A importância do planejamento financeiro

 



Bom dia, boa tarde e boa noite, meus amores. Qual é a importância de termos as nossas finanças alinhadas com os nossos objetivos de vida? Sabemos que ter o controle do dinheiro é essencial para o nosso custo de vida. Não saber gerenciar o seu dinheiro pode te dar muitos problemas ao longo da vida, principalmente quando vamos adquirindo mais idade, vamos tendo filhos e vamos experimentando a fase do condor.


É por isso que hoje no Mulher de 40+ recebemos a tão querida Luciane Teixeira, que vai falar justamente sobre como se planejar financeiramente para termos mais tempo para nós mesmos e para sermos felizes. Luciane está há mais de 20 anos na área de finanças, é uma expert no assunto!


  • Transcrição retirada do programa Mulher de 40+ na Rádio Ponto e Vírgula.



Isabella Fortunato

Hoje a gente resgatou essa música do Roberto Carlos, "Mulher de Quarenta", estamos aqui no Mulher de Quarenta +, que agora não é mais mulher de quarenta, é mulher de quarenta mais, porque a mulherada se sentiu como... "Não, tenho cinquenta, eu não posso" pode sim. Cinquenta, cinquenta, cinquenta, noventa, até o Roberto Carlos pode. Todo mundo pode participar aqui do nosso programa, a participar não se esqueça de ir lá, seguir nosso perfil @m40mais, agora mudou, agora tem logo, tá maravilhoso, vamos botar um monte de conteúdo lá, vou vou botar um monte de coisa pra vocês, sigam a gente lá e hoje eu trouxe aqui uma convidada especialíssima pra gente falar de um tema maravilhoso.


Hoje eu vou ficar aqui só ouvindo porque ela veio aqui dar uma mãozinha pro nosso patrocinador Quanta Bank, vamos falar de finanças hoje. Gente, a Luciane de Teixeira já foi parceira de programa aqui na Rádio Ponto e Vírgula e agora vai tá com a gente pelo menos uma vez por mês pra falar de finanças pessoais, finanças empresariais, tudo que a gente tiver direito, tudo que vocês quiserem saber é só mandar na DM. Sigam a Lu também, @lucianeteixeiraaa, sigam ela lá, ela também dá várias dicas de finanças. Lu, se apresenta aí pra galera.


Luciane Teixeira

Ah, é muito prazer tá aqui no Mulher de Quarenta Mais pra falar sobre finanças, algo que é tão colocado de uma forma tão difícil, eu vim aqui simplificar e eu tô muito honrada. Sou Luciane Teixeira, trabalho há mais de vinte anos com a área de finanças, de negócios e também pra ajudar finanças pessoais de todo mundo, principalmente de mulheres de quarenta, que eu também tô nessa, né gente? Então, aí vou te dizer tudo, a gente já passa por essas questões com filho, sem filho, casamento, sem casamento, trocou de empresa, trocou de emprego, trocou de tudo. Então, a gente vai falar um pouco e cada dia mais sobre isso pra melhorar suas finanças, tá bom?


Isabella Fortunato

Tem muita mulher de quarenta mais que tá fazendo transição de carreira, né? A gente tem muita seguidora que ta fazendo fazendo transição de carreira, então é muito bom a gente falar sobre finanças sim, sim. Vamos lá. E aí, gente? Hoje a gente vai falar de um assunto que eu sempre trago aqui por causa do Quanta Bank, mas a gente vai falar de várias plataformas, não de uma só, mas vamos falar de como ganhar um pouco mais de dinheiro, qual é o dinheiro que a gente deixa na mesa todos os dias, quanto de dinheiro a gente pode fazer se ligando em algumas coisinhas, alguns detalhes que a gente tem acesso e não usa. Que são os cashback, pontos, milhas e etc. Não é isso? Isso.


Luciane Teixeira

Hoje a gente vai falar de uma forma simples de algo que já tá na tua vida, no dia a dia e você não tá utilizando, que é o chamado cashback. Então, vamos simplificar aqui pro brasileiro? É o dinheiro de volta, gente. É como aquele desconto, só que ele volta pra uma conta pra você utilizar no que você quiser. tá? Então como que você pode fazer isso? E antes de falar sobre como operacionalizar, como você botar isso na tua vida, o que que é cashback? De onde veio, por que que tão me dando esse dinheiro? Se é pirâmide, se é rede, que que é isso?


Todo mundo fala isso. Ó. O que acontece? O Cashback ele é uma verba de marketing que tá sendo repassada pra todo mundo que compra. Então é aquele famoso boca a boca, né? Todo mundo gostava de indicar,  e aí o cashback é basicamente isso, é uma indicação que você vai lá e que se recebe um percentual de volta numa conta específica, né? Da plataforma que você tiver e aí você pode comprar tudo de novo aonde você quiser. É uma forma de fidelizar o cliente, né? Uma forma de fidelizar, quer dizer, ele tá sempre relacionado com o marketing e marketing também trabalha com dinheiro, é de uma outra forma, mas também trabalha com dinheiro. E o importante é que esse dinheiro vai vir pro seu bolso. Então isso é o mais importante, por isso que eu tô te falando que é prático, é da sua vida, é só você trocar, né? Então, eu espero que tenha entendido aí.


Isabella Fortunato

Foi super clara, pra mim você foi super clara, é legal porque a gente sempre desconfia, né? Tá dando dinheiro, a gente desconfia logo e por isso que é legal você ter dito de onde vem esse dinheiro, isso é uma verba que você poderia investir em qualquer recurso de marketing, mas você investe no marketing boca a boca. Simples assim e por isso que ele vem pro teu bolso. Você vai comprar sempre naquele lugar porque aquele lugar vai te dar cashback de volta.


Luciane Teixeira

Isso, exatamente, é uma plataforma. E o que é uma plataforma, gente? É um site, uma empresa, um banco e aí o cashback pode acontecer em qualquer local, né? Até aquela fidelização que existia nas lojas, que normalmente a pessoa indica um amigo e ganha, só que agora se ganha em percentual, né? Normalmente ele vai te dar três, cinco, dez, enfim, aí é é de cada um, a norma é de cada plataforma. Então, nessa plataforma você se cadastra, você vai ter um cadastro e aí você vai participar de todas as empresas que já se afiliou, né?


Que ele já tem esse essa parceria e aí ele vai tá sempre colocando, ó, essa pode ter promoções também, normalmente às vezes acontece isso. Numa semana específica lá, Dia das Mães, Dia dos Namorados ou não, pode ser uma outra semana que não tenha nada e aí ele em vez dele dar três por cento, ele vai dar cinco, ele vai dar dez, né? E aí você vai aproveitando que cê já tava dentro da tua lá na tua listinha, você espera mais um pouquinho e pega esse desconto, tá? A gente tem a plataforma aí super conhecida do AME, a gente tem a plataforma do PicPay, a gente tem a Meliuz, a gente tem várias plataformas que têm essa bonificação. O próprio Banco Digital, né?


Isabella Fortunato

O Quanta Bank também tem, que é basicamente o Quanta Shop, digamos assim, com várias lojas afiliadas. Inclusive, gente, em moda americana tem a AME. A AME é das americanas não é? As americanas estão no Quanta Bank também. Então você pode entrar na plataforma do Quanta Shop e utilizar qualquer loja, comprar em qualquer loja que tiver disponível lá. Tanto lojas de bairro como lojas grandes como Decathlon, Centauro, Natura, Carrefour e etc.


Luciane Teixeira

Então você tem que fazer um cadastro na plataforma e aí a partir daí você começa a aproveitar. Você pode comprar da forma que quiser e não necessariamente... pode ser por cartão, da forma que você faz. Por exemplo, eu gosto de sempre colocar aqui o exemplo, né Eu, Luciane, e aí depois eu vou dar um outro pulo do gato, assim, que eu gosto pras lobas, né? Gatos, né?


Isabella Fortunato

É. Aqui é lobo. Aqui é pulo das lobas. Aqui é pulo das lobas, eu vou falar das lobos.


Luciane Teixeira

Eu abasteço o carro, né? Todo mundo aqui normalmente tem carro e tal. Então, eu utilizo o AME no BR, tem o Premia, que depois a gente pode falar um pouco sobre isso também, que é uma outra  plataforma, que é uma outra pontuação, uma outra de vantagem da Shell, né? Que também tem.


Isabella Fortunato

Gente, fora o Quanta Bank, isso não é pra fazer propaganda não, hein? Tamo aqui dando informação mesmo. Só o Quanta que é o nosso patrocinador oficial aqui, vamos deixar isso claro. Agente tá só dizendo assim como que você pode utilizar. 


Luciane Teixeira

Às vezes é interessante ter uma só pra aproveitar e concentrar, né? Mas eu tô dando uma ideia aqui geral, porque de repente cê pode ter visto uma outra e é por isso. Quanto mais a gente conseguir melhor, né? Acho que se puder utilizar todas, utilizem todas.


Isabella Fortunato

É, exatamente.


Luciane Teixeira

Tem muitas aí que tem algo num programa que num tá no outro né? Também tem isso. Então o legal é a gente aproveitar o máximo que a gente puder. E por que que eu falo que isso faz parte do dia a dia? Porque você coloca só uma programação, você já sabe que você vai lá abastecer o carro, eu vou colocar esse exemplo do abastecer, né? Que é uma coisa diária ou corriqueira da semana e toda vez que eu vou lá, eu poderia passar o cartão, que era uma coisa que eu fazia antes e eu fazia antes também no Premia, né? Tô falando uma coisa bem legal pra mim, mas é o que acontecia comigo é caso real, mulher de quarenta literalmente.


Então, eu colocava, pagava pelo Premia, lá tem uma maneira de pagar no cartão. Mas aí eu descobri com o AME. Então todo o valor que eu coloco eu sempre recebo, pago pelo AME, o AME eu pago pelo cartão, então eu ganho duas vezes, tá? Eu ganho no cashback a hora, ali vai aparecer na semana seguinte, porque isso também tem uma outra forma, né? Cada plataforma tem o prazo de pagar esse teu cashback. Tem plataformas que pagam de imediato, tem plataformas que demoram uma semana, tem plataformas que são trinta dias, então aí tem que ver as regrinhas de cada plataforma pra ver como eles funcionam.


Isabella Fortunato

É, tem plataformas também que você chega a um determinado valor e aí você só pode tirar a partir de um determinado valor e tem plataformas também que o dinheiro talvez você não consiga sacar o dinheiro, mas você consegue reutilizar aquele dinheiro na própria plataforma. Então, cada um tem o seu jeitinho de te dar dinheiro de volta.


Luciane Teixeira

Exatamente. Então, é uma questão de você usar e ver qual é o que tá sendo mais interessante pra você, né? Eu já utilizei outras e... ah, todas são boas, né? Dinheiro cai ali, é um dinheiro que você já, você já ia gastar, né? Vamos pensar. Já ia lá, abastecia cem reais, né? Porque hoje em dia cem reais. Qualquer um real gente, tá valendo pra caramba. Já dá pra comprar uma outra coisa, né? E e aí você depois quando, por exemplo, eu vou reabastecer na semana seguinte, eu já pego normalmente aquele crédito. Então, quando for passar lá no cartão, normalmente não pago o valor cheio, se era cem reais tem aquele desconto. E aí eu pago o restante do cartão. Isso. Né?


Isabella Fortunato

Gente, olha só, as vezes a gente fica com preguiça de fazer o cadastro. Eu acho que muita gente deixa de ganhar dinheiro porque tem preguiça de fazer o cadastro. Não tenham essa preguiça de baixar o aplicativo né? "Ah é difícil. Ah tá demorando. Ah não tá entrando. Ah não sei o que". Gente corram atrás, é uma renda extra é dinheiro que é teu, é direito seu, corra atrás desse dinheiro. Dinheiro não é não é pra cair no colo, não é pra ser fácil. Mas não desista. Vão tentando aí utilizar todas as plataformas. Pesquisem na internet quais plataformas que vocês podem usar pra ganhar cashback. e o cashback... até a Marcinha, a Marcinha que tá aí, Marcinha que tava aqui semana passada tá aí com a gente comentando e falou, gente esse é o futuro, não é nem o futuro, é o presente, é o presente. É o presente, é a economia do futuro que já está em vigor. Então utilizem.


Luciane Teixeira

Exatamente. Então assim e aí eu coloco sempre já expliquei aqui, como é que funciona, o que é e tal. Agora você tem que colocar na prática. É você começar a utilizar e sentir esse valor que você vai recebendo, porque assim, eu tô falando do combustível que é toda semana, todo dia a depender do dia a dia de cada uma, mas pode ser um bem maior, né? Cê vai trocar cama, cê vai comprar uma geladeira. Então são valores como cinco por cento, três por cento, é direto na sua conta, né? Então, faz diferença sim e não é um desconto, porque você pode pesquisar, normalmente nas plataformas, né, Isa?


A gente tem várias plataformas e cada plataforma tem um percentual normalmente de cashback e aí você pode pesquisar o que é melhor e ainda por cima ganhar o cashback, então é importante que você compre na plataforma, porque esse esse dinheiro de volta, você só ganha se você comprar na plataforma, né? É como se fosse uma indicação e automaticamente depois você utiliza esse dinheiro como você quiser. Pode ser no lanche, no café, alguma coisa maior, não sei. Eu gosto depois de passar aqui e... já vamos programar, né, que eu vou te dizer como que cê pega esse dinheiro de volta que você não tava contando e vamo investir, tá?


Isabella Fortunato

Boa. Investir. Falar de investir. Dá pra investir.


Luciane Teixeira

É então por aí você pode começar a investir tanto em ações quanto no fundo de renda fixa hoje que tá rendendo mais, então esse dinheiro eu já que você não tava contando com ele, bota lá pra investir que ele crescer e vai melhorar ainda mais, né? São vários lobinhos aí. A gente gosta, a gente tem que aproveitar, tem que criar oportunidades pra gente o tempo inteiro O consumo inteligente é o futuro. Gente, e o futuro chegou, o futuro chegou, futuro chegou.


Isabella Fortunato

Galera, participa aí do nosso chat, manda mensagem, manda pergunta pra Lu. Podem mandar DM também nas nossas redes pra vocês poderem entender melhor como fazer esse cadastro, quais as plataformas, então assim perguntem tudo que vocês tiverem que perguntar. No Quanta Shop gente esse percentual ele muda de loja pra loja, cada loja dá o seu percentual. Por que que vale a pena pras lojas que são parceiras do Quanta Shop darem cashback?


Isabella Fortunato

O Quanta Shop, o Quanta Bank no geral ele já tem sessenta e cinco mil pessoas inscritas. Isso quer dizer que uma Americana da vida já tem ali sessenta e cinco mil pessoas consumindo dentro da plataforma. Então pra ela vale a pena te dar três por cento de desconto, né, de cashback pra você poder, pra te estimular a consumir por ali. Né? É a mesma coisa que ela faz com a AME. Então vale muito a pena. Tem lojas, lojas menores, lojas de bairro que dão dez por cento de cashback gente, dez por cento de cashback é muito dinheiro. Quando você vai botando, somando, é muito dinheiro.


Luciane Teixeira

É, ainda mais nesse momento atual que a gente está na economia. Qualquer valor que você puder trabalhar conscientemente, porque eu não gosto muito de falar sobre assim, muita, muita, muita, muita economia, pra mim acho que às vezes a gente se sente num... O importante é a gente ser inteligente no que a gente faz, por isso que a gente tá colocando aqui o cashback, por isso que eu vou falar um pouquinho sobre cartão, milhas e pontuação, né? Porque aí vai depender de cada cartão, porque é é pegar a tua rotina louca, lobona, A Loba literalmente, mulheres mais de quarenta fazem duzentas mil coisas, né? E tem a tecnologia hoje. Às vezes a gente tinha muita coisa pra ser feita e não tinha tecnologia, hoje você pode fazer tudo na tecnologia, tudo com o jeito que você pode, mudando automaticamente o teu comportamento e aí você vai ter resultado. Daqui a um tempo você não vai sentir nada, não mudou nada. É, vai parecer que você sempre fez assim. Mas é uma mudança muito pequena. Aham. E a senhora não vai se ligar.


Isabella Fortunato

Na pandemia eu acho que a gente se acostumou bastante a comprar online né? E comprar online, gente, dá muito cashback, muito mesmo. Acho que cada vez mais as plataformas estão querendo que você não vá, né, nos lugares físicos, mas que você consuma pela plataforma pra poder ir te dando cashback pra você poder fazer isso. Pra divulgar suas redes, então vale a pena.


Luciane Teixeira

É, tudo hoje é QR Code, né? Tudo hoje é QR Code. É. Quem não tá sabendo, a gente ensina, porque muita das vezes a pessoa não sabe abrir, né? O aplicativo pra colocar... o que é igual Pix, né? Antes o pessoal passava tudo, CNPJ, o telefone, agora tem o QR code. Aí o pessoal "Ué, mas onde fica? Eu não sei fazer". É muito simples. Uma abinha lá do lado e pronto, tá tudo resolvido. Então, hoje tem várias formas que você compra até na tevê aí, que você bota o pronto, tá?


Isabella Fortunato

É, na própria tevê, né? Você aponta o celular pra própria tevê, já compra ali direto, já.


Luciane Teixeira

É, já Então, é muito simples. Então, por isso que eu tô te falando, assim, tô aproveitando essa minha experiência pra dizer que é muito simples, vou lá, hoje a gente tem um celular, muitas pessoas têm uma dificuldade e tem que ter uma um certo uma segurança sim de como você vai utilizar tuas informações mas hoje você faz tudo pelo celular né? Tudo. Então a plataforma está ali, se cadastrou, baixou o aplicativo, pronto, tua vida está totalmente agilizada, né? Que eu acho que é um pouco assim de agilidade que acontece, aí é só uma questão de mudança. Então, uma outra coisa que é importante falar aqui, que aí a gente falou aqui da loba é o seguinte...


Se você tem um cartão e esse cartão, ele pontua, quando você faz a compra no cashback com o cartão, né, você compra alguma coisa na Quanta Bank, vamos colocar aqui. E aí, você paga no cartão e esse cartão, pontua, então, você ganha o cashback e ganham a pontuação tá? Então isso é muito legal porque a pontuação é uma coisa assim mais a longo prazo e o cashback é imediato, né? A curto prazo, no máximo aí dependendo da plataforma 30 dias, mas a pontuação não, você vai guardando ali, né? Até depois de você trocar. Cê pode trocar, quando você tem milhas, a gente fala assim, tem vários tipos de cartões, tá? E aí... Miriam, não tá só relacionado a pontuação, só com cartão de crédito, você pode também tá cadastrada numa, vou colocar aqui Você tem lá a Claro da vida, tá? Também não sou patrocinada, estou só tentando explicar.


Isabella Fortunato

Claro, meus patrocínio.


Luciane Teixeira

E você, toda conta que você paga, você tem uma pontuação. Tá? E essa pontuação gera uma bonificação que você pode transferir ou você ganhar um desconto lá futuro, né? Se você tem a Smiles também você pode comprar inclusive é uma coisa que eu descobri há pouco tempo, eu vou aproveitar aqui já que a gente tá falando de como ganhar dinheiro naturalmente, eu sou uma pessoa que eu ando de Uber, né? E aí? Eu pagava no cartão ou pontuava  a milha e tudo mais. Só que você contando as milhas lá no Smiles, você ganha as milhas no Smiles, mas a a pontuação do seu cartão. Então você ganha duas vezes, né?


Isabella Fortunato

Como é que é isso? Me explica melhor.


Luciane Teixeira

Você vai lá nos Smiles e aí o Smiles é como uma plataforma, né? Você não paga nada. Só que aí ele tem lá uns planos de cinquenta, de oitenta, de cem e você compra no teu cartão, aí tu vai ter aquele crédito, né? Cê utiliza normalmente.


Isabella Fortunato

Cê compra ponto?


Luciane Teixeira

Compra... não, compra crédito, sei lá, cinquenta reais aí ele vai te dar uma pontuação porque você está comprando ali, comprando ali e o que você comprou de cinquenta você também vai ganhar no seu cartão. Porque você comprou no cartão. Então, você ganha duas vezes, né? Aí é o pulo da loba mesmo. É o pulo da loba, guardei aqui só. Mulher de quarenta, né? Então, com o tempo, daqui a pouco você vai lá e troca, mas você pode trocar por viagem, por hotéis, por eletrodomésticos, tem diversas coisas lá. Além disso, os pontos das empresas de viagens, né? Que é a Tudo Azul, a Smiles, a TAM e tal, você pode vender e aí entra a renda extra, né? Tô dando só os pulos aqui no final.


Você pode, depois de mais ou menos em torno de dez mil pontos, você pode ir pruma outra plataforma de venda de milhas e aí a gente tem Hot Milha, né? Tem vários, 1 2 3 Milhas, tem algumas plataformas de milhas aonde você negocia essa pontuação, cada plataforma, cada tipo de plataforma, se é Azul, se é Smiles, cada um tem um valor e aí isso vai direto pra sua conta. Vocês compram. Então, vamos dizer, cê tem lá vinte mil milhas, tá? Vinte mil milhas, vinte mil pontos aí acumulados lá na Tudo Azul, tá? E aí você não vai viajar, você não quer trocar nada, você não quer fazer nada disso, cê vai lá, vende na plataforma de milhas e vamos lá, vou botar aí que hoje tá numa média de quinhentos reais, tá?


Aí você vai lá e recebe os quinhentos reais na sua conta. Tem percentualzinho, né? O percentual é bem pouquinho. Né? E aí você escolhe também, o percentual vai depender do dia que o dinheiro vai cair na conta. Quanto mais tempo, sessenta dias, aí você tem um valor mais cheio. Se você quer um dinheiro mais rápido, aí eles vão descontar um pouquinho mais, é como se fosse um financiamento. Mas assim, vamos pensar, né? Vamos desmistificar aqui, você compra, sei lá, todo mês faz compras aí de mil reais no seu cartão, pontuando ou não pontuando, né? Então cê já gasta. Se você for pra um banco que você pontua, e aí é interessante que você veja quais são os cartões melhores que pontuam e também saber a tua posição financeira pra poder ter um, você já vai ter essa pontuação. Então, é como eu falei, o cashback você tem o dinheiro na hora, né? É curto prazo. As milhas é uma é uma como se fosse uma poupança, nem que eu goste de usar muito esse coisa, mas assim, você vai guardando.


Então no final do ano, você tem um valor de milha que você vende, é um dinheiro que cê vai deixar aí pras suas férias ou pra você comprar alguma coisa ou até pra complementar a tua renda, aí é do benefício e do interesse, do desejo de cada um, certo? Mas o importante é que isso você já faz. Só que agora se você fizer cada vez mais consciente... Por exemplo, tem muitas pessoas que têm medo do cartão de crédito. É porque ainda não tem uma uma controle financeiro, né? A partir do momento que tiver. Então compra tudo no débito. Se você comprar no crédito você pontua, se você tá com o cartão de crédito que pontua, você dobra isso sabendo que você tem que pagar o cartão na data específica porque senão tudo foi por água abaixo. Porque aí você vai ter que pagar juros e os juros são um absurdo, né? Mas aí é só uma questão de planejamento também, uma questão de planejamento.


Então se você começar a pensar que você pode comprar no cartão, e isso vai pontuar, isso vai valer muito a pena. Ou não, você também pode comprar lá no débito, no cashback e está tudo certo. é uma questão de escolha. O que eu estou querendo colocar é que a gente tem duas formas de renda normais, naturais, dia a dia que não vai mudar nada na sua vida, você só precisa fazer duas estratégias. Bem simples. Ter um cartão que pontua ou vários que pontuem, né? Porque tem vários. Se cadastrar nas plataformas gratuitamente, né? Você não tem custo nenhum e começar a utilizar. Pronto.


Isabella Fortunato

E se ligar também nas datas de validade, porque normalmente ponto tem validade. Então fica ligadinho. Mas a plataforma sempre avisa, né? Com uma certa antecedência "Olha, seus pontos vão vencer, vão vencer daqui a seis meses. X pontos vão vencer daqui a três meses". Eles avisam, então não tem problema. Eu queria aqui, só vou xoxar aqui a Nubank gente. Nubank é linda, é maravilhoso, mas no Nubank não tem ponto.


Luciane Teixeira

Ainda bem, que hoje em dia ela não tá nada legal, né?


Isabella Fortunato

Pois é gente, pois é, todo, teve aquele boom, né? Todo mundo amava, amava. Mas esses bancos digitais mais novinhos eles estão sem ponto, por enquanto. Então toma cuidado e por isso… Quanta Bank! Que você já tem ali cashback pronto. O Nubank tem esse problema, é muito fácil você ganhar um cartão do Nubank, é muito fácil você aumentar o seu limite no Nubank, mas você não consegue juntar ponto no cartão do Nubank, e nisso infelizmente os grandes bancos ainda tão chegando na frente, infelizmente. Mas vai mudar, eu tenho fé.


Luciane Teixeira

Vai sim... a concorrência, né? Tudo que vem pressionando acaba mudando, mas é importante a gente colocar no... questão de Te falar que é bom é alertar, né? Porque às vezes a pessoa tá ali, eu conheço muitas pessoas que falam assim, "Ah, mas o meu cartão, tenho esse cartão há dez anos, cinco anos, apegadíssima ao cartão." e a pessoa só tem um volume de compras grande no cartão. Então, é aquele chamado dinheiro na mesa. Cê tá deixando o dinheiro na mesa. Tá deixando o dinheiro na mesa. Então, aqui, como a gente veio aqui pra trazer cada vez mais soluções e benefícios pras lobas de quarenta mais. Então a gente está falando que ó, é melhor você procurar um cartão que pontue. Aí a gente tem o tal do C6, que ele é o novo. Tem o Pão de Açúcar, tem o Azul, olha, tem uma infinidade, depois a gente pode passar aí alguns pelo...


Isabella Fortunato

Tem um da LATAM não é? E às vezes você consegue umas promoções que você consegue ponto em dobro, então você pode comprar, né? Que ela falou de você comprar crédito, você compra e você consegue ganhar ponto em dobro, dependendo da promoção então é bom ficar ligado. Mulheres de quarenta mais, vamos parar com aquela palhaçada de "Ai, não, eu não entendo nada de tecnologia". Tem que entender sim. O futuro chegou, a nova economia está aí e a gente precisa se utilizar desses recursos.


Porque não tá nada fácil pra ninguém, a gente não pode deixar dinheiro na mesa, não pode, não deixem dinheiro na mesa, não deixem dinheiro na mão do banco, não deixem dinheiro na mão da sua instituição aí de cartões de crédito. Não. O dinheiro é nosso, vamos reivindicar esse dinheiro que é nosso. Então por favor, vamos aí se atualizar, baixar os aplicativos, mudar de cartão. Ó, a Lu tá aqui, veio pra trazer várias ideias muito legais sobre isso. Fiquem ligados e lembrando, você pode ouvir esse programa mil vezes se você quiser, você pode ir no Spotify, você pode ir no YouTube. Então, além aqui da Rádio Ponto e Vírgula, você pode escutar esse programa quantas mil vezes você quiser. Se deixou passar algum detalhe, se esqueceu alguma coisa, volta, pode assistir de novo aqui no YouTube, que você vai ter todas as informações pra poder se cadastrar e a gente falou, aliás, o nome de várias empresas, várias plataformas, vocês podem aí se deliciarem.


Luciane Teixeira

É, exatamente. E aí a gente também tá aqui pro que você precisar, dúvidas, se tá precisando de um conteúdo, uma explicação, alguma coisa, manda aqui pras quarenta ou então no direct, né? Que a gente faz um conteúdo mais explicativo, um tutorial, alguma coisa pra te ajudar. O interesse nosso é que a gente voe, porque assim, expectativa de vida atual é cada vez maior. Então, a gente tem que aproveitar cada momento que a gente tá aqui, cada dinheiro que a gente tem pra gente poder oferecer cada vez mais saúde e bem-estar pra todo mundo.


Isabella Fortunato

Sim, e principalmente mulheres, renda extra é uma questão de independência, tem muitas de quarenta mais que ainda não estão independentes financeiramente e te dá independência gente, ter independência financeira dá tesão, tá? Dá tesão, tia ó, aumenta tua autoestima, você se sente uma mulher completa Então assim, não deixa dinheiro na mesa e para de reclamar do seu salário que está muito lá, meu salário está baixo, meu salário isso, meu salário é aquilo, não tem emprego, não tem aquilo. Vamos ser esperta e andar pela... comer pelas beiradas, andar ali, sair pela tangente porque a gente tá com todos os recursos, a gente tá com a faca e o queijo na mão e não tá utilizando. Então enquanto os homens tão ali ó, correndo na frente, a gente tá ficando pra trás, então não façam isso. Questão de independência financeira é uma questão muito séria. Eu acho, não sei se você concorda comigo, vou entrar aqui numa polemicazinha, mas vamo ver se concorda comigo. Eu acho que é uma das coisas que pode acabar com a violência contra a mulher dentro de casa é exatamente a independência financeira da mulher. Cê concorda?


Luciane Teixeira

Eu concordo, acho que ajuda bastante.


Isabella Fortunato

Óbvio que não é, não vai exterminar, né? Porque é uma questão cultural aí de machismo de anos e anos de violência, mas é um caminho pra você ter a sua renda, ter o seu dinheirinho, guardar o seu dinheirinho, você, você que é mulher, você que é dona de casa, você tá ali na frente, na cabeça das suas finanças pessoais, da economia da sua casa. Então, se liga nisso. Pontos de supermercado, gente, supermercado tem muito ponto. Dá desconto, dá uma série de coisas, então, utilizem, utilizem isso. Não fica falando "Ai não depois eu faço, depois eu faço." não tenham preguiça não, façam mesmo porque é dinheiro nosso, é dinheiro que nos pertence.


Luciane Teixeira

E é uma coisa mesmo de atitude, tá? Porque quando eu comecei a explicar, né? A gente acha que todo mundo sabe tá? Isso acontece aí, a gente acha que a gente tem a informação e o outro também vai saber, não sabe. Então, se você tá recebendo, tá ouvindo aqui, tá vendo a gente, repassa isso pra ajudar outras mulheres de quarenta, também porque é uma coisa simples, né? E a gente pode te ajudar cada vez mais, é como você falou, ouve mais um pouquinho, mais um pouquinho, a gente vai chegando a melhorar cada vez mais e entender que o que acontece é que às vezes a pessoa está ali por uma questão de "Ah deixa pra depois, deixa pra depois". Passou um mês, passou dois meses, passou três meses e você perdeu dinheiro. Porque isso aí você perde, você não usa o que você não fez, você perdeu. Então vamos fazer, aproveita acabou de ouvir aqui ó, vai lá, faz rapidinho, gasta aí cinco minutinhos que você vai ficar depois muito feliz e agradecendo aqui a gente, tá bom?


Isabella Fortunato

É verdade. Gente, eu acho que até que tem umas promoçõezinhas até no Outback cê já viu que você cadastra lá no site e eles te obrigam a ir pro site pra você botar o código e ganhar um docinho, uma coisa. Gente, é um docinho, é um docinho, olha o docinho na TPM, meu Deus do céu. Vale a pena, é um brownie que você ganha, num interessa, mas às vezes por preguiça de ir no site, por preguiça de fazer o cadastro, a gente tá perdendo coisas que nos são dadas, nos são dadas. Então, se tiver dando, gente, se o sistema, se o mercado está te dando dinheiro, se  o mercado está te dando um brownie, pegue teu brownie, coma, se lambuze, por favor, né?


Luciane Teixeira

É, e as vezes são coisas que são importantes, a gente tá falando aqui de cashback, tá falando de milha, as coisas que são normais pro teu dia a dia, inclusive esses próprios descontos. É interessante porque se você tiver consciente, cadastrada, eles te avisam, tá? Eles são superespeciais nesse negócio, eles vão te avisando sempre que eles querem que você compre. E você aproveite também, porque ela como cê falou e usa no início, eles querem te fidelizar. Então, é por isso que é interessante você tá sempre em contato, baixar o aplicativo, claro "Ah, eu tenho tanto aplicativo no celular, não tenho memória", né? Mas escolhe um que é melhor pra você e começa a utilizar. E você vai daqui a pouco falar aqui pra gente. Tenho certeza que nos próximos programas cê vai falar "Poxa, ainda bem que eu fiz naquele dia porque fez muita diferença".


Isabella Fortunato

Ó, vou dar uma dica de produtividade aqui, não tô nem no É Hora de Ter Tempo, mas vou dar uma dica de produtividade aqui, que é o que eu faço no meu celular. Eu tenho uma pastinha só de programas de fidelização. Então, eu jogo todos eles numa pastinha, sempre que eu tenho que utilizar, eu vou lá naquela mesma pastinha e abro todos eles de uma vez só. Então você pode fazer isso também pra se organizar melhor pra não ter que ficar catando aplicativo aqui, aplicativo ali. Sempre que você baixar um, cê joga dentro da sua pastinha de fidelização e você vai encontrar lá todos os seus aplicativos e todos os seus programas de fidelização, todo o seu dinheirinho, ó, delícia.


Luciane Teixeira

É, exatamente. Então, aproveite, não deixe pra depois. Uma outra, uma outra dica que eu acho que é muito legal também, vou aproveitar aqui e fazer uma, entre aspas, uma propaganda mas é mais pra te ajudar mesmo. A Livelo ela... você também não tem necessidade de fazer nenhum cartão, tá? É cadastro gratuito e você faz lá o seu CPF com cadastro, né? E você compra, onde você tiver comprando, cê coloca que aí automaticamente você recebe, pode ser pagando até no boleto, tá? É, se pagando de qualquer forma tem direito lá a uma bonificação de pontuação. O que é legal, que a gente coloque aqui com o cartão, você pode pontuar duas vezes, mas você pode fazer qualquer forma de pagamento em qualquer uma daquelas plataformas nas empresas que tão cadastradas, você recebe a pontuação e a pontuação é bem legal.


Isabella Fortunato

Olha, olha aí, dica de ouro, gente. Dica de ouro. Por favor, não, não deixem esse programa morrer. Esse programa aqui tá com dicas de ouro pra você, mulher de quarenta mais que tá querendo aquele dinheirinho a mais, que tá querendo aquela rendazinha extra, essas dicas foram maravilhosas. Lu, manda uma mensagem aí final pro nosso pessoal, pra estimular mais, fala sobre você e seus suas mentorias também, a Lu tem mentoria de finanças. Gente, façam com a Lu, façam, façam muito.


Luciane Teixeira

É então eu quero, primeiro, quero te incentivar a olhar com mais carinho aí as suas finanças, não tenha medo, eu sempre brinco, não tenha medo de se deparar com coisas que a gente não quer ou que a gente não quer tomar uma atitude. Então não tenha medo e faça com calma e sobre a questão da mentoria, eu faço principalmente pra quem é empreendedor, mas se você não é, a gente vai abrir agora um desafio específico pra melhorar as finanças pessoais, tá? Pra você começar a ver que você vai ganhar dinheiro com cashback, comidas, com várias coisas e inclusive pegar esse dinheiro pra você investir. Porque mulher de quarenta, investe, tá?


Isabella Fortunato

É verdade.


Luciane Teixeira

Então, se você não é ainda essa mulher de quarenta mais, você pode e você pode começar com trinta reais, com dez reais, com qualquer, o importante é começar. "Mas eu vou ganhar muito dinheiro?" Claro, nesse início não, né, gente? Dez reais eu não vou dizer que você vai ganhar muito, mas é o hábito. Você vai começar a perceber que dá, que é possível e que aquele sanduíche, aquela pizza, ou aquele que você de repente ganhou aí no cashback né, numa bonificação, você pode colocar lá e começar a frutificar e ir pra frente, né? Vamos pensar.


Isabella Fortunato

Deixou de tomar aquele cafezinho, né? Confeitaria, fez um cafezinho em casa, aí já pega esse dinheirinho já investe.


Luciane Teixeira

Isso, exatamente. Então, e a outra coisa também que é importante é que muitas pessoas não investem até por falta de entendimento, conhecimento, o pega na mão, né? E eu gosto de fazer exatamente isso, é o simples e o pega na mão. Então você vai poder ganhar e desse dinheiro começar a fazer aí um novo investimento, um novo momento, nova mulher de quarenta.


Isabella Fortunato

Tá ótimo, adorei o slogan. Lu, vamos combinar que na próxima a gente vai falar de investimento?


Luciane Teixeira

Vamos.


Isabella Fortunato

Então gente, olha só, uma vez por mês, toda segunda semana do mês a Lu vai tá aqui falando de finanças e na próxima a gente promete pra você que a gente vai falar de investimento. É o que o pessoal mais me pede é falar sobre investimento com a gente e vocês não vão perder essa dica de investimento. Não perca o de hoje e nem percam a do mês que vem, tá bom? Galera, mulheres de quarenta mais. Brigada. É isso. Beijo. Nosso patrão tá escutando a gente com a música do Roberto Carlos novamente. Patrão, patrão tá querendo agradar a gente com o Roberto Carlos. Fiquem aí com o resultado pra você. Pra todo mundo. Um beijo, até a próxima, obrigada aí, tá? Tchau.




Ouça Agora