortunato
Olha, ele conversa com Hábitos Atômicos, Miniábitos, Microhábitos e esses três livros e O Poder do Hábito. Esses quatro livros conversam muito bem, é muito legal.
Luciane Teixeira
É eu já li O Poder do Hábito e então eu, nesse mundo atual depois de pandemia e você ontem falou bastante sobre a questão mental né? Então eu acho que a gente pode repartir e por isso que eu estou aproveitando pra ler, não pra mim mas também pra mim, pra você, pra todo mundo que a gente pode cada vez mais compartilhar, por isso que eu digo que livros fazem toda a diferença, é um total investimento pra vida, né? E aí a gente vai começar falando exatamente por causa do micro-hábitos que eu coloquei aqui. Existe uma forma que é você pegar a sua renda e dividir ela de três formas. Né? Você vai botar cinquenta por cento pra sua vida diária, o que é necessário. Quando eu digo diário é mensal, né?Vamos botar assim. O que é importante? Habitação, comida, é tudo que é importante e que você precisa viver. É necessidades básicas, tá? Depois você vai pegar trinta por cento e você vai colocar nos seus desejos. Quais são os seus desejos? Você quer comprar uma bolsa, quer comprar uma roupa, você quer comprar um livro, enfim, todas as outras coisas que você vai colocar nesses trinta por cento do seu salário, né? E os vinte por cento pra você investir, esse investimento ele pode ser pruma viagem né? Que aí é a curto prazo ou pra um investimento de longo prazo e pode dividir em duas, mas o importante é que você coloque vinte por cento. Essa forma é a mais prática, simples, que aí você pega lá o milzão, vou botar assim, tá? Pegar o milzão e divide. Cinquenta, trinta, vinte. Lu, não consigo. Cara, eu estou te falando, não sobra um real do meu dinheiro, como que você quer que eu bote vinte pra investir? Aí meu caçador aqui dos gastadores começou a latir.
Isabella Fortunato
Seu sugador de renda, né?
Luciane Teixeira
Isso ele automaticamente, aí vê alguém gastando, ele apita. Então essa é a forma mais simples, mas existe uma outra maneira ,que a gente tem aí do Segredo da Mente Milionária, que aí ele divide um pouco mais. Ele também coloca, só que ele coloca cinquenta e cinco por cento, né? Da tua renda pra segurança básica. Aí ele coloca dez centro pra educação, né? Ensino, o que você for fazer. Dez por cento pra investimentos de longo prazo, tá? Aposentadoria, exatamente, quando você for fazer investimentos de longo prazo, então ele trabalha melhor com essa questão do que você quer comprar. Vamos dizer que você queira comprar uma viagem daqui a um ano pra Europa, né? Então você vai ter lido, até porque né? O euro pro real é cinco reais, faz a diferença.
Isabella Fortunato
Vamos pra Tailândia galera que tá barato. Pra Tailândia. Para de ficar dando ibope pra Europa que tá muito caro,
Luciane Teixeira
Exatamente, tem outros lugares aí também que estão super mais em conta. E tão baratinho galera. Vamos pra Argentina, Isabella? Aí vamos colocar, outra coisa que é importante lá dos Segredos da Mente Milionária é falar sobre o seguinte, pra você ter cinco por cento de doação e o seu lazer tá? Então você também tem um percentual de lazer. Lembra que eu falei que eu sou bem do estilo do "não gosto de tirar o meu lazer e deixar de sair". Tem gente que economiza. Ah então eu não vou sair mais, eu não vou me divertir, vou ficar aqui focadona trabalhando, estudando e não vou sair. Cara, sem alegria não existe viver.
Isabella Fortunato
A felicidade é o processo, não adianta você acabar com o processo, fazer do processo um processo desagradável e não não curtir a vida. Você vai chegar no momento, no seu leito de morte. Você vai olhar pra trás e vai falar, cara, o que que eu fiz com a minha vida? Só juntei dinheiro? Também não é bem assim, né? A gente tem que curtir a nossa vida, curtir esse processo que a gente está imerso.
Luciane Teixeira
É, exatamente e nessa onda aí de marketing digital e tudo que é muito rápido, todo mundo fala que tudo vai acontecer assim, num passe de mágica. Em dois, três anos você virou bilionário, não é mais nem milionário, é bilionário. E todos os milionários e bilionários sempre falaram, pra quem já estudou biografias de tantos, eles sempre falaram que eles começaram lá do pequenininho, começou com atitudes, hábitos e mudanças diárias, mensais pra chegar no que eles chegaram. Então qual é a fórmula? A fórmula é trabalhar essas três pequenas formas. Tenha um consumo consciente da sua vida, crie uma segunda renda pelo menos tá? E começa a investir. Daqui a cinco anos você vai estar ouvindo, eu espero, esse podcast e falar, ai que maravilha que eu estava lá ouvindo o podcast dessas maravilhosas.
Isabella Fortunato
Uma coisa que eu costumo fazer com... pensar o meu dinheiro dessa forma, acho que é uma forma bem empreendedora de olhar pro dinheiro que é o seguinte. Eu invisto em coisas que vão me trazer esse dinheiro de volta ou mais. Né? Então por exemplo, se eu estou investindo em livros, eu sei exatamente quanto eu estou investindo em livro esse ano, por exemplo e sei que ano que vem eu preciso ganhar com esses livros que eu comprei exatamente o valor que eu gastei ou mais. Pô, eu estou comprando um curso, eu não vou comprar um curso por comprar um curso, eu vou comprar um curso pra que eu tenha esse dinheiro de volta ali na frente, num curto, médio prazo. Então eu sempre penso dessa forma, eu sempre gasto dessa forma. Pensando em como eu vou monetizar aquilo ali pra que aquilo volte em forma de dinheiro pra mim. Não dá pra fazer isso sempre né? Mas na maioria das coisas que eu gosto de comprar, que normalmente é livro e curso, eu sempre faço dessa forma. Olha, quando é que isso vai virar dinheiro? Como é que isso vai virar dinheiro? E aí eu faço o investimento sem dó nem piedade.
Luciane Teixeira
Ah é sempre bom né? Você já tem um objetivo naquilo que você vai fazer e isso, às vezes a gente fala muito sobre o dinheiro, mas até mesmo um curso que você faça, uma terapia, ela trabalha muito a tua mente, o teu comportamento e como a gente falou aqui, microhábitos, né? Porque às vezes você tem dinheiro, eu conheço muitas pessoas e eu também já fui uma dessas que a gente tinha um poder aquisitivo muito legal, porém acabava comprando coisas pra suprir questões emocionais que não faziam nenhum sentido né? Então às vezes existem cursos, existem formas, terapias ou o que você vai fazer, que tem um investimento que é uma outra forma que você vai estudar pra tua vida, pro teu dinheiro e pra tua prosperidade, pra tua vida em si né? Uma vida mais feliz. Eu acho que isso também é bem importante.
Isabella Fortunato
É verdade. Mas gente, nada disso funciona sem autoconhecimento, sem você saber o que você quer da sua vida. Sem você saber o significado da sua vida, sem você saber o que é esse processo pelo qual você está passando. Então uma coisa que eu sempre digo é: os deixa a vida me levar, a vida leva eu não passarão. Não passarão. Vocês podem levar a vida do jeito que vocês querem. Deixar a vida levar vocês do jeito que vocês quiserem. Mas vocês não vão conseguir dessa forma vivê-la plenamente. Isso é eu acho, eu acredito e não tem a ver com religião isso, que a gente está aqui nessa vida pra vivê-la, pra curtir cada momentinho, cada minuto, cada erro, cada acerto. Então a gente precisa saber o que a gente está fazendo. É por isso que a gente tem terapia, é pra isso que a gente tem o coaching, é pra isso que a gente tem mentorias, é pra isso que a gente tem esses momentos aqui. Tipo esses momento que a gente está aqui de troca, né Lu? Eu sempre falo, eu sempre aprendo muito com os convidados aqui do Mulher de Quarenta Mais e isso pra mim é um investimento sem igual. Então venha pra cá você também porque vai ser um investimento maravilhoso do seu tempo em conhecimento.
Luciane Teixeira
Exatamente. E aí você já pode começar hoje. Então, mas eu queria deixar aqui bem claro essa questão dessas duas maneiras, né? A prática que eu acho que é mais da Isabella, a prática, cinquenta, trinta, vinte, vai lá, pega o teu dinheiro. Se você não tem ainda, os vinte estão ultrapassando, não tenha problema. Pelo menos coloque isso como um plano pra você começar a fazer essa mudança. Né? Acho que isso é o mais importante.
Isabella Fortunato
Isso. E eu vou deixar aqui como dica final então o seguinte, tenha sempre um objetivo pra juntar o seu dinheiro, eu quero juntar cem mil reais para XYZ, eu quero juntar um milhão de reais para XYZ, não junte dinheiro por juntar dinheiro porque aquele dinheiro vai voar que nem vendaval. Junte dinheiro com objetivos. Tenha seus investimentos com objetivos. Olha esse é de curto prazo pra uma viagem. Esse é de médio prazo pra comprar uma casa, isso é de longo prazo pra eu poder me aposentar daqui a vinte anos por exemplo. Então tenha sempre um objetivo na sua vida pra tudo que você faz. E também pra investir dinheiro. É isso?
Luciane Teixeira
Exatamente, é exatamente isso, a gente precisa ter objetivos específicos até porque, conforme a gente vai lidando com isso, a gente vai ficando cada vez mais práticos, entendidos, conhecidos e podendo ter mais oportunidades ainda.
Isabella Fortunato
É verdade gente! Dicas preciosíssimas aqui com a Lu, sempre que a Lu vem é essa festa aqui no Mulher de Quarenta Mais. Porque a gente percebe que a gente pode começar agora sim. Está na hora da gente começar agora. Quanto antes a gente acordar melhor, e agora a gente está nos nossos quarenta mais acordando pra vida. Então é essa mensagem que a gente quer deixar aí. Lu se despede da galera e deixe a sua mensagem final aí pras mulheres de quarenta mais até duzentos e quarenta.
Luciane Teixeira
Ah eu quero nesse momento assim agradecer, incentivar, vamos começar, eu sei que todo o hábito, o primeiro passo é o mais importante, mas os próximos também. Então, que você consiga, dúvidas, a gente tá aí com o chat, a gente tá no INSTAGRAM, então manda sugestão, se você tá buscando alguma sugestão de como melhorar, de como acertar as suas finanças, manda aí que a gente faz o conteúdo pra você, tá bom? Beijo.
Isabella Fortunato
Muitos beijos, gente, brigada pela presença de vocês e até segunda-feira, meio dia. Beijos. Beijo, tchau.
.png)
